TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Defesa do Estado em relação ao Dano Moral

Por:   •  4/6/2015  •  Artigo  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 4

DEFESA DO ESTADO EM RELAÇÃO AO DANO MORAL

                 

                                                                               

Resumo: Este artigo tem como escopo esclarecer acerca do Dano Moral relacionado ao Direito Administrativo, apresentando uma definição para tal dano, bem como a legitimação para pleitear uma possível indenização em situações onde o Estado figura no polo ofendido da relação.

PALAVRAS-CHAVE: Escopo, Dano e Indenização.

INTRODUÇÃO

O conceito de Dano Moral, de uma forma simples pode ser considerado tudo aquilo que não seja dano patrimonial, portanto, pode ser considerado um sinônimo de dano extrapatrimonial.

O dano vem a ser uma molesta grave onde são feridos valores morais, fundamentais, inerentes a personalidade ou reconhecidos pela sociedade em que está integrado.

Faz-se necessário lembrar, que o dano moral estende-se a uma lesão à reputação e à honra das pessoas, aos sofrimentos físicos em razão de intervenções cirúrgicas, ao dano estético, onde o sujeito encontra-se em estado desconfortável, de desagrado.

O ESTADO COMO VÍTIMA DO DANO MORAL

Muitos autores consideram, ao fazer lembrança a Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº8.429/92), que no ressarcimento do dano causado por condutas que caracterizam essa improbidade dever-se-ia incluir a indenização por dano moral.

Como ficaria a situação do Estado em face de uma campanha jornalística onde são citados seu mau funcionamento, sua ineficiência, a corrupção, nepotismo, nesse contexto, seria possível uma exigência de dano moral, alegando que algumas das críticas não eram verdadeiras, afetando assim sua imagem perante o povo?

Por trata-se de um Estado democrático de direito, a resposta negativa seria embasada no artigo 5º, inciso IX da Constituição da República Federativa do Brasil, onde é dito que livre é a expressão da atividade intelectual, artística, cientifica e de comunicação, sem que haja qualquer tipo de censura.

Porém essa liberdade pregada por esse inciso cai por terra de imediato no inciso seguinte onde se percebe que a Constituição preza pela inviolabilidade da vida privada, honra, onde é assegurado o direito a indenização por dano moral.

Compreende-se que entre as pessoas cuja honra e imagem são declaradas invioláveis pela Constituição não está incluído o Estado. A ele não é aplicável o inciso X do Artigo 5º da Constituição Federal, o qual tem como alvo somente as pessoas privadas.

Cabe ponderar que, no cotejo entre os princípios contidos nos incisos IX e X do art. 5º da Constituição Federal, é pacífico que a cortina que protege a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas abre-se mais quando essas pessoas possuem fama e notoriedade, quando são o que se conhece por personalidades públicas, como artistas, campeões do esporte, os grandes jogadores de futebol, os políticos de destaque, que já encontram-se acostumados com charges, aos registros fotográficos e televisivos.

Porém, em se tratando de Estado não há cortina alguma. A publicidade é o princípio que sobreleva, cujos limites estão nos direitos fundamentais das pessoas privadas e o sigilo.

Diferentemente do que ocorre com as pessoas jurídicas de direito privado, o uso contra o Estado, mesmo que de forma abusiva, da liberdade de expressão, não caracteriza dano moral.

A honra objetiva, relacionada ao Estado pode conter um resquício de regime totalitário, é uma forma de tornar o Estado imune a críticas, é absolutamente incompatível com o Estado Democrático de Direito, seria incoerente, dentro de um mesmo sistema jurídico, que essa honra objetiva existisse apenas para certos efeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com