TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antropologia do Direito SPU AD1

Por:   •  17/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]  ALUNO: Roberto de Oliveira Claudino               MAT.: 19213150021                    CURSO: Tecnologia em Segurança Pública                    POLO: Petrópolis        

MATÉRIA: Antropologia do Direito

AD1

  Todas as instituições têm suas atividades peculiares nas quais se diferenciam e se destacam dentro de sua determinada área de atuação. E toda a sociedade faz uso de tais órgãos, sejam públicos (estatais) ou privados (empresas). No texto a seguir quero descrever os usos e costumes de uma autarquia da qual faço parte do quadro de funcionário, a Guarda Municipal da capital do Rio de Janeiro (GM-RIO).

  Basicamente a autarquia foi criada para proteger bens, serviços e instalações do município, entretanto, com tudo que vem acontecendo na cidade do Rio de Janeiro, acontecimentos bons e ruins, a instituição GM-RIO sofreu e vem sofrendo mudanças na sua área de atuação, principalmente no apoio ao ordenamento urbano. Os agentes devidamente uniformizados e equipados com EPIs, tais como capacetes, coletes, caneleiras, joelheiras, escudos e armas de menor potencial ofensivo estão diariamente combatendo o vendedor ambulante não autorizado, que na maioria dos casos são pessoas desempregadas e que não tem outra forma de sustentar seus familiares. Analisando o tal contexto, os agentes estão agindo legalmente conforme os decretos de leis do município, pois os vendedores ambulantes não pagam impostos e se beneficiam das atividades, prejudicando os lojistas que cumprem com seus deveres dentro do município e estado.  

  Com isso, chego a conclusão de que o certo é relativo, pois para os lojistas que pagam impostos e tendem a vender o produto com o preço maior que o vendedor ambulante, e perdem grande parte dos seus clientes por conta do preço, e os vendedores ambulantes, tem o risco de perder sua mercadoria para a fiscalização dos agentes da prefeitura, mercadoria essa que é a única forma de sobreviverem com o mínimo de dignidade possível. Sempre existirá os dois lados da moeda, por isso o que é certo para um grupo, pode não ser para o outro que convive dentro da mesma sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com