TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISSERTAÇÃO LEI DE DROGAS

Por:   •  9/12/2018  •  Dissertação  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS -UNEAL

BACHARELADO EM DIREITO

[pic 1]

DAVID ALVES DO NASCIMENTO

DISSERTAÇÃO LEI DE DROGAS

Arapiraca-AL

2018

[pic 2]

DAVID ALVES DO NASCIMENTO

DISSERTAÇÃO LEI DE DROGAS

Texto dissertativo elaborado como avaliação Referente ao segundo semestre do ano letivo 2018, Legislação Penal Extravagante II, universidade estadual de Alagoas-UNEAL, graduação em Direito. Prof. Luciano Henrique G. Silva.

Arapiraca-Al

2018

DISSERTAÇÃO LEI DE DROGAS

Durante muito tempo a temática foi regida pela lei 6.368/1976, que não mais alcançava as nuances advindas da mutação social, como bem se sabe o direito é mutável, ou pelo menos deveria ser, deve-se adequar as mudanças sociais, este é um exemplo clássico disso.

Década de 70 aos olhos da sociedade o usuário, traficantes, dependentes... eram vistos de forma igualitária, portanto o legislador não diferiu tratamento para eles. No entanto atualmente com o aumento da densidade demográfica em áreas urbanas, com avanço do crime organizado e popularização do uso, com o surgimento de tecnologias e novos métodos de enfrentamento a dependência química fez-se prudente um tratamento mais severo ao grande traficante e a “despenalização” do uso sendo cabível apenas penas restritivas de direitos.

Depois de arrazoados debates e da edição da lei 10.409/2002, que não foi muito bem recepcionada tendo grande parte de seu texto vetado restando praticamente inócua no tocante ao combate do fenômeno do narcotráfico. Em 2006 finalmente foi criada a lei 11.343 que como já mencionado trouxe diferenciação entre seus agentes, culminando penas mais severas aos grandes traficantes dentre estes foram definidos o pequeno, o eventual e o traficante profissional, e também previu tratamento para os dependentes, além de criar um novo sistema o sisnad que a meu ver foi um dos principais acertos do legislador.

O sisnad veio substituir o antigo sistema nacional antidrogas, lhe compete prescrever medidas para coibir o uso indevido de drogas, definir os tratamentos e como deve ser a reinserção social dos usuários e dependentes recuperados, bem como estabelecer normas e mecanismos para o combate ao narcotráfico, o sisnad também pode propor ideias legislativas sobre a criação de figuras penais incriminadoras.

Foi substituído o termo substância entorpecente da lei anterior por tão somente “drogas”, é verdade que as definições acerca do que pode ser definido como drogas está na portaria SVS/MS nº 344, de 12 de maio de 1998 (art. 66), é possível também observar que se não todos mas a maioria dos tipos penais da lei antidrogas vigente são normas penais em branco, visto necessitarem de complementação.

Neste ponto, caminhando para um final e por conseguinte uma conclusão, não me cabe aqui dizer obviedades, porem julgo adequado dizer que somente leis mais severas não resolverão o problema do narcotráfico. Por outro lado, é verdadeiro dizer que leis amenas, brandas incentivam a prática dessas condutas que infelizmente estão corroendo nossa sociedade de dentro para fora, o tráfico está enraizado em quase todas as outras modalidades de crimes, senão como fonte, ponto de partida estão como elemento financiador, a violência que o nosso país vivência atualmente em muito decorre do tráfico de drogas e de tudo que o cerca.  Se faz necessário estabelecer diversas frentes neste enfrentamento, políticas públicas, educação e participação popular no combate ao tráfico devem estar em paralelo as demais medidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (124.6 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com