TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diferença entre Arbitragem conciliação e mediação

Por:   •  4/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

A diferença entre conciliação, mediação e arbitragem não é somente conceitual.

As formas para resolver os conflitos fazem parte de um contínuo no qual varia o grau de autonomia das decisões dos envolvidos.

MEDIAÇÃO é um meio alternativo e voluntário de resolução de conflitos no qual tem um terceiro elemento que é imparcial e que orienta as partes para a solução de controvérsia, sem dar sugestões. Na Mediação, as partes se mantém autoras de suas próprias soluções. Pensa também em resolução imediata para que não tenha problemas futuros.

CONCILIAÇÃO é uma forma alternativa de solução extrajudicial de conflitos. Na conciliação, um terceiro imparcial participante procurara, em conjunto com as partes, chegar livremente a um acordo, interagindo e sugerindo junto às mesmas. O conciliador pode propor soluções para a causa.

ARBITRAGEM: é uma forma de solução prevista, na qual um terceiro eleito pelas partes e que é especialista na matéria debatida, decide a discórdia. Sua decisão tem a força de uma sentença judicial e não aceita recurso. A arbitragem só será possível em conflito que desenvolver direito patrimonial disponível.

Ao meu ver todos os metodos tem seus benefícios mas a Mediação exerce uma grande vantagem nos outros método que é a preservação das relações, pois normalmente as partes possuem interesses na continuidade do relacionamento, por se traduzir em benefícios mútuos que momentaneamente foi abalado por questões diversas, além da enorme rapidez e agilidade na conclusão do processo que em média dura de dois a três meses, que tem também um custo reduzido em comparação à forma judicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com