TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Democracia permanece no tempo

Por:   •  18/5/2018  •  Resenha  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

Como modelo ideal de governo público em público, a democracia permanece no tempo, e com intensidade.

Bobbio, Norberto fala no texto sobre os “paradoxos” que são encontrados com o crescimento da exigência da democracia, o “o bom governo” ( “poder visível”), e assim faz sua primeira abordagem no “poder invisível”.

O “público”, com dois significados, que não coincide, e bens públicos não pertencentes ao Estado ( o que pode ser um negócio privado), não eliminando o poder do pai de família.

A Teatrocracia (democracia em assunto de música) tem a pretensão de todos poderem falar sobre tudo e não reconhecer mais nenhuma lei, dessa forma a assimilação vai além do juízo de valor inerente. Uma citação de Michele Natale enuncia os princípios fundamentais do Estado constitucional, que diz que o caráter público é a regra, e o segredo exceção. Com o nascimento do Estado territorial moderno foi abandonando o ideal da democracia direta, e substituído pelo ideal da democracia representativa, entendendo a representação como uma forma de tornar visível o que estaria oculto (podendo ocorrer na esfera da publicidade) . O ideal do governo local é quanto o poder é tanto mais visível quanto mais próximo está, com isso a visibilidade depende da apresentação de quem está investindo no poder e da proximidade de governante e governado. A publicidade do parlamento nacional é indireta, entretanto a publicidade do governo de um município é mais direta, porque os defensores do governo tem o argumento da restrição e multiplicação dos centros do poder, dando a possibilidade do cidadão colocar os olhos no negócio.

Outro tema abordado, com menos importância de exploração é a espionagem, ou o fenômeno do serviço secreto. O Estado democrático ou autocrático, não o renunciou, essa é a melhor forma de descobrir fatos alheios. O ideal da democracia como poder visível não é fazer uma análise histórica. Platão e Hegel declaram que a democracia em si é uma má forma de governo, onde o povo precisa do Estado e o Estado precisa do povo (massa e multidão), desde então foi vista como uma séria de promessas não cumpridas. Elas preveem as discussões secretas do parlamento como delito, entre elas: atas de processos penais ou até mesmo notícias. A autocracia (A palavra autocracia vem do grego, e significa governo por si próprio), democracia ( Regime político em que a soberania é exercida pelo povo), tecnocracia ( Depositário de conhecimentos que não são acessíveis à massa e que, caso o fossem, não seriam sequer compreendidos pela maior parte ou então, sujeitos do poder democrático, não poderiam dar qualquer contribuição útil à discussão a que eventualmente fosse chamada).

O segredo e o disfarce é um jeito de se esconder a forma de dominação, Do ponto de vista de um sujeito ativo é chamado de: “manipulação”, todavia no passado o termo era denominado como: “simulação”, assim o poder político faz o uso da força em sua sociedade em mas, contando com o poder ideológico, seja ele evidente ou oculto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com