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A Crítica da razão histórica de Dilthey

Por:   •  6/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  168 Visualizações

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1))   A crítica da razão histórica  de Dilthey, visa romper com o naturalismo,pois a concepção naturalista buscava constituir as Ciências Humanas como se elas não existissem em absoluto,porém na concepção de Dilthey se fazia uma idéia a priori e dogmática daquilo que deveria ser entendido por Ciência em geral,tentando assim criar ou recusar o título de ciência ás diversas disciplinas,mesmo se fossem ou não conforme o seu parti pris inicial,visto que para ele o epistemólogo deve ser o historiador dessas disciplinas.A partir do momento em que foram reconhecidas a originalidade das diferentes relações com o mundo,geradas pelas novas disciplinas, seria assim imprescindível a contribuição positiva para um conhecimento mais adequado e aprofundado dos homens e de seus fenômenos. De outro lado, na abordagem interpretativa “Hermenêutica” visava explicar a vida psíquica com a ajuda de sinais sensíveis que não são sua manifestação,ou seja, o processo de descoberta das significações,interpretando as palavras,gestos etc...A concepção metodológica aplicada por Weber foi a positivista,pois para ele a observação rigorosa dos fatos forma a base do conhecimento científico em qualquer campo,para ele a observação da vida social revela de imediato uma multidão de ações humanas,em que o próprio caráter social está no sentido objetivo que possuem para os indivíduos que as praticam.

2))   A-   Para Durkheim a sociedade constitui um todo orgânico integrado,exterior aos indivíduos.Já para Weber a sociedade é composta por uma multidão de ações humanas,interior aos indivíduos.

B –   Há complementariedade ,pois atualmente a Sociologia é tanto subjetiva,em que o pesquisador compreende o fenômeno a partir do interior do fato social (Weber) quanto objetiva,no sentido de que o pesquisador observa o fenômeno do seu exterior,como se o fato fosse uma coisa (Durkheim).

C-     A segunda idéia-força  leva os homens a se interrogarem sobre a validade das instituições,sobre suas funções e sobre sua utilidade.Weber tratou sobre uma análise sociológica voltada para as atitudes comuns ao sagrado e ao profano,denominada desencantamento religioso, Weber afirma que através do desencantamento religioso o mundo deixa de ser concebido como permeado por forças ocultas que podem ser manipuladas magicamente para ser controlado apenas através da ciência e da tecnologia.Para Weber o desencantamento do mundo também costuma ser associado ao processo de secularização, mas não deve ser confundido com este. O termo secularização designa, mais especificamente, a perda de centralidade da religião no contexto da vida moderna.

D-    Ação humana: só o indivíduo é capaz de atividade significativa,pois só ele tem a consciência e inteligência para dar sentido subjetivo e suas ações.Por isso as formas de organização social,das mais simples ás mais complexas,são na sociologia de Weber reduzidas ao mínimo denominador comum da ação humana individual.

Compreensão atual: na vida cotidiana a maioria das ações que observamos tem para nós um sentido evidente,tão evidente que parece estampado no próprio desenvolvimento exterior da ação,esse tipo de captação de sentido que decorre diretamente do curso observável da ação é denominado compreensão atual.

Compreensão explicativa: é quase sempre possível descobrir numa ação,por mais transparente que pareça,sentidos que não podiam ser apreendidos á primeira vista,essa compreensão não se detém no sentido aparente da ação,mas apela para seus motivos subjacentes.

E-   A noção tipo ideal decorre da concepção acerca da infinita complexidade do real diante do alcance limitado dos conceitos elaborados pela mente humana,visto que todo conceito seleciona alguns aspectos da realidade infinita,enquanto exclui outros,essa seleção é sempre consciente ou inconscientemente orientado por valores.Para Weber,uma dimensão qualquer da ação humana admite sempre a construção de vários tipos,sem que nunca se esgote a complexidade infinita da realidade,por essa razão,nenhum dos tipos construídos deve ser considerado mais que um instrumento limitado e provisório de investigação.A expressão ideal sublinha precisamente o fato básico de que os tipos sociológicos só existem no plano das idéias,não na realidade.

F-   Ação racional com relação a fins: é determinada por expectativas no comportamento tanto de objetos do mundo exterior como de outros homens,e utilizando essas expectativas como meios para alcançar fins próprios e racionalmente avaliados e perseguidos.

Ação racional com relação a valores: determinada pela crença consciente no valor(ético,estético,religioso, etc...) próprio e absoluto de determinada conduta,sem relação alguma com o resultado.

Ação afetiva:  é determinada por afetos e estados sentimentais atuais.

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