TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEFESA DA CAPITU

Por:   •  2/6/2021  •  Artigo  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 3

DEFESA DA CAPITU



                           Venho por meio deste, defender a personagem Capitu a qual é acusada por outro personagem do livro de literatura “Dom Casmurro,” Bentinho a acusa de traição, todos que leram o livro conhecem muito bem a historia, Bentinho descreve Capitu como uma dissimulada, tenta convencer os leitores a transformar as suas duvidas em verdades. 


                            Ele a amava tanto, que transformou esse amor em uma doença, o ciúme foi um fator grave para destruição daquele sentimento tão belo que havia entre os dois e acabou com felicidade de ambos. Vou trazer um depoimento para que possam entender melhor a reação do nosso personagem.

Vou tentar conceituar o que é ciúme. É a angústia que vigora entre a imaginação e a fantasia, podendo ser patológico e levar o indivíduo se tornar uma pessoa com esquizofrenia: que é um distúrbio mental que se caracteriza por uma desorganização ampla dos processos mentais, perdendo o sentido da realidade e não conseguindo separar o real do imaginário. 

Voltando a defesa: Não tenho duvida, Capitu amava Bentinho, era uma mulher segura, sabia o queria, lutava para alcançar seus objetivos que era o amor de Bentinho, quando era adolescente tinha ideias para livrar seu querido amigo do Seminário, mas ele as usa no futuro para acusá-la. Se Capitu realmente não o amasse e fosse interesseira bela como a historia relata teria se casado com outro rapaz não esperaria tanto tempo por Bentinho. No começo do casamento eles eram felizes, depois que nasceu o filho do casal surgiu às desconfianças, dizia que o menino era cara do amigo.

Um homem com ciúmes perde a visão real consegue enxergar somente o que mente doente produz quem nos garante que o garoto parecia mesmo com Escobar? Eu acredito que Ezequiel não parecia com Bentinho, mas com Capitu e tinha a mesma personalidade da mãe, o pai queria que sua prole fosse copia dele, pois não sendo assim julga se incapaz de ter um filho. Percebem senhores jurados que em nenhum momento ele condena o amigo e sua melancolia começou logo após da morte de Escobar? Será que ele não esta nos ocultando nenhum fato? Talvez traísse Capitu e não suportando olhar para ela transferindo-se sua culpa a ela acusando-a, também não podemos esquecer-nos do seu poder persuasão ele se formou em Bacharel de direto depois de ter abandonado o Seminário.

Analisando os fatos psicologicamente vê-se que Bentinho não suportou a ausência do companheiro, acusando Capitu foi um meio de amargar sua dor sozinho, com relato prova que ele amava mais Escobar do que sua esposa e seu filho porque ele os abandonou com a consciência tranquila. Será que este gostar de Bentinho com Escobar não seria de uma relação homoafetiva?

Para finalizar apresento mais um depoimento:
A história relata suposições doentiamente tiradas de uma cabeça fantasiosa, sem fatos concretos, uma explanação completamente unilateral sem testemunhas oculares, só suposições, o que faz ele desesperadamente tentar nos convencer que ele era vítima dos encantos de Capitu, onde ficaria escondida a indiferença e até a violência em que ele tratava à amada?
CAPITU, NÃO TEVE VOZ, NÃO PÔDE ARGUMENTAR, MOSTRANDO QUE SEM PROVAS NINGUÉM PODE SER CONSIDERADO CULPADO ATE QUE SE PROVE O CONTRÁRIO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (367.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com