TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BUSCA PELO BEM E ÉTICA A NICOMACO

Por:   •  27/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 5

Aristóteles é um dos filósofos mais traduzidos e analisados dos últimos anos, especialmente no mundo anglo saxão. Desde o século XIX, um de seus trabalhos que mais tem chamado a atenção dos leitores é justamente a sua discussão sobre ética.

Dentro de seu legado de mais de três tratados sobre o tema, um dos mais aclamados é: “A Grande Ética" ou "Magna Moralia”. No entanto, dois tratados éticos que circulam com grande influência no mundo e nas academias, incluindo o Brasil, são intitulados: "Ética a Nicômaco" e "Ética a Eudemo". Ambos apresentam uma certa oscilação de conteúdo, mas que, no conjunto da obra, revelam uma doutrina unificada, expressando a concepção da noção de eudaimonia para os gregos, que se traduz como uma noção de felicidade para o mundo contemporâneo.

É interessante observar que, um olhar atual para a ética de Aristóteles pode nos fazer acreditar que não há nada mais distante das nossas concepções de felicidade do que aquela que ele nos apresenta. Isso porque, desde o início de sua argumentação, ele procura introduzir a noção de eudaimonia como o potencial de felicidade, cuja realização depende do entendimento do conceito de um sumo bem - um bem supremo para todos os seres humanos.

Aristóteles apresenta aos seus alunos em seus cursos uma espécie de tese basilar que consiste em provar que todas as nossas ações tendem a alguma coisa e que seria absolutamente absurdo que nossas ações não tivessem, portanto, um ponto de chegada. Esse ponto de chegada final, pelo qual todas as nossas ações aspiram, é justamente a realização do nosso sumo bem humano, ou seja, a plena realização de todas as potencialidades do homem.

A ideia de que para todas as nossas ações exista um único bem, uma única coisa boa que todos almejam parece completamente alheia, distante e estranha às nossas concepções democráticas, individuais e pluralistas. As nossas sensibilidades contemporâneas parecem nos indicar que cada um sabe o que é melhor pra si; por isso a ideia de que exista uma única coisa boa, universalmente boa, que seja um bem supremo a todos os seres humanos, e que isso é o quê todos devem buscar, parece algo completamente descabido.

No entanto, quando nós nos detemos à argumentação extraordinária oferecida por Aristóteles a respeito desse sumo bem humano, é possível notar que o filósofo tem em mente, na verdade, uma certa concepção da natureza humana, segundo a qual nós devemos realizar aquilo que é próprio a um ser humano e não a outros tipos de seres. A realização com êxito daquilo que é típico de um ser humano e não de outros seres, consiste na plena realização de sua felicidade, a qual os gregos em geral concebem como eudaimonia.

Nesse sentido, Aristóteles tenta analisar "estilos de vida”, a fim de entender qual deles é um candidato a ser o Sumo Bem humano. Uma vez que os prazeres dependem da nossa parte sensível - por isso compartilhados -, e que os animais também podem obtê-lo, ele propõe que a vida dedicada à busca pela honra, pela glória e pela fama - aspectos comuns da vida política - seria o estilo de vida feliz a qual todos os seres humanos deveriam almejar.

Por outro lado, ele nos mostra que existe um problema em projetar, fazer repousar a nossa felicidade em algo que não dependa somente de nós como indivíduos, afinal a honra e a glória nos são atribuídas por terceiros e a felicidade dos indivíduos compete apenas a eles próprios. Ele, então, introduz a noção de que, talvez, nos devêssemos procurar a felicidade - a eudaimonia - naquilo que apenas os seres humanos são capazes de fazer e que dependa apenas deles.

Aristóteles escreve que apenas nós, seres humanos, somos seres racionais, portanto, nossa eudaimonia,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com