TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ERA DOS DIREITOS

Por:   •  7/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC

ÁREA DAS CIÊNCIAS DAS HUMANIDADES

AMANDA RUBAS

NATHALIA ULANOSKI

A ERA DOS DIREITOS

        

Xanxerê

2017


                O livro é divido em quatro partes, nas quais é possível entender o caminho histórico que os direitos do homem percorreram, até os dias de hoje. Os direitos do homem nascem em momentos históricos em que podem ou devem nascer, e esses direitos criam força e se multiplicam à medida que o trabalho assalariado começa a fazer parte da sociedade.

            Os fundamentos dos direitos do homem, na qual vivemos  em uma sociedade que a cada dia adquirimos um poder em troca de uma liberdade, e assim nem tudo o que é desejável é merecedor de ser realizado.

A história humana é indecisa, onde o bem e o mal se confundem, dando respostas diversas segundo o ponto de vista em que é interrogado. Na concepção positiva da sociedade entende-se que a função primaria da lei, não é a de libertar mas sim comprimir os atos na qual e função do cidadão. Já na concepção natural é o oposto, que primeiro estão os direitos do cidadão e depois os deveres sendo assim a função do estado se inverte, tendo como função primeiramente os deveres e depois seus direitos.

A teoria e a pratica dos direitos do homem percorrem caminhos muitos distintos, enquanto a teoria cada vez mais multiplica os direitos para talvez cobrir as lacunas deixadas, na pratica ocorre o inverso, esses mesmos direitos não saem do papal por inúmeros fatores.

Porém todas as vezes que a sociedade “exigiu” um direito esta foi atendida, como é o exemplo da proteção aos idosos, não teriam conseguido o benefício de uma lei protetora. Para que esse fato aconteça, foi necessário antes uma lei natural, a qual foi a impulsionadora para que uma lei positiva (escrita) fosse fundada para a proteção dos idosos.

Fala em que o estado era considerado um pai, e os súditos eram seus filhos quais ainda não alcançaram a idade da razão e não podem regular suas próprias ações. Assim parar inverter este ponto de vista fio escrito que pelo estado de natureza nenhum indivíduo pode ter poder de mando sobre o outro.

Esta constituição não proclamava a felicidade de todos, porém ela dava liberdade para que cada súdito pudesse alcançar a sua. Sendo assim o poder procede de cima para baixo e não vice-versa.

Porém numa democracia que toma decisões coletivas, e sempre o indivíduo que decide o que vai querer para si quando deposita o seu voto na urna. Sendo assim a democracia moderna repousa na soberania não do povo, mas dos cidadãos.

 A revolução francesa nos deixou um legado muito importante, o direito a resistência, que pelo simples fato de ser usado já incomoda os que estão no poder. A pena de morte foi um assunto muito discutido por vários filósofos, Contudo entende-se que a pena de morte não é o castigo que irá melhorar a sociedade, e sim abrir brechas para que as pessoas façam “justiça” com suas próprias mãos.

O debate atual sobre a pena de morte faz referência somente a pena de morte judicial que será controlada pelo poder estatal e não, aquela feita por grupos militares.Para se fundar os direitos do homem, necessitam de três momentos, sua proteção, a democracia e a paz. Sem direitos do homem reconhecidos e protegidos não existe democracia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com