TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Francis Bacon na filosofia

Por:   •  22/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 6

O método científico instituído por Bacon tem como objetivo a busca da verdade, pois sua metodologia se baseava na experiência. Após leitura do trecho, podemos entender que Bacon demonstrava aversão:

Escolha uma:

[pic 1]a. Ao movimento que surge no século IX para contrariar a possibilidade de uma discussão sobre a alma humana e a presença divina, uma vez que a ciência já havia refutado tais questionamentos.

[pic 2]b. Ao movimento em que um grupo de intelectuais na primeira metade do século XX produzia um pensamento conhecido como Teoria Crítica.

[pic 3]c. Ao pensamento contemplativo e abstrato do período anterior, o da escolástica medieval.

[pic 4]d. Ao movimento que surgiu na Metade do século XIV, com questionamentos acerca da moral e ética, em especial no campo da justiça.

Feedback

Bacon considerava que a ciência deveria valorizar a pesquisa experimental, que pode fornecer resultados objetivos para a humanidade.

A resposta correta é: Ao pensamento contemplativo e abstrato do período anterior, o da escolástica medieval..

Questão 2

Correto

Atingiu 0,25 de 0,25

[pic 5]Marcar questão

Texto da questão

A alegoria da Caverna de Platão desenvolve uma reflexão primordial para a educação, e se faz sempre necessária uma reflexão atual na conjuntura do sistema brasileiro de educação, enfocando o:

Escolha uma:

[pic 6]a. O papel do professor como detentor de todo e qualquer traço do conhecimento, sem a troca da estrutura cultural com o estudante.

[pic 7]b. O papel do professor enquanto remetido ao conceito de sofista, não estabelecendo verdades universais.

[pic 8]c. O papel do professor como mediador das sensações e do relativismo tão presente nas obras platônicas.

[pic 9]d. O papel do professor, na busca de uma visão crítica para então podermos detectar possíveis feixes de luz exterior, abandonando a condição de mero expectador de sombras projetadas. 

Feedback

O Mito da Caverna da perspectiva docente sempre gera a criticidade para desabrochar possíveis mudanças na educação, tentando um afastamento contínuo com a educação da Antiga Grécia, que nem cabe na atualidade.

A resposta correta é: O papel do professor, na busca de uma visão crítica para então podermos detectar possíveis feixes de luz exterior, abandonando a condição de mero expectador de sombras projetadas..

Questão 3

Correto

Atingiu 0,25 de 0,25

[pic 10]Marcar questão

Texto da questão

A busca da verdade, da justiça e da felicidade passaram a mover nossas ações, ideias e desejos. Estavam instituídas três grandes esferas da atividade humana, são elas respectivamente:

Escolha uma:

[pic 11]a. Vontade, Ciência e Política.

[pic 12]b. Educação, Economia e Política.

[pic 13]c. Política, Justiça e Educação.

[pic 14]d. Ciência, Política e Ética. 

Feedback

A Verdade atribuída a Ciência, a Justiça com a Política e a Felicidade com a Ética, agora, o discurso filosófico moderno romperia de vez com a tradição oral da antiguidade.

A resposta correta é: Ciência, Política e Ética..

Questão 4

Correto

Atingiu 0,25 de 0,25

[pic 15]Marcar questão

Texto da questão

René Descartes nasceu em 1596, na França e estudou no colégio jesuíta de La Fléche, um dos mais nobres da Europa, entretanto, não encontrou na escola jesuíta algo que pudesse saciar seus questionamentos sobre o que é verdadeiro e certo. Dessa forma, dedicou-se a uma gama de atividades, entre elas:

Escolha uma:

[pic 16]a. A reprodução e a erudição, como procedimento pedagógico, na verdade, revelava a certeza e a grande utilidade prática de todos aqueles conhecimentos.

[pic 17]b. A matemática, a física e a astronomia. 

[pic 18]c. A retórica segundo Descartes, estaria mais voltada para o estudo metódico para buscar a verdade do que para a arte do convencimento.

[pic 19]d. A poesia e a retórica implicam um saber erudito que inicia o método, a ciência.

Feedback

Disciplinas que forneceriam o embasamento teórico para o desenvolvimento do método cartesiano.

A resposta correta é: A matemática, a física e a astronomia..

Questão 5

Correto

Atingiu 0,25 de 0,25

[pic 20]Marcar questão

Texto da questão

A teoria da Paideia justa é indispensável para a formação do homem virtuoso que viverá na cidade ou estado justos. Ainda segundo a afirmação da Paideia sob o olhar platônico, a educação assume a finalidade moral:

Escolha uma:

[pic 21]a. Quando desenvolve no homem um conjunto de saberes, costumes e leis instituídas em concordância com um ideal de racionalidade e de justiça, recorrendo à liberdade que deve permear o saber filosófico. 

[pic 22]b. Quando desenvolve por meio da liberdade entre os governantes a possibilidade de retomar os preceitos entre mundo inteligível e mundo sensível.

[pic 23]c. Quando desenvolve no homem opiniões sobre os saberes, costumes e leis instituídas em contraposição da intelectualidade e as sensações.

[pic 24]d. Quando condiciona a “dianoia” (pensamento) a reflexões sobre os saberes, leis e costumes, priorizando a razão.

Feedback

A evidência de uma liberdade e passividade entre os saberes, costumes e leis é o que permite uma mudança na educação e a construção de uma cidade justa.

A resposta correta é: Quando desenvolve no homem um conjunto de saberes, costumes e leis instituídas em concordância com um ideal de racionalidade e de justiça, recorrendo à liberdade que deve permear o saber filosófico..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (140.8 Kb)   docx (56.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com