TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental: Sustentabilidade e Ética Empresarial

Por:   •  30/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.445 Palavras (14 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 14

PROJETO PROVISÓRIO

Nome: Fernanda Cardoso de Melo

Título: Educação Ambiental: Sustentabilidade e ética empresarial

                                                   

São Paulo 2016

RESUMO DO PROJETO

Este projeto tem por meta demonstrar questões essenciais à utilização do preceito da sustentabilidade como um direito-dever jurídico a ser considerado e imposto no âmbito empresarial. Para alcançar esse o objetivo, vai ser utilizado o método dedutivo, instrumentalizado em uma pesquisa bibliográfica, com a finalidade de se aplicar a questão da sustentabilidade nas empresas em geral.

Apesar das discussões a respeito dos caminhos teóricos do desenvolvimento sustentável, é preciso situar o debate num campo de aplicação prática, de modo que, nesse texto, busca-se o delineamento de eixo negocial da aplicação da sustentabilidade, pelo âmbito econômico empresarial, como algo pragmático, a ser adotado em cada uma das atividades, conforme suas características básicas.

É sabido que o Estado por si só, possui limitações para combater a questão ambiental, e sem o apoio da própria sociedade e do meio empresarial, não é uma tarefa fácil de se cumprir.

Dessa forma, pela autorregulamentação, o meio empresarial passa a se autorresponsabilizar pela sustentabilidade aplicada à sua atividade, contribuindo assim, para a sua eficácia. Para isso, o espaço jurídico da autorregulamentação deve ser mais amplo, mais vasto, passando-se dos discursos sobre o desenvolvimento sustentável, para se chegar à pragmática negocial da empresa.

 

Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável; sustentabilidade; autorregulamentação; empresa. .

INTRODUÇÃO

As ações para se proteger e preservar o meio ambiente são de fundamental importância para se assegurar uma melhor qualidade de vida. Entretanto, os atos de hostilidade ao meio ambiente são ainda corriqueiros, assim é preciso criar diversas ações com o objetivo de minimizar os impactos causados. Tem-se em mente que a falta de informação, conscientização e, ainda mais, a falta da educação ambiental são fatores causadores da degradação do meio ambiente.  

Pode-se constatar que diversas empresas contribuem com a poluição do meio ambiente, lançando seus efluentes industriais de diversas naturezas, causando contaminação da água, solo e ar. Estas empresas muita vezes não possuem profissionais qualificados e a falta de edução formal, são responsáveis pelos mais devastados problemas ambientais.  

As empresas deveriam se preocupar com as questões ambientais, agindo e atuando de maneira séria e correta, tomando consciência e sensibilizando as pessoas envolvidas com as atividades produtivas e poluidoras, desenvolvendo programas para redução do consumo e do desperdício, e também a descontaminação e tratamento dos efluentes industriais, com a finalidade de minimizar os problemas ambientais de procedência industrial.

A forma como são utilizados os recursos naturais, associado à expansão  industrial, geram problemas socioambientais. Dependendo do tipo de atividade industrial, algumas empresas poderão ser uma ameaça à qualidade de vida. Empresas dos mais variados setores, podem ser muitas vezes muito agressoras ao meio ambiente.

O homem usa a natureza como se fosse uma fonte inesgotável de recursos, praticando um modelo não sustentável e, como consequência, ocorrem desmatamentos, queimadas, escassez de água para consumo humano, erosão, poluição e diversos fenômenos climáticos, além da perda de biodiversidade e exclusão social, causando danos às diversas formas de vida no planeta. (REGO, 2004, p. 1-3).

OBJETIVO DA PESQUISA

O objetivo proposto pelo projeto é mostrar que, se as empresas, seguirem o modelo de orientação empresarial focada na Sustentabilidade Econômico-Ambiental-Social, obterá vantajosos resultados.

Dessa forma, as empresas que pautarem na orientação empresarial com o foco  na Sustentabilidade, obterão ganho e rentabilidade nas suas ações e melhoria da atuação  financeira.  

A primeira parte da pesquisa será da forma bibliográfica e documental, para a obtenção de elementos teóricos e estruturação da tese;

A segunda etapa será a elaboração de roteiro que permitirá a formatação dos estudos de casos;

A terceira etapa será a redação final do relatório, incluindo revisão do texto, que propiciará conhecer, analisar, criticar e vivenciar estudos de casos, buscando soluções práticas por meio dos princípios e Códigos de Ética Empresarial.

Está pesquisa demonstrará como as empresas devem se preocupar com o meio ambiente e assegurar que a sociedade tenha como base a questão da sustentabilidade.  

JUSTIFICATIVA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (151.2 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com