TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Função do Direito

Por:   •  16/11/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 2

Função do Direito: buscar forma de se expressar e interpretar e chegar a um objetivo.

Estabilizar ou fixar certos momentos ou movimentos da vida social, com base nas diferentes formas de expressão e interpretação.

Eduardo Garcia Máynez

3 noções distintas:

  1. Direito Formalmente Valido: quando ele passa ter existência. Só passa a existir depois de publicada. Refere-se a vigência da norma, ou seja, ao conjunto de requisitos essenciais a que deve uma norma jurídica obedecer para ser considerada obrigatória.
  2. Direito Intrinsicamente (essencial) Válido: referencia a justiça (certo versus Errado), para ser valido precisa-se ter uma fundamentação, ou seja, o porquê do existir.  É o direito que visa normas de justiça, dotado de um fundamento ético, com base na relação da diferença entre o certo e o errado, visando sempre o motivo de sua existência.
  3. Direito Positivo: Não basta que tenha fundamentação, não basta que seja publicada ela tem que ter efeitos (eficácia). Independe da validez formal e da formal intrínseca da norma, não é outra coisa se não o direito eficaz, isto é, efetivamente cumprido no seio de uma comunidade.

Na falta de algum desses requisistos acima gera uma:

Omissão Inevitável da Lei que é a inaplicabilidade da norma, a invalidez da norma.  Em caso de omissão inevitável da lei o Juiz decidirá de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais do direito, conforme o que determina o artigo 4° da lei da introdução do código civil.

Conforme vai se desenvolvendo a sociedade as leis vão se alterando, modificando.

Emenda: o conteúdo não muda, só sofre alteração para que a lei tenha mais efeito. A palavra da lei conserva-se imutável, mas sua acepção sofre um processo de alteração, enriquecimento, mantendo quase intocável a sua conotação originaria.

Revogação: quando a lei é extinta. Ocorre quando a lei esta em desuso, não tem mais operabilidade, ou seja, não tem mais motivos de existir devendo ser extinta.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com