TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dignidade da Pessoa Humana nos Princípios Penais e nas Políticas Criminais Contemporâneas

Por:   •  11/5/2015  •  Monografia  •  3.003 Palavras (13 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 13

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

Centro Universitário Anhanguera de Santo André

Curso de Direito

Henrique Ferreira Chaves

A Dignidade da Pessoa Humana nos Princípios Penais    e nas Políticas Criminais Contemporâneas.

Professor(a) Orientador(a):

Santo André

2010


SUMÁRIO        

1.        Introdução        3

1.1.        Objetivos da Pesquisa        4

1.2.        Justificativa        4

2.        Revisão de Literatura        9

2.1.        Dignidade da Pessoa Humana         5

2.2.        Dos Prinípios Penais        6

2.3.        Das Políticas Criminais Contemporâneas        7

3.        O Método da Pesquisa        10

4.        Cronograma.............................................................11

Referências Bibliográfica.....................................................12



  1. Introdução

        

                Historicamente, o homem pensa e reflete acerca de sua essência e de sua condição existencial. Porém, ele também é dotado de um valor intrínseco, de uma qualidade especial, ou seja, de “Dignidade”, que o torna um “Ser” próprio, uma “Pessoa Humana”, racional e distinta das demais criaturas, podendo, por si só, representar toda a Humanidade.

            Segundo IMMANUEL KANT ([1]), esse valor intrínseco  e próprio da essência do homem, chamado “Dignidade Humana”, deve ser objeto de respeito e de proteção, pois é superior a qualquer preço e insubstituível por qualquer outra coisa, porque o ser humano é um “fim” e não um “meio” passível de utilização e manipulação.

            Axilológicamente, a Dignidade da Pessoa Humana esteve presente em diversas culturas e povos, pelo fato do homem ser dotado de valores, de ideais e de idéias: Filosóficas, a priori, Moralmente ou Espiritualmente consagradas, a posteriori, e, finalmente, fortalecidas e tuteladas pelo Direito.

            O princípio constitucional da proteção e da promoção da dignidade da pessoa humana deve influenciar o sistema penal (amplamente considerado) para que ele funcione com respeito aos direitos humanos fundamentais e para que se baseie, precipuamente, no paradigma humanitário.

            Posto isto, o objeto do presente Trabalho é apresentar e discutir os paradigmas existentes nos Princípios Penais e nas Políticas Criminais contemporâneas, em relação ao valor axiológico e superlativo da dignidade da pessoa humana, consagrada como princípio máximo e norma jurídica fundamental na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

  1. Objetivos da Pesquisa

  A pesquisa terá como objetivo maior o estudo e a análise dos valores jurídicos e morais que norteiam a criação de paradigmas que norteiam e balizam o surgimento das políticas criminais, geradoras dos princípios e das normas penais, tendo, por vezes, finalidades difusas dos moldes humanitários.

  • Objetivo Geral

Estudar os fatos, as tendências e os fenômenos sócio-jurídicos Mundiais, Globalizados, analisando as conseqüências diretas, indiretas, implícitas e explícitas que os mesmos provocam no Brasil e nas Políticas Criminais contemporâneas geradoras dos Princípios Penais brasileiros.

  • Objetivos Específicos

Identificar os fatores jurídicos e sociais e os fenômenos contemporâneos que influenciam diretamente nas políticas criminais vigentes, e avaliar as características dos meios de comunicação em massa globalizado como fonte de conhecimento e de informação  como agentes manipuladores  dos sistema  sócio-penal.

  1. Justificativa

 A importância dessa pesquisa se justifica pela oportunidade de fazer um estudo que proporcione uma visão antecipada acerca dos possíveis efeitos impactantes e negativos que os interesses dessa “Nova Ordem Mundial” vigente poderão causar, ou influenciar, na elaboração de novas políticas criminais e princípios penais no Brasil, voltadas a um interesse maior de sistematização globalizado e extremamente mercantilista, observando o risco e o perigo oferecido contra a proteção e a tutela da Dignidade da Pessoa Humana.  


  1. Revisão de Literatura

                

            Os trabalhos relevantes que foram consultados e estudados para o desenvolvimento da presente pesquisa foram encontrados em livros, periódicos e sites como segue:

            2.1. Dignidade da Pessoa Humana : A noção de dignidade da pessoa humana, concebida como uma idéia surgiu no plano filosófico como reflexão, para em seguida ser consagrada como valor moral, ao qual, finalmente, agregou-se um valor jurídico. O respeito à dignidade da pessoa humana resulta em quatro importantes conseqüências:

a) igualdade de direitos entre todos os homens, uma vez integrarem a sociedade como pessoas e não como cidadãos;

b) garantia da independência e autonomia do ser humano, de forma a obstar toda coação externa ao desenvolvimento de sua personalidade, bem como toda atuação que implique na sua degradação;

c) observância e proteção dos direitos inalienáveis do homem;

d) não admissibilidade da negativa dos meios fundamentais para o desenvolvimento de alguém como pessoa ou a imposição de condições subumanas de vida.

            Porém, esta não é a maneira com que a Dignidade da Pessoa Humana  vem sendo aplicada. Ao contrário, com cautela advertidamente a tutela constitucional se volta em detrimento de violações não somente levadas a cabo pelo Estado, mas também pelos particulares.

            A consagração da dignidade da pessoa humana, como visto, implica em considerar-se o homem, com exclusão dos demais seres, como o centro do universo jurídico. Esse reconhecimento, que não se dirige a determinados indivíduos, abrange todos os seres humanos e cada um destes individualmente considerados, de sorte que a projeção dos efeitos irradiados pela ordem jurídica não há de se manifestar, a princípio, de modo diverso ante a duas pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (314 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com