TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arbitragem Internacional em Moçambique

Por:   •  1/10/2018  •  Ensaio  •  7.665 Palavras (31 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 31

Disputas entre estados Acordo pacífico.

O direito internacional fornece uma variedade de métodos para resolver as disputas pacificamente, nenhuma das quais tem precedência sobre qualquer outra. Os mecanismos não vinculativos incluem negociações diretas entre as partes e o envolvimento de terceiros através de bons ofícios, mediação, investigação e conciliação. O envolvimento de organizações internacionais regionais e globais aumentou dramaticamente desde o final da Segunda Guerra Mundial, já que muitas de suas cartas contêm mecanismos específicos de solução pacífica aplicáveis ​​a disputas entre os Estados membros. A ONU pode ser utilizada em vários níveis. O secretário-geral, por exemplo, pode usar seus bons ofícios para sugerir os termos ou modalidades de um acordo, e a Assembléia Geral pode recomendar soluções ou métodos particulares para resolver disputas. Da mesma forma, o Conselho de Segurança pode recomendar soluções (por exemplo, sua resolução em 1967 sobre o conflito árabe-israelense) ou, se houver uma ameaça ou uma violação da paz e segurança internacionais ou um ato de agressão, emitir decisões vinculativas para impor sanções ou para autorizar o uso de força militar (por exemplo, na Coréia em 1950 e no Kuwait em 1990). Organizações regionais, como a Organização dos Estados Americanos e a União Africana, também têm desempenhado papéis ativos na resolução de disputas interestatais.

Métodos adicionais de resolução de litígios vinculativos incluem arbitragem e resolução judicial. A arbitragem ocorre quando os estados em disputa colocam seu conflito perante um tribunal vinculante. Em alguns casos, o tribunal é obrigado a tomar várias decisões envolvendo requerentes diferentes (por exemplo, na disputa entre os Estados Unidos e o Irã, decorrente da revolução iraniana de 1979), enquanto em outros o tribunal exercerá jurisdição sobre uma única questão. só. Em uma solução judicial, uma disputa é colocada perante um tribunal independente existente. O mais importante e abrangente desses tribunais é o ICJ, o sucessor do Tribunal Permanente de Justiça Internacional, criado em 1920. Estabelecido pela Carta da ONU (Artigo 92) como o principal órgão judicial da ONU, o ICJ é composto por 15 juízes que representam as principais formas de civilização e principais sistemas jurídicos do mundo. Eles são eleitos pela Assembléia Geral e pelo Conselho de Segurança para mandatos de nove anos.

O ICJ, cujas decisões são vinculativas para as partes e extremamente influentes em geral, possui jurisdição contenciosa e consultiva. A jurisdição contenciosa permite que o tribunal ouça casos entre estados, desde que os estados envolvidos tenham dado seu consentimento. Este consentimento pode ser sinalizado através de um acordo especial ou compromisso (francês: "compromisso"); através de uma convenção que dá ao tribunal jurisdição sobre assuntos que incluem a disputa em questão (por exemplo, a convenção de genocídio); ou através da chamada cláusula opcional, em que um estado faz uma declaração prévia aceitando a jurisdição do ICJ sobre questões relativas à disputa. A CIJ emitiu sentenças em numerosos casos importantes, desde o caso de Corfu Channel (1949), em que a Albânia foi condenada a pagar indenização à Grã-Bretanha pelos danos causados ​​pela mineração da Albânia ao canal, à disputa territorial entre Botswana e Namíbia ( 1999), na qual o CIJ favoreceu a reivindicação do Botswana sobre a ilha de Sedudu (Kasikili). A jurisdição consultiva da CIJ permite-lhe dar opiniões sobre questões jurídicas colocadas por qualquer órgão autorizado ou agindo de acordo com a Carta da ONU.

Arbitragem

A arbitragem internacional é uma arbitragem entre empresas ou indivíduos em diferentes estados, geralmente incluindo uma provisão para futuras disputas em um contrato. O sistema predominante de regras é o Regulamento de Arbitragem da Comissão das Nações Unidas para o Direito Mercantil Internacional (UNCITRAL), bem como a Convenção das Nações Unidas sobre o Reconhecimento e Execução de Sentenças Arbitrais Estrangeiras de 1958 (a "Convenção de Nova Iorque"). O Centro Internacional para a Solução de Controvérsias sobre Investimentos (ICSID) também lida com arbitragem, mas está particularmente focado na solução de controvérsias entre investidor e estado e ouve relativamente poucos casos. Na UNCITRAL Mocambique. So  aplicará a Convenção apenas ao reconhecimento e execução de sentenças feitas no território de outro Estado contratante.

Mecanismos de Arbitragem


A Convenção de Nova York foi elaborada sob os auspícios das Nações Unidas e ratificada por mais de 150 países, incluindo a maioria dos principais países envolvidos em importantes transações comerciais e econômicas internacionais. A Convenção de Nova York exige que os estados que a ratificaram reconheçam e apliquem acordos de arbitragem internacional e sentenças arbitrais estrangeiras emitidas em outros estados contratantes, sujeito a certas exceções limitadas. Estas disposições da Convenção de Nova Iorque, juntamente com o grande número de estados contratantes, criaram um regime jurídico internacional que favorece significativamente a aplicação de acordos de arbitragem internacional e prêmios.  Foi precedido pela Convenção de 1927 sobre a Execução de Sentenças Arbitrais Estrangeiras em Genebra.

O Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (ICSID) é uma instituição internacional de arbitragem estabelecida em 1966 para resolução de disputas legais e conciliação entre investidores internacionais. O ICSID é parte e financiado pelo Grupo do Banco Mundial, com sede em Washington, DC, nos Estados Unidos. É uma instituição multilateral especializada, autônoma, para incentivar o fluxo internacional de investimentos e mitigar os riscos não comerciais por meio de um tratado elaborado pelos diretores executivos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento e assinado pelos países membros. Em maio de 2016, 153 estados-membros contratantes concordaram em aplicar e manter sentenças arbitrais de acordo com a Convenção do ICSID.

A Comissão das Nações Unidas para o Direito Comercial Internacional (UNCITRAL) foi estabelecida pela Assembléia Geral das Nações Unidas por sua Resolução 2205 (XXI) de 17 de dezembro de 1966 "para promover a progressiva harmonização e unificação do direito comercial internacional ". A UNCITRAL realiza seu trabalho em sessões anuais realizadas alternadamente em Nova York e Viena.

Definição espacial de estados Território



A soberania de um estado está confinada a um pedaço definido de território, que está sujeito à jurisdição exclusiva do estado e é protegido pelo direito internacional de violação por outros estados. Embora as disputas fronteiriças não diminuam a soberania ou independência de um estado particular, é inerente à condição de Estado que deve haver um território central que esteja sujeito ao controle efetivo das autoridades do estado. Território adicional pode ser adquirido pelos estados através de cessão de outros estados (o caso da Ilha de Palmas em 1928); pela ocupação do território que é terra nullius (latim: “a terra de ninguém”) - ou seja, terras que não estão sob a soberania ou controle de qualquer outro estado ou agrupamento social ou politicamente organizado; ou por prescrição, onde um estado adquire território através de um período contínuo de soberania incontestada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.9 Kb)   pdf (223.2 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com