TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência dos Materiais

Por:   •  14/6/2021  •  Dissertação  •  2.378 Palavras (10 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 10

IFMA

Instituto Federal do Maranhão

Ciência dos Materiais

NOME DO ALUNO

Professora

Imperatriz

2021

       SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................3

 OBJETIVOS................................................................................4

1- INTRODUÇÃO A CIENCIA DOS MATERIAIS.........................5

2- CARACTERIZAÇÃO DOS MATERIAIS...................................6

3- TABELA PERIÓDICA ..............................................................7

4- LIGAÇÕES QUÍMICAS.............................................................9

5- FORÇAS INTERMOLECULARES...........................................11

6- ESTRUTURAS CRISTALINAS E DEFEITOS DAS ESTRUTURAS CRISTALINAS............................................................................13

7- EQUILÍBRIO QUÍMICO/DIAGRAMA DO EQUILÍBRIO

QUÍMICO.....................................................................................16

 

8- PROPRIEDADES MECÂNICAS E ELÉTRICAS ....................17

9- PROPRIEDADES TÉRMICAS E ÓPTICAS............................18

10 - CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS...................................19

BIBLIOGRAFIA...........................................................................20

INTRODUÇÃO              

É importante frisar que desde períodos remotos, a necessidade de garantir a sobrevivência humana tem sido uma prioridade. Com isso, adquirir conhecimentos sobre a estrutura e propriedades dos materiais torna-se crucial para alcançar essa prioridade com êxito, haja vista que a química associada com a engenharia deles podem formar compostos que auxiliem a sociedade.

Portanto, o presente trabalho buscará resumir sobre o conhecimento geral repassado durante o perído na matéria de Ciencias dos Materiais, apresentando os tópicos citados: Introdução à Ciência dos Materiais; Caracterização; Tabela Periódica; Forças Intermoleculares; Estruturas Cristalinas; Equilíbrio Químico; Propriedades Mecânicas e Elétricas; Propriedades Térmicas e Ópticas dos Materiais; Materiais poliméricos, cerâmicos, metálicos e vídreos.


OBJETIVOS                  

Assim, este trabalho tem como objetivo resumir a interligação da ciência e da engenharia, o qual busca analisar e desenvolver as conexões existentes entre o teórico e o pratico dos assuntos debatidos durante o processo estudantil.


1- Introdução a Ciência dos Materiais    

Os diferentes tipos de materiais existentes proporcionam uma dinamicidade a vida humana. Dessa forma, conhece-los e adapta-los aos diferentes contextos é importante e necessário, especialmente no que se diz respeito aos materiais e as engenharias.

Desse modo, é substancial que o responsável pela área realize o conhecimento abrangente da área como um todo, desde as pequenas moléculas dos materiais a uma serie de propriedades e composições.

Nesse sentido, é cabível também procurar materiais que agridam menos a natureza, haja vista que ela é a que mais proporciona matérias primas para a construção dos compostos.

Portanto, é de fundamental importância o estudo da ciência dos materiais e de suas consequências a natureza, para dar base e conhecimento às engenharias – implementada com ideias cientificas e empíricas para uma analise completa. Nessa ótica, será possível estabelecer uma conexão agradável entre a natureza e a sociedade.

2- Caracterizações dos Materiais

                 

        É crucial que os materiais sejam classificados e agrupados, com o fito de organizar e tornar mais objetivo a procura por eles, também buscando entender as características de cada um.

São as principais classificações dos principais materiais encontrados: heterogêneos; homogêneos; minerais; substâncias; soluções. Além disso, as principais características estão entre os metais, os quais podem ser caracterizados com elasticidade, maleabilidade, resistência mecânica, condutividade elétrica e de calor.

Os minerais podem ser caracterizados como todos os elementos bases da natureza, desde compostos básicos a soluções, a exemplo do mercúrio e minerais encontrados em rochas. Também são caracterizados como ligas ou soluções compostas, como os ferrosos e os não ferrosos.

Por fim, as substancias podem ser caracterizadas em homogênea – toda substancia que é pura, como o cobre puro. Já heterogênea pode ser a mistura, caracterizada como a junção de duas ou mais substancias, como o granito.

3- Tabela Periódica

A tabela periódica foi criada em 1869, pelo químico russo Dmitri Mendeleiev e tinha como meta principal uma organização centrada e mais correta dos elementos químicos de acordo com as suas propriedades químicas.

Dessa forma, a tabela foi dividida de modo que os grupos e os períodos - a exceção do Hidrogênio, compartilhassem do mesmo numero de elétrons na camada de valência e as linhas obtivessem, como semelhança, o numero de camadas eletrônicas.

Além disso, a tabela dispõe também da organização dos pontos de fusão e ebulição, do raio atômico, densidade absoluta, afinidade eletrônica, volume atômico, eletronegatividade e eletropositividade.

3.1 Elementos Químicos

Grupo 1(metais alcalinos): hidrogênio, lítio, sódio, potássio, rubídio, césio e frâncio.

Grupo 2 (metais alcalinoterrosos): berílio, magnésio, cálcio, estrôncio, bário e rádio.

Grupo 3: escândio, ítrio e série de lantanídeos (15 elementos) e actinídeos (15 elementos).

Grupo 4: titânio, zircônio, háfnio e rutherfórdio.

Grupo 5: vanádio, nióbio, tântalo e dúbnio.

Grupo 6: cromo, molibdênio, tungstênio e seabórgio.

Grupo 7: manganês, tecnécio, rênio e bóhrio.

Grupo 8: ferro, rutênio, ósmio, hássio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (457.3 Kb)   docx (328.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com