TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ação Civil

Por:   •  5/6/2018  •  Ensaio  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da _______Vara Cível da Comarca de Goiânia – GO.

João da Silva, viúvo, aposentado, portador do CPF sob o nº (***) e RG (***), endereço eletrônico (...) residente em Goiânia e domiciliado, na Rua (...), representado por sua Advogada (...), endereço eletrônico (...), endereço profissional (...), venho requerer a

Concessão de Alvará Judicial com tutela de Urgência para doação de um Rim de

Lohaynne Kelly Luísa da Silva, solteira, cabelereira, inscrita no CPF sob o nº(***) e RG (***), endereço eletrônico (...) residente em Goiânia e domiciliada na Rua (...)

DOS FATOS

O receptor desta ação possui uma doença grave conhecida como Insuficiência Renal Crônica Terminal, portanto, necessita com urgência de um transplante de rim.

É importante ressaltar que o receptor esta na fila de espera a 1 ano aguardando para a realização da cirurgia.

Para sobreviver ele necessita de realizar 4 vezes por semana o procedimento de hemodiálise comprometendo a sua qualidade de vida.

Sua vizinha Lohaynne Kelly Luísa, comovida com a situação de seu vizinho, se propôs a ajuda-lo doando um rim já que ela é compatível para a realizar o transplante.

DOS DIREITOS

2.1- O fundamento jurídico para a propositura desta ação encontra-se no artigo 5º da CF/88, onde trata da Dignidade da pessoa humana.

2.2 Gratuidades da Justiça, art 98 NCPC- O receptor necessita de auxilio da justiça ,pois, não consegue custear o processo.

2.3- Da disposição de tecidos, órgãos e partes do corpo humano vivo para fins de transplante ou tratamento (Lei 9.434, art 9º)

Nesse caso a Lohaynne Kelly Luísa, poderá doar um dos seus órgãos devido o que dispõe nesse artigo “qualquer outra pessoa poderá ser doadora, mediante autorização judicial”

A título de exemplo podemos citar a jurisprudência do Tribunal de Justiça de São Paulo- SP. AGRV.Nº: 2249660-86.2016.8.26.0000

TUTELA DE URGÊNCIA – Plano de saúde – Ação de obrigação de fazer – Decisão que deferiu liminar para compelir a corré Unimed Goiânia a autorizar transplante de fígado prescrito ao autor, no hospital Sírio-Libanês – Inconformismo da ré – Acolhimento parcial – Existência de prova pré-constituída do vínculo contratual entre as partes, bem como da necessidade de realização da cirurgia com a maior rapidez possível, ante o quadro de saúde do autor, atestado por relatório lavrado pelo médico responsável, de impossibilidade de continuar no aguardo em fila de transplantes de órgãos - Verossímil a alegação de urgência/emergência, a justificar a cobertura obrigatória da cirurgia – Art. 35-C da Lei nº. 9.656/98 – Contudo, não parece crível que seja o Hospital Sírio-Libanês o único estabelecimento de toda a rede conveniada do Sistema Unimed apto a proporcionar a estrutura e pessoal necessários à intervenção cirúrgica em questão – Exclusão de hospitais de alto custo, ao menos em cognição sumária, não se reputa abusiva,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com