TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola Penais

Por:   •  21/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.965 Palavras (16 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 16

O feudalismo foi o sistema socioeconômico que precedeu o capitalismo na Europa ocidental. Toda organização medieval baseava-se em um sistema de serviços e obrigações mútuos, envolvendo toda a hierarquia feudal. Não havia leis como conhecemos hoje sendo as relações sociais governadas pelos costumes vigentes no feudo. A posse ou o uso da terra pressupunha certos serviços ou pagamentos costumeiros, em troca de proteção. O senhor era tão obrigado a proteger o servo quanto esse era a lhe pagar, em troca, com uma porção de sua colheita ou com sua força de trabalho. A instituição e econômica básica era feudo, que tinha duas classes distintas; senhores e servos.(p18).

No sistema centralizador, tambem denominado comunismo, que existiu, por exemplo, na ex-união soviética, as decisões econômicas são tomadas por órgãos políticas, havendo, portanto, coincidência de planos decisórios políticos e econômicos. Outra importante característica desse sistema produtivo, que o diferencia dos demais e fato de os órgãos estatais responsáveis pelas decisões econômicas (o que e quanto sera produzido; como sera produzido; a quem sera destinado o que foi produzido) serem estruturas centralizadas, exatamente por isso ele e denominado sistema centralizador.(p18).

No capitalismo, a produção de mercadorias e orientada para o mercado, há propriedade privada dos meios de produção. O capital consiste nos instrumentos ou em outros meios de produção. O comportamento maximizador e individualista de cada agente e baseado no cumprimento de leis e contratos . existem duas classes distintas: capitalista( detentores dos meios de produção) e trabalhadores(mercadoria de trabalho).  

No sistema capitalista, o excedente econômico tem um dono, enquanto no sistema socialista esse excedente não e apropriado por um agente individual. Outra característica muito importante do sistema capitalista e a existência do sistema financeiro, fundamental para que os recursos sejam alocados de modo eficiente na economia e para que sejam obtidos recursos aos projetos com maior produtividade. O sistema financeiro e responsável pela intermediação na sociedade dos poupadores e empreendedores.

Interessante notar que, em uma economia de mercado, a administração dos bens econômicos e feita de forma descentralizada. A inexistência de um planejamento central, responsável pela coordenação do que deve ser produzido e consumido em um pais, poderia, a principio, significar que a economia operaria em um verdadeiro caos. Afinal, são milhões de consumidores e empresas tomadas decisões sobre o que comprar, o que produzir, em que área trabalhar etc.

Os principais elementos de uma economia de mercado são:

Capital: estoque de fatores de produção( maquinas, equipamentos ,instalações etc.)que são utilizados na reprodução de bens e serviços;                                                                                     propriedade privada dos bens de capital: capitalista;                                                                                    trabalho assalariado: trabalhador comercializa sua força de trabalho no mercado em troca de um salario com qual adquire os produtos necessários a sua sobrevivência;                                                                                                                                                 existência de moeda: ativo financeiro com aceitação generalizada na sociedade, não rende juros e pode ser usado na aquisição direta e imediata de qualquer outro produto(liquidez imediata).(p19)

Existente desde o fim do século XIX, a microeconomia e o ramo da ciência econômica que analisa a formação de preços em mercados específicos, ou seja, como as empresas e os consumidores interagem e decidem qual o preço e a quantidade de um determinado bem ou serviço em mercados específicos. A analise possui um foco micro- de um lado estão as unidades de consumo, denominados famílias(teoria da demanda) de outro encontramos as unidades de produção, chamadas de empresas (teoria da oferta).(p35)

Os economistas utilizam o termo mercado para descrever um grupo de compradores e vendedores de um determinado bem ou serviço em um determinado momento do tempo. Trata-se de um conceito amplo que não esta restrito a uma localidade especifica. O conjunto de compradores e o de vendedores de um determinado produto correspondem, respectivamente, a demanda e a oferta. (p35).

Em uma economia de mercado, são as forças de demanda e oferta que determinam a quantidade total produzida de cada bem epreço pelo qual ele será vendido. Essas forças de mercado que determinam a quantidade e o preço de um determinado bem ou serviço são comumentedenominadas lei da oferta e demanda.(p35)

Regulação econômica tipicamente refere-se à imposição, por parte do governo, de restrições às decisões das firmas, como preços, quantidade, limitações à entrada de novas firmas ou controle de saída Quando uma indústria é regulada, sua performance, em termos de eficiência produtiva e alocativa, é determinada pela interação de forças de mercado e decisões públicas de governo.(p.36).

Os consumidores escolhem, dentre os produtos disponíveis no mercado, aqueles que proporcionem maior satisfação (utilidade).o processo de escolha do agente econômico pode ser entendido por meio de um modelo bastante simplicado em que consideramos apenas dois produtos e diferentes combinações desses produtos. (p38)

Suponhamos primeiro que existia um conjunto de quatro cestas igualmente desejáveis por um determinado consumidor-padrão. (p38).

A demanda refere-se a um conjunto de determinado produto ou serviço que o consumidor deseja adquirir em certo período de tempo.(p.41).

A quantidade demandada, por sua vez, refere-se à quantidade de uma determinada mercadoria ou serviço adquirida a um determinado preço. A quantidade demandada de um bem ou serviço reduz quando seu preço aumenta. Dizemos então que a quantidade demandada varia de forma inversamente proporcional a seu preço, sendo definida como a quantidade de que o agente compraria  aquele preço.

Já a quantidade demandada pelo mercado de um bem a um determinado preço  o total que todos os consumidores do mercado consumiriam aquele preço. (p42)

Efeito substituição: se um produto possui substituto, isto e, outro produto que atenda a mesma necessidade do indivíduo, quando seu preço aumenta, o consumidor passa a adquirir os produtos substituto reduzindo a quantidade demandada do primeiro produto.(p43).

Efeito renda: quando o preço do produto aumenta, o consumidor perde poder aquisitivo e a demanda desse produto diminui.

A teoria da firma é a parte da teoria microeconômica que se dedica a estudar o comportamento da firma (empresa), principalmente no que se refere ao produto final, seu preço e o grau de utilização de sua capacidade produtiva. O termo firma é utilizado pelos economistas como sinônimo da palavra empresa e se refere ao conjunto de contratos, instalações, maquinário e equipamentos que permite a produção de bens e serviços.(p50)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com