TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assistência jurídica e Serviço Social: Reflexões interdisciplinares. Silvia Helena Chuairi

Por:   •  7/5/2018  •  Resenha  •  1.621 Palavras (7 Páginas)  •  867 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

PERÍODO VIII

DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO

PROFESSORA AMPARO

SILMARA SILVA SANTANA – SS06119-69

FICHAMENTOS

São Luís

2009

O estágio Supervisionado na formação profissional do Assistente Social: desvendando significados. Cirlene Aparecida Hilário da Silva Oliveira.

O estágio supervisionado é parte integrante do processo de formação profissional, visto como educação continuada, pois não se finda na conclusão do curso.

A formação profissional compreendida a partir do contexto da realidade social, ou seja, não apenas como mera transmissão de teorias, mas sim uma capacitação teórico-metodológica amparada em uma vertente crítica.

Compreensão da articulação entre filosofia e educação. A educação como instrumento de manutenção ou transformação social, dependendo dos pressupostos e conceitos fundadores e orientadores. Assim a filosofia da educação visa uma ação educacional critica e reflexiva, o que subsidiará uma prática pedagógica mais humana, coerente e justa.

Em uma prática educacional distante da reflexão e da critica, será amparada em uma acepção estática e perenizada, promovendo assim apenas a reprodução em detrimento da transformação social.

Classificação da educação em Luckesi: como redenção, a educação seria a responsável pela direção da vida social, possibilitando uma sociedade envolvida por um “todo orgânico e harmonioso” (OLIVEIRA; pg.63); como reprodução, a educação entendida como um elemento intrínseco à sociedade, provedor dos interesses dominantes; como transformação social, a educação a partir da realidade social, como uma ação estratégica, visando um projeto de sociedade.

“Entretanto, numa sociedade capitalista, o caminho para a transformação social é um verdadeiro “campo minado” que requer não só o domínio de estratégicas, mas também a capacidade de decifrar à realidade social: à tendência transformadora, numa postura critica, busca desvelar as contadiçoes da sociedade, compreendendo a educação nessa totalidade, empreendendo um projeto para o enfrentamento das desigualdades sociais” (OLIVEIRA; pg.65)

O Serviço Social sendo uma profissão inserida na divisão sociotécnica do trabalho tem que atender a partir da ação profissional, às demandas propostas pelo mercado de trabalho, além de requalificar o seu fazer profissional.

A partir do estágio supervisionado que o futuro profissional, terá a oportunidade de se aproximar com a realidade cotidiana da profissão, inseridas em um contexto de relações sociais, determinado por contraditória circunstancias político, econômicas e culturais.

“Desta forma, a vivência do aluno no campo de estágio estará mais direcionada para sua capacitação reflexiva e analítica acerca da prática do Serviço Social, possibilitando desvelar os aspectos imediatos do agir profissional, contribuindo assim para uma qualificação coerente com os pressupostos da profissão e conciliada com as exigências dos novos tempos.” (OLIVEIRA; pg. 67).

O aluno deve se desvincular da acepção do estagio ser uma mera reprodução de atividades profissionais, e compreendê-lo como ação reflexiva, buscando mediatizar as múltiplas representações, a partir de um criativo enfrentamento.

Dimensão interventiva e operativa profissional respaldada em pressupostos ético-políticos e teórico metodológicos, norteadores da prática em Serviço Social. Como atividade obrigatória, o estágio curricular pressupõe um acompanhamento e orientação profissional, a partir da supervisão acadêmica e de campo.

O estágio supervisionado envolve um conjunto de sujeitos, dos quais a cada um cabe papéis e funções diferentes. Todavia, por vezes ocorre equívocos entre as atribuições destes sujeitos, difundindo com as atribuições de outros sujeitos participantes desse processo. Como ocorre com o estagiário, que continuamente é abordado como mão-de-obra barata e sendo atribuído-lhe atividades já profissionais sem qualquer orientação profissional. Em relação a superação do profissional do campo, esta freqüentemente é oferecida sem sistematização, em detrimento da efetivação do “ensino da prática”. O professor supervisor acadêmico é compreendido com a responsabilidade de realizar a relação teoria-prática, fazendo uma ponte entre a universidade e o campo de estágio.

Papéis do supervisor do estágio em Serviço Social, na atual conjuntura do país: educador, facilitador, transmissor de conhecimentos-experiências e de informações, autoridade e avaliador.

Ação conjunta do supervisor acadêmico e supervisor de campo com o intuito de “discutir as diretrizes e o percurso metodológico que orientam o processo de ensino, objetivando a qualificação/capacitação profissional do aluno-estagiário” (OLIVEIRA; pg.71)

A discussão e a importância dada ao estágio ainda não é reconhecidamente valorosa quanto as demais disciplinas do curso.

Relação teoria e prática como processo continuo, não perenizado, dinâmico. Contudo a partir da estruturação e organização dos cursos de graduação e da realidade profissional nota-se um enfoque dicotômico colocando o “saber” e o “fazer” como elementos paralelos autônomos e independentes.

Uma visão fatalista do processo histórico coloca o Serviço Social como determinista, estático, imutável e a-histórico, o que provoca à ação do assistente social, como uma prática burocrática, rotineira e inexpressiva.

Como alternativa na superação dos equívocos: reorganização curricular, conteúdos teóricos relacionados com a realidade social, tendo laboratórios de prática, oficinas pedagógicas ou campos experimentais como mecanismos auxiliar ao ensino e estudo da prática; a construção da identidade profissional do aluno, a partir da vivencia do estágio que o aluno vai se apoderando da profissão, e si compreendendo como sujeito profissional.

“(...) o estágio supervisionado é considerado o lócus de construção da identidade profissional do aluno, requerendo assim uma ação reflexiva, crítica alicerçada nos conhecimentos teórico-metodológicos do Serviço Social e, portanto, devendo ser uma atividade planejada e sistematizada pela unidade de ensino e respectivo campo de estágio, englobando todos os aspectos que lhe são pertinentes” (OLIVEIRA; pg.75)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com