TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Defesa de Sócrates

Por:   •  5/5/2019  •  Seminário  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual da Paraíba[pic 1]

Centro de Ciências Jurídicas

Curso de Direito

Componente Curricular: História do Direito

Docente: Raissa de Lima e Melo

Discente: Iago Barbosa Silva Araújo         Mat.: 191220710

Argumentos da defesa de Sócrates no tocante a acusação de corromper os jovens.

Saudando todos os homens aqui incumbidos de me julgar, peço que os deuses os abençoem em sua ponderação e decisão. Saúdo também os meus acusadores, saibam que não detenho menor raiva ou rancor de vocês, apenas não posso vos desejar sorte hoje, pois o sucesso de vocês seria o insucesso de toda a justiça ateniense. E faço tal afirmação pelas falsas acusações a que me são pesadas na noite de hoje, trazendo um homem de 70 anos, que jamais respondeu sequer uma denúncia, a este tribunal.

Muito me querem ligar a dois jovens que antigamente me seguiam, Crítias e Alcibíades. Contudo está muito o meu descontentamento para com os dois. O primeiro compôs o governo tirano dos 30; e ,já neste posto, me ordenou que buscasse Léon de Salamina para sua execução, apenas por bel prazer desse governo, e , logicamente, me recusei, por dois simples motivos: León era um homem bom e não passou por nenhum processo legal, e a ordem não foi dada por um governo democrático ateniense. Já Alcibíades foi um dos mais proeminentes dos jovens, um grande orador, mas se voltou contra seu povo, algo que nunca concordei, visto que lutei na guerra por meu povo, e jamais pensei em abandoná-lo, e por isso vos digo: Prefiro morrer do que deixar minha Atenas.

Ademais, meus concidadãos, muito me impressiona um homem que é acusado de fazer tanto mal à sociedade só ser julgado com 70 anos, ainda mais pelo tribunal da grafé, onde não é necessário provas para se levar em julgamento. Muito me impressiona também que apenas um pai dos jovens que me seguem me acusam na data de hoje: Meleto. E agora vos deixo uma última pergunta... Está certo Meleto único pai a me acusar? Ou o pai de Crítias que cá está e o pai de Platão, e todos os ouros pais de jovens aqui que estão ao meu lado?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com