TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BOA MENTIRA

Por:   •  3/6/2018  •  Resenha  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 3

“A BOA MENTIRA” – Trabalho da matéria de Direitos Humanos 9º período FESP

        O filme “A Boa Mentira” conta a história de três homens sudaneses, que têm suas vidas drasticamente mudadas pela guerra civil. A chegada violenta do exército ao vilarejo em que moravam, leva um grupo de jovens, agora órfãos, a caminharem mais de 1000km até um campo de refugiados no Quênia, onde permaneceram por 13 anos. Essa necessidade de abandonar seu local de moradia em razão da violência demonstra a violação de direitos humanos básicos, como o que determina o artigo 3º da Declaração Universal de Direitos Humanos “Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal”.
        As condições precárias, a falta de saneamento básico, atendimento médico com condições insalubres, a escassez de comida e água, são evidenciadas no filme, deixando claro que as condições de vida oferecidas aos refugiados não eram boas, mas ainda assim eram melhores do que a vida em meio à guerra.O refugiado, aquele que é levado a buscar a mudança de país em razão de fundado temor, onde for recebido, não pode ser extraditado, expulso ou deportado, tendo o direito de ali permanecer. Por essa razão que os sudaneses permaneceram por tanto tempo no Quênia.

 No entanto, diversos países praticam programas de acolhimento de refugiados, possibilitando a sua permanência para a busca de uma vida com condições melhores. O filme mostra ostrês irmãos e sua irmã, após muitos anos, enfim sendo acolhidos nos Estados Unidos, por um programa como esse. Contudo, suas regras de tratamento são incisivas, separando a estrutura familiar, uma vez queos homens não podem conviver com as mulheres.

O filme expõe o choque cultural que ocorre na chegada dos sudaneses aos Estados Unidos, visto que viveram a vida inteira em lugares de culturas e desenvolvimento muito diferentes. A dificuldade de aceitação por parte dos americanos, principalmente para a oferta de empregos é clara. No entanto, a falta de experiência dos irmãos acaba dificultando ainda mais. O programa de acolhimento aos refugiados mostrado no filme oferece moradia e auxilio na busca por empregos, não deixando desamparados os recém-chegados.

O filme expõe uma realidade atual, na qual milhares de pessoas que necessitam sair de seu local de moradia em razão de situações de guerra ou perseguições, buscam por refúgio em diversos países pelo mundo. O que gera o aumento de políticas de proteção às fronteiras e milhas marítimas, uma vez que, após a chegada em território protegido, a nação não poderá “devolver” aquele que busca refúgio. Com isso, campos de refugiados surgem em locais que muitas vezes não possuem condições de abrigo e nem de oferecer uma boa condição de vida, o que acaba gerando descontentamento da população local.

Contudo, o desenvolvimento de programas de acolhimento de refugiados é importante para a preservação de direitos humanos essenciais, uma vez que as pessoas que buscam por refúgio não possuem outra opção. A capacitação e a informação populacional acerca da inclusão de refugiados no cotidiano é necessária, para que não ocorra a xenofobia e o racismo e para que o convívio seja natural, uma vez que somos todos humanos buscando por uma vida digna e que respeite os direitos básicos intrínsecos à humanidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com