TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE SESSAO TURMA RECURSAL ASSISTENCIA JURIDICA

Por:   •  5/12/2020  •  Artigo  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

Núcleo de Prática Jurídica Rui Barbosa - UniRios

Disciplina: Assistência Jurídica I

Professor: Carlos Henrique Brandão Gomes

Aluno: André Luiz de Souza        

Data: 27/11/2020

Olá, Pessoal. Essa atividade consiste na elaboração de relatório a ser elaborado após assistir a uma sessão da Terceira Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

O que é a Turma recursal?

As Turmas Recursais julgam os recursos das sentenças proferidas nos Juizados Especiais, que funcionam segundo os ditames da Lei 9.099/1995. Na Bahia, no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado, há seis turmas recursais, cada uma composta por três juízes relatores. As turmas realizam sessões semanais, nas quais são julgados os recursos.

O que devo observar na sessão que assistir?

A atividade consiste em observar, especialmente as sustentações orais dos Advogados. Essa é uma das atribuições da Advocacia mais importantes, pois é o momento que antecede ao julgamento de um recurso, podendo inclusive haver a reversão de uma decisão negativa para o cliente. Em virtude da Pandemia da Covid-19, os tribunais de todo país passaram a admitir a sustentação oral na modalidade de videoconferência.

Por que a Terceira Turma Recursal?

A Turma em questão é responsável, no momento, pelo julgamento das questões de natureza eminentemente cíveis e ligadas às relações de consumo. Isso guarda relação importante com atividades futuras que estamos desenvolvendo e desenvolveremos no âmbito do NPJ.

Como funciona?

A) Acessem um dos links abaixo que são de duas sessões ocorridas no dia 04/11/2020 último passado que foram gravadas e disponibilizadas na plataforma YouTube pelo próprio Tribunal:

  • Sessão da Terceira Turma Recursal do dia 04/11/2020, às 09 horas: https://www.youtube.com/watch?v=zsJledmX0uE.
  • Sessão da Terceira Turma Recursal do dia 04/11//2020, às 14:00h: https://www.youtube.com/watch?v=LkiVLQoWs0M.

B) Após assistirem a uma das sessões indicadas acima, preencham o relatório abaixo, relatando 2 (dois) julgamentos nos quais tenham ocorrido sustentação oral de Advogados, que mais tenham chamado a sua atenção, apontando os motivos e os principais elementos verificados (postura, vestimentas, dicção, critérios técnicos da narrativa, ações inadequadas etc.) ATENÇÃO: Cada relatório, em seu corpo descritivo, deverá ter, no máximo, UMA PÁGINA, escrita em fonte Arial 12.

Podem trabalhar sobre esse mesmo arquivo e, ao finalizarem, salvar como PDF e enviar na atividade específica da plataforma AVA da disciplina.

1

DADOS DO PROCESSO JULGADO NA SESSÃO

Ordem de Pauta

01

Processo n°

00001283642019050103

Partes:

Itaú Unibanco e Paulo Sérgio Bulhões

RELATÓRIO – CORPO DESCRITIVO

(ATENÇÃO: DESCREVER DE FORMA CONTEXTUALIZADA E TÉCNICA O JULGAMENTO)

Sustentação Oral do Dr. Renan da Cruz – OAB 48664/BA – Representante do Itaú Unibanco.

Cumprimentou muito bem todos os presentes, citando o nome de cada participante do julgamento, onde defendeu seus patrocinados.

O Advogado se apresentou com excelente aparência; Boa dicção ao falar, com tom amistoso e educado, trazendo bons argumentos na sua sustentação. Foi bastante objetivo, citando o fato, na tentativa de convencer o relator.

Senti falta de fundamentação legal, e ainda observei que o Advogado, termina por assumir a possibilidade de não ter convencido os seus ouvintes e solicita a redução do dano moral, o que indica que ele já tinha por certo que sua causa estava perdida.

Após a sustentação oral da sua adversária da tribuna, Dra. Ana Matilde do Hora Oliveira, que, embora não teve a mesma desenvoltura na sua apresentação, conseguiu convencer melhor o que seu oponente, fato comprovado e confirmado pelo voto do relator.

2

DADOS DO PROCESSO JULGADO NA SESSÃO

Ordem de Pauta

11

Processo n°

0101131392019050001

Partes:

André Meireles Costa e Operadora de Telefonia Vivo

RELATÓRIO – CORPO DESCRITIVO

(ATENÇÃO: DESCREVER DE FORMA CONTEXTUALIZADA E TÉCNICA O JULGAMENTO)

Advogada: Carine Souza e Souza – OAB 32081/BA

A Advogada se apresenta com excelente aparência, boa dicção, falando de forma objetiva e muito bem explicada. Relata que se tara de uma Relação de Consumo, sem citar o Código de Defesa do Consumidor ou outro instituto legal. Explica de forma clara os fatos dos autos, onde alega que a Vivo alterou unilateralmente o contrato de serviço, incluindo serviços não contratados, nem autorizados pelo autor. A Advogada alega que a Vivo, dessa forma fere o princípio da Boa Fé. E pede a condenação da ré ao pagamento de danos materiais, e danos morais.

Me chamou a atenção a postura e firmeza da Advogada, embora eu tenha sentido falta de fundamentação legal na defesa de seus argumentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com