TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CAUTELA CONTRA A UNIÃO ESTÁVEL

Por:   •  25/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  9.327 Palavras (38 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 38

FACULDADE TIJUCUSSU

CURSO DE DIREITO

FABIANE LIRA RODRIGUES

CONTRATO DE NAMORO

UMA CAULETA CONTRA A UNIÃO ESTÁVEL?

SÃO CAETANO DO SUL

2017


FABIANE LIRA RODRIGUES

CONTRATO DE NAMORO

UMA CAULETA CONTRA A UNIÃO ESTÁVEL?

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora da Faculdade Tijucussu, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Direito, sob a orientação da professora Esp. Gleci Cristina Binhardi  Esteves

SÃO CAETANO DO SUL

2017


FABIANE LIRA RODRIGUES

CONTRATO DE NAMORO

UMA CAULETA CONTRA A UNIÃO ESTÁVEL?

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora da Faculdade Tijucussu, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Direito, sob a orientação da professora  Esp. Gleci Cristina Binhardi Esteves

Aprovada em:

BANCA EXAMINADORA

_____________________________________________________________

                           Prof. Gleci Cristina Binhardi Esteves

_____________________________________________________________

Prof. Nome Professor

_____________________________________________________________

Prof. Nome Professor


Dedico este trabalho a minha família, amigos e meu marido que foram o porto seguro perante as dificuldades durante este percurso.


AGRADECIMENTOS

Quero agradecer, em primeiro lugar, a Deus, pela força e coragem durante toda esta longa caminhada.

Agradeço infinitamente a meus pais Vanderlei Rodrigues e Maria Aparecida, por todas as minhas conquistas, pois sem eles não chegaria ate aqui, agradeço tambem a minha filha Samara Lira Rodrigues que embora não tivesse conhecimento disto, mas iluminava de maneira especial os meus pensamentos me levando a buscar mais conhecimento.

Agradeço imensamente a Prof.ª Gleci Cristina Binhardi Esteves pelo tempo, atenção, dedicação e paciência despendidas na orientação deste trabalho de conclusão de curso, o qual elaborei com imenso prazer frente ao norte que me foi dado.

Quero tambem agradecer a minhas amigas Fernanda Borghi e Fernanda Cristina pelo apoio e puxões de orelha pelo caminho e principalmente pelo carinho


- Aonde você vai?

 - Se der sorte, em frente.

 Trecho do filme Ratatouille


RESUMO

O instituto família no ordenamento jurídico foi o que mais evoluiu através do tempo. A família conhecida pela nossa constituição deu abertura a mudanças significativas. Com o surgimento da união estável como entidade familiar. Por lado o namoro vem se modificando tendo novas formas, vem a se confundir com os conceitos de união estável, autorizando ao afeto e ao patrimônio explanar novos efeitos a relação jurídica estabelecida entre as partes. O presente trabalho observa a análise de eficácia do contrato de namoro frente a união estável, analisando se autonomia de vontade prevalece aos elementos que caracterizam a união estável, afastando a ocorrência sobre as partes que não desejam conferir efeitos patrimoniais ao outro quando ao término da relação amorosa.

Palavras-chave: Contrato de Namoro. União Estável. Namoro Qualificado


ABSTRACT

The family institute in the legal system was the one that evolved the most through time. The family known for our constitution opened up to significant changes. As the emergence of stable union as a family entity. On the other hand, courtship is changing with new forms, it becomes confused with the concepts of stable union, authorizing affection and patrimony to narrate new effects to the legal relationship established between the parties. The present article observes the effectiveness analysis of the dating contract against the stable union, analyzing if autonomy of will prevails to the elements that characterize the stable union, removing the occurrence on the parties that do not wish to confer patrimonial effects to the other when at the end of the relation Loving

Keywords: Dating Agreement. Stable union. Qualified Dating


Sumário

INTRODUÇÃO         10

1.Histórico         12

1.1 Do Namoro         12

1.1.1 Namoro Simples        13

1.1.2 Namoro Qualificado        13

1.2 Do Casamento         16

1.2.1 Do Casamento Homoafetivo        17

2. Da União Estável         19

2.1 Requisitos da escritura de União Estável         24

2.1.1 Principais motivos para lavrar uma Escritura de União Estável        25

2.2 Da União Estável nas Relações Homoafetivas         26

3.Contrato de Namoro         28

     3.1 Efeitos do Contrato de Namoro        32

     3.2 Motivos para lavrar um Contrato de Namoro         33

4. Uma diferenciação entre União Estável e Namoro Qualificado         35

CONCLUSÃO         38

REFERÊNCIAS         39

INTRODUÇÃO  

               O Direito como ciência humana está claramente anexo à dinâmica das inovações da sociedade, ou seja, o Direito se obriga a estar sempre em mutação e evolução constantes. Nos últimos tempos ocorreram profundas mudanças econômicas e sociais: globalização, emancipação feminina entre outros, minimização do papel da igreja, tais motivos e outros obrigam a reconstrução dos institutos de direito de família na sua aproximação social para justiça.
                Não é união estável, tão pouco casamento. Apenas um namoro de uma nova perspectiva, com um ingrediente a mais: O Contrato de namoro, muitos se surpreendem ao escutar sobre referido assunto porém e um tema que está sendo cada vez mais discutido entre casais para demarcar a relação e facilitar futuro fim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.4 Kb)   pdf (351.8 Kb)   docx (328.3 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com