TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGÍSTICA REVERSA: UM GRANDE ALIADO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E EMPRESARIAL

Por:   •  13/10/2015  •  Artigo  •  4.725 Palavras (19 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 19

LOGÍSTICA REVERSA: UM GRANDE ALIADO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E EMPRESARIAL

-

Resumo:

Enquanto a logística tradicional trata do fluxo de saída dos produtos, a Logística Reversa tem que se preocupar com o retorno de produtos, materiais e peças ao processo de produção da empresa. Considerando o crescimento do consumo, o volume de matéria-prima e a preocupação com o meio ambiente, as empresas necessitam reestruturar seus processos logísticos, planejando e implantando o sistema de logística reversa como complemento do processo logístico. E, devido ao maior rigor de legislação ambiental, a necessidade de reduzir custos e a necessidade de oferecer mais serviços por meio de políticas de devolução mais liberais, as empresas estão não só utilizando uma maior quantidade de materiais reciclados como também se preocupando com o descarte ecologicamente correto de seus produtos ao final do seu ciclo de vida. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo mostrar um direcionamento a cerca do crescente interesse das empresas pela logística reversa como fator fundamental para processo de revalorização dos bens manufaturados e a preocupação com o meio ambiente, apresentando a importância da logística reversa para a empresa e alguns aspectos sob o enfoque econômico, legislativo e ecológico, que apesar da utilização da mesma possa trazer custos para a empresa, pode reduzir consideravelmente os custos durante o processo produtivo, economizando recursos materiais e naturais conforme apresentado em tópico específico. No decorrer do artigo poderá ser observado que a logística reversa é uma tecnologia que atua em várias áreas, contribuindo no gerenciamento estratégico das empresas, dando em alguns momentos mais competitividade às empresas.

Palavras-chave: Logística reversa, legislação ambiental, matéria-prima.

___________________________________________________

1.         Autora  do Artigo, acadêmica do 6º período de Administração;

INTRODUÇÃO

          A logística reversa, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (estabelecida pela lei 12.305 de 2/08/2010), pode ser definida como “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”. É, assim, um segmento da cadeia de suprimentos que aborda os diversos processos logísticos de produtos que já foram vendidos, tanto aqueles que se referem ao fluxo de retorno de produtos que foram entregues contendo algum tipo de problema, que necessitam de consertos ou  que o fabricante assume a responsabilidade sobre o mesmo, após sua vida útil, ou aqueles produtos que serão destinados a venda ou reciclagem, produtos que tenham sido originários do comércio, indústria, ou residências. Alternando entre ações simples como revenda de um produto e  até processos mais elaborados como: coleta, inspeção e separação, que se dá a reciclagem. Envolve, basicamente, todas as operações relacionadas à reutilização de produtos e materiais, na busca de uma recuperação sustentável.

           Essa prática vem despertando um interesse crescente nas organizações empresariais e nas pesquisas científicas, uma vez que torna possível melhorar o desempenho e a competitividade das organizações. Dentro desta ótica, a logística reversa e o estudo dos canais de distribuição reverso, se destacam como uma nova área de estudo da logística empresarial que planejam, operam e controlam o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros. Conforme levantamentos efetuados no decorrer da pesquisa, é possível visualizar os seguintes fatos:

• A devolução de mercadorias tem se tornado uma prática comum dos clientes de varejo, visto seu alto nível de exigência;

• Os produtos tornam-se obsoletos cada vez mais rapidamente devido ao avanço tecnológico, o que obriga as empresas a eliminarem tais produtos da forma mais econômica possível;

• As possibilidades de reutilização de materiais por meio da reciclagem, recondicionamento ou outro tipo de reaproveitamento, para a produção de novos produtos com menores custos;

• Economia de recursos, gerando ganhos financeiros.

           As empresas estão tomando um comportamento ambiental ativo, transformando uma postura passiva em oportunidades de negócios, segundo Lora (2000). O meio ambiente deixa de ser um aspecto para atender as obrigações legais e passa a ser uma fonte adicional de eficiência. No atual cenário econômico, muitas empresas procuram se tornar competitivas, nas questões de redução de custos, minimizando o impacto ambiental e agindo com responsabilidade. E descobriram que controlar a geração e destinação de seus resíduos é uma forma a mais de economizar e que possibilita a conquista do reconhecimento pela sociedade e o meio ambiente, pois não se trata apenas da produção de produtos, mas a preocupação com a sua destinação final após o uso.

A função de cada setor no processo:

Consumidores: devolver os produtos que não são mais usados em postos (locais) específicos.

Comerciantes: instalar locais específicos para a coleta (devolução) destes produtos.

Indústrias: retirar estes produtos, através de um sistema de logística, reciclá-los ou reutilizá-los.

Governo: criar campanhas de educação e conscientização para os consumidores, além de fiscalizar a execução das etapas da logística reversa.

        O presente artigo tem por finalidade fazer uma análise sobre a logística reversa, demonstrando porque a essa atividade tornou-se evidente nos dias atuais. Considerando o fato de que existe um escasso referencial bibliográfico acerca do tema, o que dificulta a obtenção de informações e uma visão mais abrangente e didática sobre este assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (182.8 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com