TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Litisconsórcio no Novo Processo Civil Brasileiro

Por:   •  27/8/2018  •  Monografia  •  11.141 Palavras (45 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 45

INTRODUÇÃO

O litisconsórcio é o fenômeno processual ligado ao problema da cumulação ou reunião de processos. Quando várias lides ou pretensões se resolvem e decidem em simultaneus processus, surge o denominado processo cumulativo. E se a cumulação processual ocorre entre sujeitos diversos (isto é, se as lides cumuladas têm sujeitos diferentes), há a cumulação subjetiva ou litisconsórcio.

Daí a seguinte lição de Carneluti[1]: ‘Se várias lides conexas têm mesmos sujeitos, o processo, embora cumulativo, não apresenta mais que duas partes, pelo que a cumulação se diz objetiva; se, ao contrário, os sujeitos das diversas lides não são idênticos, o processo cumulativo contém mais de duas partes, e a cumulação se diz subjetiva; no último caso, fala-se de litisconsórcio e, nesta expressão, o vocábulo lide é empregado com o significado de processo. O processo com litisconsórcio é, portanto, não só um processo com pluralidade de lides, como ainda processo com pluralidade de partes’.

A cumulação objetiva, também denominada de cumulação de ações ou cumulação de pedidos (cf. artigos 259, II e 292), tem sua regulamentação jurídica contida nos artigos. 259, II (cumulação alternativa) e 292 (cumulação propriamente dita) todos do Código de Processo Civil.

Art. 259.  O valor da causa constará sempre da petição inicial e será:

I – (...)

II - havendo cumulação de pedidos, a quantia correspondente à soma dos valores de todos eles”.

“Art. 292.  É permitida a cumulação, num único processo, contra o mesmo réu, de vários pedidos, ainda que entre eles não haja conexão”.

Já a cumulação subjetiva, ou litisconsórcio, está disciplinado principalmente nos artigos 46 a 49, todos do mesmo Estatuto Processual Civil.

Normalmente, há nos processos um autor litigando contra um réu, disputando sobre uma única lide, ou objeto litigioso único, a respeito da qual existem questões, sejam de fato ou de direito, ou de ambas as espécies. Poderá haver um autor contra um réu e mais de uma lide (artigos 292 do Código de Processo Civil), para o que há um regime e obediência a requisitos especiais.

Pode haver também mais de um autor (litisconsórcio ativo), ou, então um autor contra vários réus (litisconsórcio passivo), ou, ainda, haver vários autores contra réus (litisconsórcio misto). Trata-se do instituto do litisconsórcio, cuja característica marcante é a existência de pluralidade de partes, num só polo do processo, ou em ambos os polos do processo.

O significado de pluralidade de partes é representativo de que, em certos processos, vários litigantes encontram-se num dos polos da relação jurídica processual, existindo entre eles certo grau de afinidade, variável em sua intensidade, sob múltiplos aspectos (artigos 46, I e IV, e 47 do Código de Processo Civil) chegando até à identidade (litisconsórcio unitário).

“Art. 46.  Duas ou mais pessoas podem litigar, no mesmo processo, em conjunto, ativa ou passivamente, quando:

I - entre elas houver comunhão de direitos ou de obrigações relativamente à lide;

II – (...)

III – (...)

IV - ocorrer afinidade de questões por um ponto comum de fato ou de direito”.

“Art. 47.  Há litisconsórcio necessário, quando, por disposição de lei ou pela natureza da relação jurídica, o juiz tiver de decidir a lide de modo uniforme para todas as partes; caso em que a eficácia da sentença dependerá da citação de todos os litisconsortes no processo.”

O litisconsórcio é, assim, como acentua Goldschmidt[2], ‘uma consequência da cumulação subjetiva, por atuarem vários autores contra um réu, ou um autor contra vários réus, ou vários autores contra vários réus’. A tríplice classificação do litisconsórcio em litisconsórcio ativo (vários autores e um réu), litisconsórcio passivo (um autor e vários réus) e litisconsórcio recíproco ou misto (vários autores e vários réus).

O litisconsórcio pode surgir desde o início do processo, ou então depois de instaurada a relação processual e contestada a ação. No primeiro caso, há o denominado litisconsórcio inicial, e, no segundo, o chamado litisconsórcio ulterior.

Quando se tem por escopo o Litisconsórcio, é preciso considerar, que estamos presos à elucidação de alguns conceitos adotados na legislação pátria e de processo civil, assim como ressalta Pontes de Miranda[3].

Inicialmente a indispensabilidade, com a qual isola uma das categorias de litisconsórcio: Litisconsórcio Necessário.

No código de 1939, o legislador, definiu com clareza outra categoria, o litisconsórcio unitário no artigo 90. E como bem observa Pontes de Miranda, ‘o juiz não pode dar sorte diferente, no plano do direito material, às partes litisconsorciadas; o litisconsórcio chama-se, então, unitário’.

O Código de Processo Civil não disciplina o litisconsórcio unitário e nem faz referências ao instituto. Não se pode confundir o artigo 47, caput, quando determina, verba legis, que a lide seja de modo uniforme para todas as partes, e não uniforme a todos os litisconsortes.

Sem regulamentação sistemática sobre o litisconsórcio unitário, ficou, a lei, com uma lacuna ou omissão, e a jurisprudência e a doutrina devem suprir, e de forma cabal, disciplinar as relações dos litisconsortes, em um processo cumulativo objetivo.

1. CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO

1.1. Quanto à cumulação de sujeitos do processo

Diz-se que se está diante da existência de dois ou mais litigantes em um mesmo polo da demanda. Trata-se da chamada cumulação subjetiva de demandas.

Dessa forma, estamos diante do litisconsórcio ativo quando há vários autores, que propõem ação contra um único e mesmo réu. Por outro lado, está-se diante de hipótese de litisconsórcio passivo quando ocorre que um só autor propõe ação contra vários réus. Trata-se, por fim, de litisconsórcio misto, quando diversos autores propõem ação contra diversos réus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (74.8 Kb)   pdf (382.8 Kb)   docx (47.7 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com