TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Farsa da Reciclagem

Por:   •  8/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.524 Palavras (7 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Monique Alvares Duarte Lima

Matricula: 20191112450

Desserviço ao Consumidor

A Farsa Da Reciclagem

        

        Fortaleza / CE

2023

EPISÓDIO 04 – A FARSA DA RECICLAGEM

Resumo do Episódio

O plástico está em todos lugares, é uma crise global gigante, não tem como acaba reciclando, a indústria do plástico enganou todos. Os plásticos são essências no mundo moderno, são as maravilhas da vida moderna. O plástico é terrível e durável demorar centenas de anos para se biograda. Reciclar plástico é um grande negócio global, a maioria dos plásticos não está sendo reciclado só 9% de todo o plástico foi reciclado o restante foi queimado e jogado em aterro. O plástico único aquela sacola, aquele copo de café, sua garrafa de agua, o Conselho Americano criou as setas que indicam a reciclagem, para ajudar as pessoas a dividirem o lixo.

A China tem sido o maior lugar de reciclagem de plásticos, em 2017 comprava ¾ da sucata do mundo, nenhum lugar se prejudicou mais com a proibições na China do que o Sudeste Asiático.  A Malásia já tem mais de 20 galpões ilegais para guarda lixo de todo o planeta. Na fábrica ilegal eles queimam ilegalmente o lixo, sendo comprovando o aumento do câncer devido a poluição.

O governo se importa apenas com o lucro e não está nem aí para a poluição. Só existe uma solução a proibição do plástico estrangeiro seria um monitoramento e não uma solução. O Sudeste asiático está lutando contra o desperdiço de plástico e alguns países incluindo os Estados Unidos se juntaram na luta. San Francisco proibiu as sacolas plásticas, várias cidades no Texas se uniram, em junho 2014 aprovou a lei da proibição das sacolas, o caso foi bate na Suprema Corte do Texas e foram coletados dados, para acabar com a lei. A cidade ainda achava que tinha uma chance de a lei permanecer. O objetivo do recurso é decidir se o decreto de Laredo contra sacos plásticos de uso únicos é valido e legal. Para indústria petroquímica havia muito mais em jogo do que apenas sacolas plásticas

Em 2018 a atenção estava toda tomada para a suprema corte do Texas decidiu que a proibição de sacolas plásticos em Laredo Viola a Leis Estaduais, a Suprema corte reverteu a proibição de sacos em Laredo, seis meses após a proibição da Suprema Corte as partes interessadas se reuniram para discutir seus próximos passos. Diversas doenças surgem em pessoas por morar perto das fabricas petroquímicas, como o câncer, TDAH. Produzindo 10 toneladas por segundos, emitido uma fumaça poderosa.

BPA – informam que vários problemas de saúde, associados ao BPA e de se preocupar pois até o feto é prejudicado, prejudicando assim vários órgãos do corpo.

É planejam o aumento de três vezes mais até 2050. A aliança foi criada para o fim do plástico e em buscar de soluções, a perguntar é “ o que podemos fazer ‘’ para que seja desperdiço zero, bastante essencial é o comportamento individual que é de grande impacto.

Opinião e resenha critica.

É triste assistir uma serie dessa e ver que o planeta está se acabando em plásticos, e que o que me deixa mais chocada é saber que cada dia mais precisamos deles, mais será que precisamos, é uma minissérie que irei indicar para várias pessoas assistir não apenas a Farsa do reciclagem como os outros episódio também, mais esse deixa um impacto bastante desagradável na gente pois todos usamos plásticos e as vezes até mesmo preferimos em festa, por pura preguiça de não ter louça para lavar é muito triste fazer parte dessa história e eu estarei me moldando a partir de hoje cada vez mais para a utilização do plástico porque não são apenas a sacolas, temos vários itens de plásticos como foi mostrando no filme mesmo, os detergentes, sabão líquidos, desinfetantes, fico imaginado os potes de sorvetes, aquelas velhas marmitas plásticas que usamos para guarda comida, e quando vamos no supermercado já vir várias pessoas colocando uma sacola dentro da outra.

As empresas vendem produtos de plásticos como se fossem recicláveis isso é um absurdo pois muita gente não tem noção disso, fora que isso é uma pratica recorrente nas empresas, usam os símbolos de reciclagem para mostrar o cliente que aquele produto é reciclável mesmo sem ser, apenas para marketing. É isso que vendo no episódio da farsa da reciclagem e o nosso meio ambiente como fica, a poluição, as doenças relatadas no episódio.

Sendo que a maioria desses plásticos acaba indo para aterro, praias, entupido bueiro aonde ocorre alagamentos na nossa cidade e no nosso país devido a nossa própria falta de educação, de jogar um copo de plástico, uma sacola, um prato descartável na rua como já vir.

E o que me deixar mais triste e saber que eu faço parte disso, mais que a partir do momento que assistir o episódio no caso a serie comecei a mudar minhas atitudes e espero que continue assim, pois meus netos e bisnetos não merecem um mundo assim.

CF/CDC/SUM/JUR

Na nossa Constituição Federal de 1988 expressa em seu Artigo 225:

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

  • § 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:
  • § 2º Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.
  • § 3º As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.
  • § 4º A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.
  • § 5º São indisponíveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais.
  • § 6º As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei federal, sem o que não poderão ser instaladas.
  • § 7º Para fins do disposto na parte final do inciso VII do § 1º deste artigo, não se consideram cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais, conforme o § 1º do art. 215 desta Constituição Federal, registradas como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro, devendo ser regulamentadas por lei específica que assegure o bem-estar dos animais envolvidos. (Incluído pela EC 96/2017)

LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 

Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências.

LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990.

Art. 6º São direitos básicos do consumidor:

        I - a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos;

III - a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem;             

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (208.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com