TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criação do Projeto Oxigênio

Por:   •  8/10/2018  •  Resenha  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

A criação do Projeto Oxigênio se deu a partir de uma necessidade da empresa Google, para entendermos o início desse projeto, um breve relato da empresa. O Google foi fundado em 1998 por Sergey Brin e Larry Page, em um ano os dois levantaram milhões de investidores afim de transformar a ideia baseada em um algoritmo de pesquisa em uma empresa. Desde o início da sua criação, foi estabelecido uma cultura informal, os fundadores viam essa filosofia como uma forma de encorajar os funcionários, promover um ambiente de trabalho mais saudável, tudo isso para acelerar o desenvolvimento de novas ideias.

No final do ano 2000, o Google criou diversas parcerias, como o AOL e o Yahoo!, com o passar dos anos o Google continuou a atrair publicidade, o número de funcionários ia aumentando, as receitas cresciam a cada ano, houve assim uma verdadeira expansão global da empresa.

A organização funcional do Google era dívida em basicamente três grupos: engenharia, organização global de negócios e geral e administrativo. A empresa possuía uma cultura dominada por engenheiros, a tomada de decisões era feita de forma consensual e a empresa era muito plana. Nessa época o Google possuía relativamente poucos gerentes, diretores e vice-presidentes, na sua história havia questões internas relacionadas a importância e contribuição dos gerentes, havia uma mentalidade onde os engenheiros preferiam passar o tempo programando ou resolvendo problemas, do que realizar relatórios, pois esses atrapalhavam o trabalho, alguns engenheiros até consideravam os gerentes um mal necessário ou até mesmo destrutivos, sem treinamento alguns gerentes não conseguiam chegar a um equilíbrio entre dar direções e micro gerenciar.

Como o crescimento de funcionários da empresa estava rápido, esta adotou um processo de seleção rigoroso e voltado para dados. A empresa assegurava-se assim que cada pessoa contratada fosse de alto nível. Os candidatos eram avaliados por suas habilidades, como por exemplo iniciativa, flexibilidade, espirito colaborativo, assim, acreditavam que os gerentes fracassariam apenas se confiassem na autoridade do seu cargo.

Em 2006 os executivos começaram a ver a função de recursos humanos para o Google além dos benefícios e revisões de desempenhos. Começou assim um rastreamento de dados dos funcionários e um empenho em identificar todos os aspectos de vida dos funcionários, além de que as decisões pessoais passaram a ser feitas não apenas mais por dados, mais também através de análises pessoais. Anos mais tarde é criado o Laboratório de Pessoal e Inovação (PiLab), uma área de análise de dados e estudo de campo focados em R.H para fazer a vida dos googlers melhor.

No compartilhamento do conjunto inicial de questões do PiLaB, estes relacionados ao bem-estar e produtividade dos funcionários do Google, foi levantado a questão se os gerentes realmente faziam alguma diferença ou se ao invés disso acabavam atrapalhando o desenvolvimento de sua equipe, este foi o tema que originou a pesquisa do Projeto Oxigênio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com