TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Conexão em Ação Civil

Por:   •  3/10/2023  •  Resenha  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 3

Conexão é uma relação de semelhança entre demandas que possuem algum dos seus elementos objetivos pedido ou causa de pedir idênticos.

A relação entre demandas coletivas se aproxima do instituto da conexão, vez que não há identidade de partes processuais, embora estejam presentes os mesmos pedidos e as causas de pedir das duas ações. Por outro lado, parece ajustar-se melhor ao instituto da litispendência, pois, a titularidade do direito material posto em juízo é a mesma nas duas ações.

No entanto há entendimento diversificados, há quem defenda existência da conexão nas ações coletivas, todavia, ainda há aqueles que defendem a extinção de tais processos entendendo tratar-se de litispendência, como se verá adiante.

O parágrafo único do artigo 2° da lei de ação civil pública prevê uma hipótese de conexão em ações coletivas:

Art. 2º As ações previstas nesta Lei serão propostas no foro do local onde ocorrer o dano, cujo juízo terá competência funcional para processar e julgar a causa.

Parágrafo único  A propositura da ação prevenirá a jurisdição do juízo para todas as ações posteriormente intentadas que possuam a mesma causa de pedir ou o mesmo objeto.

A conexão em causas coletivas submete-se ao mesmo regime jurídico da conexão individual.

A conexão normalmente produz o efeito de modificar a competência, de modo que um único juízo tenha competência para processar e julgar todas as causas conexas.

Prevenção é o critério para determinar em qual juízo as causas conexas iram tramitar, considera-se prevento o juízo perante o qual a primeira demanda foi proposta.

No entanto caso as matérias tenham procedimentos distintos e não possam tramitar em um mesmo juízo, a conexão faz com que uma das causas fique suspensa, a espera da decisão da outra, de modo a evitar que sejam proferidas decisões contraditórias.

As causas conexas produzem economia processual, já que são semelhantes, é bem possíveis que a atividade processual de uma sirva para a outra e evite a prolação de decisões contraditórias.

A conexão vincula as causas que houverem risco de decisões contraditórias.

Art. 55. Reputam-se conexas 2 (duas) ou mais ações quando lhes for comum o pedido ou a causa de pedir.

§ 1º Os processos de ações conexas serão reunidos para decisão conjunta, salvo se um deles já houver sido sentenciado.

§ 2º Aplica-se o disposto no caput :

I - à execução de título extrajudicial e à ação de conhecimento relativa ao mesmo ato jurídico;

II - às execuções fundadas no mesmo título executivo.

§ 3º Serão reunidos para julgamento conjunto os processos que possam gerar risco de prolação de decisões conflitantes ou contraditórias caso decididos separadamente, mesmo sem conexão entre eles.

Essa clausula geral do§ 3° do art. 55 do CPC aplica-se integralmente ao exame da conexão em causas coletivas. Assim, tramitando diversas causas sabre um ilícito ambiental, reputa-se correta a sua reunião em um único juízo para o fim de evitar decisões conflitantes ao contraditórias, mesmo que tendo objetos distintos. Contudo essa regra tem a limita; ao decorrente do principia da imediação ao juízo adequado nas causas ambientais será tendencialmente aquele do local do dano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com