TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual Gestão de Pessoas FGV

Por:   •  20/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 6

        MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Gestão de Pessoas  

Módulo:

Aluno: Leonardo Moraes – A58320583

Turma: 0121-1 -10

Introdução

No mundo corporativo contemporâneo a coconcrrencia se torna cada vez mais acirrada. Por isso, as empresas sempre procuram por profissionais cada vez mais qualificados, principalmente quando os mesmos serão os responsáveis pela gestão dos processos e das pessoas dentro do negócio.

Conhecer o perfil de liderança de cada gestor é fator essencial para poder eliminar os pontos fracos e ampliar os pontos fortes.

A partir disso, o objeto desta atividade é apresentar os principais estilos de liderança listados pela literatura disponível, com o fim de ajudar os profissionais a identificarem qual tipo melhor o representa e assim contribuir para o crescimento próprio, aproveitando o melhor de sua equipe e contribuindo para o crescimento das companhias.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

1 – Liderança Coercitiva ou Autocrática

A liderança coercitiva caracterização como o estilo de liderança onde, a todo momento, o líder deixa evidente aos seus subordinados, que ele (líder) é o dono das decisões e que todos devem obedecê-lo. Geralmente os praticantes desse estilo de liderança não leva em consideração as contribuições e opiniões de seus subordinados.

Via de regra, impõe uma cultura de medo e terror psicológico para fazer à equipe alcançar os objetivos por ele definido.  

Vantagens: A abordagem mais impositiva característica deste estilo de liderança pode funcionar em situações de grande pressão, onde é mais fácil e rápido determinar o que fazer do que escutar a opinião dos subordinados e juntos estabelecerem uma decisão consensual.

Desvantagens: Este estilo de liderança, se utilizada de maneira indiscriminada e corriqueira, pode afetar de forma negativa o ambiente corporativo. Os colaboradores podem se sentir pressionados e com medo de receberem críticas exacerbadas.

2 – Liderança Democrática

Os profissionais com este estilo de liderança tem como lema a frase “qual sua opinião?”. Sempre compartilham as informações com as outras pessoas da equipe quando as decisões tomadas afetam a coletividade. Normalmente valoriza a troca de informações e pensamentos antes da tomada da decisão final.

Vantagens: Promovem o espírito de equipe e o cooperativismo entre os subordinados. Propicia um ambiente onde é permitido a criatividade, o crescimento e desenvolvimento dos liderados.

Desvantagens: Por tentar sempre ouvir a opinião de todos pode se perder na hora da divisão das tarefas entre os liderados.

3 – Liderança Autoritária

O líder autoritário exerce um estilo de liderança apoiado em “comandar” e “obedecer”. Para este líder não há espaço para os liderados expressarem seus pensamento e percepções. O líder autoritário tem como lema: “faça como eu mando” e usualmente acredita que o sucesso da equipe deve partir dele. Este tipo de liderança é considerado antigo e ultrapassado, não se encaixando mais no mundo corporativo moderno.  

Vantagens: Este estilo de liderança tende a funcionar nas circunstâncias certas, como nos casos em que as organizações estão passando por momentos de crises necessitam de direcionamento, por exemplo.

Desvantagens:  O estilo autoritário pode trazer desavenças e criar ressentimento dentro as organizações, tendo em vista que este tipo de líder não valoriza e reconhece o trabalho e as ideias dos liderados.

4 – Liderança Paternal

A liderança paternal tende a focar no lado emocional dos liderados com intuito de estabelecer relacionamento de paz e tranquilidade na equipe. Constrói relações profissionais profundas baseados no sentimento de fraternidade. Geralmente não gosta de se envolver em situações onde precisem repreender os colaboradores e criar um sentimento de negatividade.

Vantagens: Dominam a comunicação e são ótimos pacificadores de conflitos.

Desvantagens: Os resultados não são seu principal foco e sim o emocional dos colaboradores.

5 – Liderança Laissez-faire

O estilo de liderança laissez-faire pode ser caracterizado como um estilo livre e despojado. Neste tipo de liderança a equipe possue liberdade de escolha nas tomadas de decisões. O líder laissez faire tem por natureza não estabelecer metas ou prazos, pois acredita no impoderamento e independência de seus liderados.  

Vantagens: Este estilo de liderança é baseado na entrega, autonomia e confiança no desempenho dos seus liderados.

Desvantagens: Estilo de liderança não funcional para times com pouca experiência.

6 -  Liderança Situacional

Este tipo de liderança é caracterizado pela adaptabilidade do líder de acordo com cada arranjo situacional. Em outras palavras este líder tem a capacidade de moldar seu estilo de liderança e não ficar preso a uma única forma de gestão.

Vantagens: Liderança altamente adaptável.

Desvantagens:  Foca em resolver situações e problemas de curto prazo, mas tende a ignorar os problemas de longa prazos.

7 -  Liderança Empreendedora

O líder empreendedor é aquele que privilegia a criatividade e diligência. Trabalha com a identificação de problemas, bem como com o desenvolvimento e implementação de soluções eficazes para os problemas. É o estilo de liderança mais requesitado no mundo corporativo, pela capacidade de reformular as atividades e transforma a imagem da companhia.

Vantagens: Criativo e inventivo, trabalha para transformar o negócio.

Desvantagens: São líderes que necessitam constantemente de desafios. Quando se sentem desmotivados, não pensam duas vezes em mudar de empresa.

8- Liderança Treinadora

Este tipo de líder enxerga as pessoas como fontes de talentos a serem desenvolvidos. O Líder utiliza da abordagem treinadora para destravar o potencial dos liderados. Acreditam que os indivíduos possuem uma força interna que pode ser liberada para atingir o seu melhor potencial.

Vantagens:  Os liderados sabem exatamente o que esperar deste líder.

Desvantagens: A liderança treinadora requerer relacionamento colaborativo.

9 - Liderança Inspiradora

O líder inspirador é aquele que lidera pelo exemplo. Neste tipo de liderança o líder desenvolve seu trabalho com tamanha maestria que o liderado adquire confiança e respeito, querendo reproduzir os mesmos passos do seu líder porque acreditam na capacidade dele.

Vantagens: Através da paixão e da influencia o líder transmite sua visão aos seus liderados.

Desvantagens:  Com frequência este estilo de liderança pode tornar-se disruptivo.

10 - Liderança Visionária

Este tipo de liderança tem uma abordagem mais colaborativa. Ao invés de dar as direções a ser seguidas, como no “faça o que eu digo” utilizam-se da premissa do “façamos juntos”. A liderança visionária inspira motivação.

Vantagens: É confiante e inspira os colaboradores a segui-lo.

Desvantagens: para este tipo de liderança funcionar as tarefas tem que ser bem estabelecidas e o liderado deve saber onde deve chegar.

Considerações finais

Através do presente foi possível identificar os principais estilos de lideranças e que não existe estilo certo ou errado, melhor ou pior.

O mais importante para o líder é conhecer a sim mesmo, e trabalhar os pontos de destaque do seu perfil, corrigindo os pontos fracos, com o fim de melhorar sua postura profissional, bem como buscar de forma continua a excelência em sua performance.

Para isso, será necessário o investimento em autoconhecimento, de modo a identificar quais são as principais características e o padrão comportamental.

Referências bibliográficas

FERREIRA, Victor Cláudio Paradela. Gestão de pessoas na sociedade do conhecimento. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017, 2 ed.

MELO, Fábio Bandeira de. Conheça os 10 perfis de liderança mais comuns. Administradores.com, 2010. Disponível em <https://administradores.com.br/noticias/conheca-os-10-perfis-de-lideranca-mais-comuns> Acesso em: 18 de fev. de 2021.

LIDERANÇA Coercitiva: O que é e como funciona? Veja o impacto. Jobconvo, 2021. Disponível em: <https://articles.jobconvo.com/lideranca-coercitiva-o-que-e-e-as-influencias-negativas-para-a-empresa/>. Acesso em: 18 de fev. de 2021.

LUNDGREN, Ronaldo. Vantagens e desvantagens do seu estilo de liderança. Liderança Caminho do Sucesso. c2021. Disponível em <https://www.lideranca.blog.br/vantagens-e-desvantagens-do-seu-estilo-de-lideranca/> Acesso em: 18 de fev.2021.

ESTILOS de liderança: Entenda tudo sobre o perfil de casa líder. Convenia, 2020. Disponível em <https://blog.convenia.com.br/estilos-de-lideranca-entenda-tudo-sobre-o-perfil-de-cada-lider/>. Acesso em: 18 de fev. 2021.ESTILOS de liderança: 7 tipos mais comuns e como promovê-los. Convenia, 2020. Disponível em <https://blog.convenia.com.br/estilos-de-lideranca-entenda-tudo-sobre-o-perfil-de-cada-lider/>. Acesso em: 18 de fev. 2021.

KRAIDE, Marcos. Liderança Autoritária: Entenda o que é. C2019. Disponível em <https://www.marcoskraide.com.br/lideranca-autoritaria-entenda-o-que-e/>. Acesso 18 fev.2021.

RETONTO, Lucas. Tipos de liderança: o que são e quais as vantagens e desvantagens?. Startup Creator, c2020. Disponível em <https://startupcreator.com.br/blog/tipos-de-lideranca/#:~:text=Enquanto%20o%20l%C3%ADder%20autorit%C3%A1rio%20%C3%A9,escolham%20os%20m%C3%A9todos%20de%20trabalho>. Acesso em 18 fev.de 2021.

BRASILEIRO, Rodrigo Leão. Estilos de liderança: Vantagens e Desvantagens de Cada Um. Leão Brasileiro Coaching e Desenvolvimento, c2012. Disponível em <https://www.leaobrasileiro.com.br/estilos-de-lideranca/>. Acesso em 18 fev. de 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (242.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com