TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXPOSIÇÃO DE JOVENS NO CIBERESPAÇO ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS TWITTER E WHATSAPP

Por:   •  1/4/2018  •  Resenha  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

EXPOSIÇÃO DE JOVENS NO CIBERESPAÇO ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS TWITTER E WHATSAPP

      A nova era tecnológica da informação e comunicação vêm mudando as relações sociais estabelecidas no espaço virtual. Por meio dessas novas ferramentas o acesso à internet se tornou algo corriqueiro cada vez mais promovendo uma maior interação entre os usuários, sobretudo entre os jovens, parcela significativa que se apropria da convergência tecnológica e seus dispositivos.

     O modo como essa geração entende e utiliza essas redes sociais em foque o twitter e o whatsApp, é um fator extremamente preocupante, pois pode ser algo benéfico enquanto usado para o aprendizado, mas também pode acarretar graves problemas sociais como a superexposição da intimidade dos jovens que geram enormes ameaças a suas vidas privadas tal como o cyberbullying, podendo provocar episódios de violência física ou emocional.

     A internet é um espaço aberto e sem fronteiras em que se acessa o que se quer sem uma devida regulamentação. A geração atual vem passando por diferentes transformações na busca pela inovação e adaptação a momentos e situações que vivenciam aqueles que não seguem os ditames da maioria, podem ser vistos como “caretas” e não ser aceitos em determinados grupos.

     Nas redes sociais acontece o mesmo. Para serem “notados e respeitados” os jovens seguem em busca de ter os mesmo comportamentos, com isso na intenção de fazer crescer a sua lista de amigos esses jovens podem adicionar em suas redes sociais pessoas totalmente desconhecidas. É o caso dos grupos que incentivam a adição em massa, numa iniciativa de aumentar o número de seguidores de um determinado usuário. Seduzido por esse impulso, eles fazem o que o grupo tem como proposta, muita das vezes se expondo demais.

     Nesse sentido surge algo preocupante que pode comprometer a saúde física e psicológica desses indivíduos, o denominado “cyberbullying”. Que se caracteriza pelo aumento de situações de ameaças, insinuações e insultos infringidos por crianças e jovens entre si através de divulgações de vídeos ou fotos de situações constrangedoras que atingem a vítima.

    No que tange os órgãos de fiscalização como o ECA, e o governo de forma geral precisam ter conhecimento da situação para adotar medidas mais eficazes e atitudes de informações, a exemplo de uma orientação escolar adequada conscientizando os pais, professores, diretores escolares, funcionários, alunos e a sociedade em geral que este tema merece atenção e deve ser debatido em todas as instâncias públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com