TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTESTAÇÃO NO DIREITO

Por:   •  22/10/2019  •  Tese  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 6

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DO TRABALHO DA .... VARA DO TRABALHO DE GOIÂNIA

Processo nº 00377-00.2017.5.10.0011

LAVA JATO LTDA, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 37.333.700/00001-11, com sede na SQLSN 918, Bloco “M”, Loja 07 – Brasília/DF, CEP 70705-540, tendo por endereço eletrônico ..., vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, com fulcro no artigo 847 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, apresentar

CONTESTAÇÃO

às infundadas alegações do reclamante , o que faz pelas razões de fato e de direito         a seguir aduzidas

     II.        DAS PREJUDICIAIS DE MÉRITO

  1. DA PRESCRIÇÃO BIENAL

O reclamante ingressou com reclamação trabalhista em face da ora reclamada, postulando o pagamento de verbas decorrentes do contrato de trabalho rescindido em 09/08/2015, tendo proposto a reclamação apenas em 12/02/2018.

Ocorre que, conforme previsto no art. 7º, inciso XXIX, da Constituição da República Federativa do Brasil – CF, juntamente com o artigo 11, da CLT e Súmula 308, I, do TST, ocorre a prescrição da reclamação trabalhista quando proposta após o prazo de 02 anos contatos da extinção do contrato de trabalho, sendo um prazo prescricional. Com isso, resta-se claro que a reclamação proposta pelo reclamante encontra-se atingida pela prescrição, já que teve seu contrato de trabalho encerrado em 09/08/2015 e ingressou com reclamação trabalhista somente em 12/02/2018.

Diante do exposto, requer a extinção do processo, com resolução do mérito, nos termos do artigo 487, inciso II, do Código de Processo Civil.

  1. DO MÉRITO
  1. DA JORNADA DE TRABALHO

O reclamante alega que cumpria jornada de trabalho das 08:00 às 19: 00 horas, com 30 minutos de intervalo para refeição e descanso, de segunda a sábado, cumprindo a função de vendedor externo da reclamada. Desse modo, pleiteia o pagamento das horas extras e seus reflexos.

Nos termos do artigo 62, I, da CLT, o reclamante está excluído da duração máxima da jornada de trabalho, uma vez que desempenhava a função de vendedor externo, sem qualquer fiscalização e controle pela reclamada, quanto ao horário de trabalho, em decorrência da impossibilidade de conhecer-se o tempo realmente dedicado com exclusividade à empresa. Como o reclamante não faz jus às horas extras, também não é devido o pagamento de seus reflexos.

Isto posto, não faz jus o reclamante ao pagamento de horas extras, bem como ao pagamento dos reflexos.

  1. DO NÃO CABIMENTO DE HORA SOBREAVISO

O reclamante alega que fazia uso do aparelho celular fornecido pela empresa para prestação do serviço e pleiteia o pagamento de hora sobreaviso, alegando que o fornecimento do celular pela reclamada gerou total disponibilidade para convocá-lo para o trabalho a qualquer momento.

Conforme dispõe o artigo 244, § 2º da CLT, entende-se como jornada de trabalho o tempo que o empregado esteve a disposição do empregador, seja prestando de fato o serviço, seja aguardando ordens do empregador para prestar o serviço.

Toda via, o reclamante não faz jus ao pagamento de horas sobreaviso, tendo em vista que utilizada o celular somente no horário de serviço, não ficando a disposição da reclamada após o cumprimento de sua jornada de trabalho e, vale ressaltar que, a simples utilização do telefone celular ligado à empresa não caracteriza, por si só, tempo a disposição do empregado.

Isto posto, requer ao douto juízo a total improcedência do pedido do reclamante no que tange ao pagamento de horas sobreaviso, visto que, conforme fundamentação acima, não são devidas.

  1. DO INTERVALO INTRAJORNADA

O reclamante alega que faz jus ao pagamento de intervalo intrajornada, juntamente com seus reflexos, pelo não cumprimento de 1 horas de intervalo para que pudesse descansar ou almoçar. Todavia, o controle de jornada de trabalho é totalmente incompatível com os empregados que exercem atividades externas, como é o caso do ora reclamante, visto que, como o reclamante exercia a função de vendedor externo, não era possível a realização do controle de jornada pela reclamada.

Com o fito de reforçar os argumentos acima expostos, conforme dispõe 62, inciso I, da CLT, os trabalhadores externos exercem atividade incompatível com a fixação de horário de trabalho, devendo tal condição ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdência Social e no registro do empregado. E, conforme entendimento do Superior Tribunal do Trabalho – TST, cabe ao empregado que exerce atividade externa o ônus de provar que teve seu horário de trabalho suprimido, visto a impossibilidade do empregador em controlar sua jornada de trabalho.

Diante dos fatos e fundamentos jurídicos apresentados, requer a total improcedência do pedido do reclamante no que tange ao pagamento do intervalo intrajornada e seus reflexos, visto que o reclamante é vendedor externo, não sendo possível seu controle de jornada.

  1. DA NÃO INTEGRAÇÃO DO SALÁRIO UTILIDADE

O reclamante alega que faz jus ao pagamento do salário utilidade, já que lhe eram fornecidos um veículo bem como a gasolina para que ele exercesse suas atividades para a reclamada, como vendedor externo.

Cabe ressaltar que o reclamante exercia a função de vendedor externo, sendo que a reclamada lhe fornecia o veículo exclusivamente para que o reclamante pudesse exercer suas funções, ou seja, o carro e a gasolina eram fornecidos para o trabalho e não pelo trabalho. Conforme dispõe o artigo 458, parágrafo 2º, inc. III, da CLT, o veículo fornecido pela empresa para uso em serviço não pode ser considerado in natura, já que era fornecido para que o reclamante exercesse sua função de vendedor externo, tendo que se deslocar para atender os diversos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com