TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Economia Politica

Por:   •  1/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE DE TEOLOGIA, FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS GAMALIEL – FATEFIG. CURSO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS - BACHARELADO EM DIREITO

Economia Clássica e suas principais correntes

Tucuruí

2021

A ECONOMIA CLÁSSICA E SEUS PRINCIPAIS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

Trabalho apresentado como requisito parcial

para obtenção de nota na disciplina de Economia Politica do curso de bacharelado em direito da faculdade Gamaliel

Prof. Esp. Ivila Renata Mattos

Tucuruí

2021

        A economia clássica veio para opor-se as politicas mercantilista e nasci pós-revolução francesa com aquele que é considerado o pai do pensamento econômico, Adam Smith com sua principal obra A riqueza das Nações, nessa obra ele defende o liberalismo econômico, ou seja, o autor defende uma visão em que o Estado deve intervir de forma mínima na vida dos indivíduos de uma sociedade. Para Adam Smith o estado deveria ter suas atribuições limitados como, por exemplo, cuidar da segurança interna e esterna da sociedade e fazer aquilo que o setor privado não seria capaz.

        Com esse liberalismo econômico clássico o próprio mercado entraria em equilíbrio sem a interferência estatal, seria a “mão invisível” do mercado regulando as leis do próprio mercado, ou seja, as demandas de ofertas e procura por meio da livre concorrência sem interferência do estado, portanto o mercado seria autorregulado com essas forças opostas da oferta e procura.

        Para Adam Smith a especialização da mão de obra geraria uma maior produção e produzira mais riqueza e essa maior produção faria aumentar a concorrência para alcançar cada vez mais mercado e essa exportação traria riqueza para essa nação. Com isso Adam Smith contribuiu de forma significativa para a expansão do comércio e diminuição das barreiras de controles comerciais existentes e essas mudanças foi capaz de promover um aumento da produção dos países por meio da especialização aumentando o consumo, a troca e consequentemente o bem esta da população (APPLEYARD Dennis R. 201 Economia Internacional eBook kidle)

        Outo ponto dessa visão liberal de Adam Smith é que o estado como autoridade soberana garantiria o respeito as regras de forma que os produtos produzidos seria livres de preços preestabelecidos pois esses seriam fixados pelo mercado de acordo com o número de oferta do produto e número de consumidores a procura desse produto.

        Outro defensor do livre comércio, Davi Ricardo, defendia a “teoria das vantagens comparativas”, que é a base do comércio internacional, onde o autor defende que duas nações podem beneficiar-se dos negócios multilaterais mesmo que uma seja menos eficiente que a outra. Para Ricardo a renda da terra é uma interligação dos preços dos cereais, a repartição da renda, aumento da população, o preço da terra, as vantagens recíprocas do comércio internacional e ao nível de salário e subsistência dos trabalhadores (DILVA frazão 2015)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (57.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com