TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação de Litisconsórcio

Por:   •  7/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

1- Supondo a formação de um litisconsórcio ulterior, a assistência litisconsorcial forma um litisconsórcio simples ou unitário?

A assistência litisconsorcial representa uma forma de intervenção de terceiros em um processo. Para o caso de formação de um litisconsórcio ulterior, o assistente litisconsorcial constituirá um litisconsórcio unitário em que o tratamento dado para as partes deverá ser uniforme, caso em que os atos e as omissões de um não prejudicarão os outros, mas somente os poderão beneficiar na lide. Ou seja, os atos benéficos praticados, beneficiarão a todos, já os atos prejudiciais só valem caso forem praticados por todos os litisconsortes.

Esse regime, portanto, só ocorrerá nos casos de substituição processual, pois, o assistente litisconsorcial é um substituído, que, poderia ter ingressado no processo como parte, porém, não optou, mas logo em seguida resolve ingressar no mesmo processo como um assistente litisconsorcial. Um exemplo desse regime jurídico é o caso de um condomínio invadido onde, de início, somente um condômino resolve ingressar uma ação a favor da proteção do mesmo, e após certo período de tempo outro condômino resolve atuar como um assistente litisconsorcial para representar, também, na defesa do bem comum. Ou seja, o assistente, no caso o condômino, poderia ter sido parte do processo, porém opta a vir após algum tempo na condição de assistente. O resultado da mesma, então, será de modo uniforme para todos e a contestação do réu será compartilhada entre os vários litisconsórcios.

Se constituirá, então, uma triangulação processual, uma relação jurídica entre o assistente, o assistido e o adversário. Havendo assim, um reflexo direto entre eles na esfera jurídica pela decisão da lide. Outro exemplo, seria o caso de uma propositura de uma ação de somente um passageiro contra uma companhia área, e que posteriormente outro passageiro ingressasse na defesa do mesmo interesse, sendo considerado, assim, um assistente litisconsorcial. Pois, o mesmo poderia ter participado do processo como parte, destaca-se, como litisconsorte do assistido, porém, por circunstâncias pessoais ficou de fora da relação jurídica processual originariamente instaurada entre o assistido e seu adversário. Assim, futuramente ele será diretamente atingido pelos efeitos da sentença proferida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (26.6 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com