TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Capacidade contributiva e o minimo vital

Por:   •  4/5/2018  •  Ensaio  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

A CAPACIDADE CONTRIBUTIVA E O MÍNIMO VITAL.

MATTIOLI, Marcio Luis

ZANOTTO, Marcos Luiz[1]

RESUMO

Este estudo tende a demonstrar as características do Princípio da Capacidade contributiva, sua aplicação e seu limite baseado na preservação do mínimo vital.

Palavras-chave: Capacidade contributiva. Mínimo vital.

1 INTRODUÇÃO

O princípio da capacidade contributiva determina que o ônus do tributo seja distribuído de acordo com a capacidade de contribuir de cada sujeito, evitando que a tributação seja igual em valor. Desta forma atendendo ao Princípio da Igualdade, buscando efetivar o fim maior da justiça fiscal.  

Não basta apenas sobrepor o conceito e iniciar a cobrança de tributos, antes, devemos nos atentar nos limites e critérios que possam ser aplicados nos tributos. E assim, tornar real com a imposição de limites à incidência tributária e critérios que possibilitem a correta distribuição do encargo tributário entre os cidadãos.

 Com esse intuito surgem dois limites: o da preservação do mínimo vital, que evita a tributação quando a capacidade contributiva está ausente ou mínima; e o da vedação ao tributo com efeito de confisco, que proíbe a incidência tributária excessiva que esgote a capacidade. Porém neste trabalho abordaremos apenas o limite da preservação do mínimo vital.

2 A CAPACIDADE CONTRIBUTIVA

De acordo com a Constituição Federal de 1988, consagra o princípio da capacidade contributiva em seu artigo 145, parágrafo 1º, in verbis:

§ 1º Sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte.

   Reforma Trabalhista, foi trazido à baila o teletrabalho, constante nos artigos 75-A até 75-E, sendo que estes dispositivos se encontram devidamente incluídos na Consolidação das Leis do Trabalho, não tendo sido objeto até o presente momento de qualquer modificação legislativa.

Diante disso, assimila Hoffmann (2018, p. 39) que a alteração exposta na Consolidação das Leis do Trabalho veio no sentido de incluir um modo de se realizar atividades laborais que já se mostram manifestamente crescentes na rotina empresarial, que é o teletrabalho.

3 O MÍNIMO VITAL

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante de tudo o que foi exposto neste artigo, resta claro que o teletrabalho já era desenvolvido antes mesmo da entrada em vigor da Reforma Trabalhista, mas a nova legislação veio à tona com a finalidade de regulamentar de maneira sistemática este instituto, trazendo maiores regramentos para reger o tema.

É, sem dúvidas, uma forma de se adequar aos novos anseios sociais, já que o desenvolvimento das atividades laborais na própria residência do obreiro vem se mostrando um acontecimento costumeiro no âmbito das relações empregatícias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com