TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO LEGISLATIVA DO EAD NO BRASIL

Por:   •  4/5/2018  •  Monografia  •  33.610 Palavras (135 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 135

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Rosangela Quintino

A EVOLUÇÃO LEGISLATIVA DO EAD NO BRASIL

SOROCABA/SP

2010


Rosângela Quintino

A EVOLUÇÃO LEGISLATIVA DO EAD NO BRASIL

Trabalho de Conclusão de curso de Pós-graduação em formação de Educação a distância apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: Prof. Dr.

SOROCABA/SP

2010


Rosangela Quintino

A EVOLUÇÃO LEGISLATIVA DO EAD NO BRASIL

Trabalho de Conclusão de curso de Pós-graduação em formação de Educação a distância apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: Prof. Dr.

Aprovado em:

                                     BANCA EXAMINADORA

_______________________________________________/____/____

              Prof.:

                                  Universidade Paulista – UNIP

_______________________________________________/____/____

              Prof.:

                                  Universidade Paulista – UNIP

_______________________________________________/____/____

              Prof.:

                                  Universidade Paulista - UNIP


DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a minha família e a todas as pessoas que contribuíram direta ou indiretamente para esta realização.


AGRADECIMENTOS

            Primeiramente, agradeço a Deus, pois só por ele é que hoje vivemos neste mundo maravilhoso. Agradeço também a toda minha família, pelo apoio dado em todas as horas que tive que me ausentar para realizar este trabalho.

        .

        

        

“Severino, retirante, pois não sei o que lhe conte; sempre que cruzo este rio costumo tomar a ponte; quanto ao vazio do estômago, se cruza quando se come. Sei que a miséria é mar largo, não é como qualquer poço: mas sei que para cruzá-la vale bem qualquer esforço”.

             (João Cabral Neto – “Morte e Vida Severina)


RESUMO

A história da Educação à distância, apesar de alguns dizerem que é uma idéia nova, possui uma grande trajetória. Pode-se dizer que a educação a distância tem a idade da escrita. Foi marcada por três gerações: a de materiais impressos, de comunicação sincrônica e a dos avanços das telecomunicações. Já no Brasil, foi marcada por uma trajetória de sucessos e alguns momentos de estagnação. Foi também marcada por três momentos que iremos discutir ao longo desse trabalho. O objetivo é verificar se os universitários que utilizam esse modo de aprendizagem, estão calçados pela legislação pertinente e verificar se as mesmas os garantem a esse modelagem de ensino a distância, tendo em vista que o EAD vem registrando crescimento considerável nos últimos anos.

Palavras-chave: EaD, ensino a distância no Brasil, legislação de EaD.


ABSTRACT

The history of the long-distance Education, although some to say that it is a new idea, it possess a great trajectory. It can be said that the education in the distance has the age of the writing. It was marked by three generations: of materials the printed matters, synchronous communication and of the advances of the telecommunications. No longer Brazil, was marked by a trajectory of successes and some moments of stagnation. Also it was marked by three moments that we will go to argue throughout this work. The objective is to verify if the colleges student who use this way of learning, is paved by the pertinent legislation and to verify if the same ones they guarantee in the distance to this modeling of education, in view of that the EAD comes in recent years registering considerable growth.

Word-key: EaD, education in the distance in Brazil, legislation of EaD.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        10

2. HISTÓRIA E A EVOLUÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA        5

2.1 Ensino a distância no mundo        6

2.2 Evolução da implantação do EaD em países desenvolvidos        6

2.3 O ensino a distância no Brasil        6

2.4 Referências do desenvolvimento do EaD no Brasil        6

3. LEGISLAÇÕES APLICADAS AO ENSINO A DISTÂNCIA        5

3.1 Legislações aplicadas à melhoria do EaD         6

4. O EAD E EVOLUÇÃO EM PORTUGAL        5

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        5

REFERÊNCIAS        5

ANEXOS        5


1 INTRODUÇÃO

   

O Ensino a Distância – EaD -  é sem dúvidas hoje a maior inovação do conhecimento no setor educacional. Também pode ser chamado de teleducação e é apresentado pela modalidade de ensino que permite ao aprendiz não estar presente fisicamente num ambiente formal de aprendizagem. A EaD deve ser vista como possibilidade de inserção social e a propagação do conhecimento individual e coletivo ajudando na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. É nesta direção que a Universidade vêem a possibilidade de formar cidadãos conscientes de seu papel sócio político ainda que vivam em regiões onde a oportunidade de ensino de qualidade sejam remotas ou que a vida contemporânea reduza a disponibilidade para novos investimentos educacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (171 Kb)   pdf (663.5 Kb)   docx (90.5 Kb)  
Continuar por mais 134 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com