TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Prevenção e Repressão

Por:   •  18/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

  1. Avaliação à Distância 1

Unidade de Aprendizagem: Gestão da Prevenção e Repressão à Violência

Curso: Segurança Pública

Professor: Fabricio Berto da Silveira 

Nome do aluno: Julio Thierry Jimy P.S

Data: 20-09-2019

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão Única (10 pontos) 

A Gestão Estratégica (sinônimo de administração estratégica ou de gerenciamento estratégico) é um instrumento necessário para a construção e consecução de objetivos estratégicos e táticos da moderna gestão da segurança pública. Gerenciar estrategicamente é estar em constante prospecção, isto é, antecipar cenários. Ser proativo, em Segurança Pública, é desenvolver ações que diminuam a oportunidade para que aconteçam fatos delituosos. Os órgãos policiais realizam a prevenção, através dos atos de polícia ostensiva, e a repressão, através dos atos instrutórios/apuratórios.

No cenário das nuances do recrudescimento da violência no Brasil, percebe-se que o Roubo de cargas é um fenômeno criminal e indiscutivelmente o fator responsável pelo maior aumento dos custos operacionais das empresas. As cargas mais visadas pelas organizações criminosas são aquelas com alto valor agregado e de fácil distribuição no mercado ilícito da receptação. O roubo de cargas está associado, geralmente, a outras modalidades de crimes como o tráfico de drogas, de armas e a corrupção, dentre outros. Esse tipo de delito cresceu muito nas duas últimas décadas e o prejuízo das empresas de transporte de cargas acompanha esse crescimento.

Partindo desta premissa, faça uma pesquisa sobre o tema “roubo de cargas”, sob a perspectiva da prevenção e repressão à violência, e elabore um texto (de duas laudas aproximadamente), abordando, necessariamente, os seguintes tópicos:

a) principais características do roubo de cargas no Brasil; e

b) inteligência policial e análise criminal como ferramentas de prevenção e repressão ao roubo de cargas.

O roubo de cargas no Brasil coloca o nosso país como um dos mais perigosos do mundo. A conclusão é da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, a Firjan, que elaborou um estudo sobre o setor.Somente no ano de 2015, foram quase 20 mil ocorrências de roubo de cargas no Brasil. A região Sudeste lidera com os casos com 85,8% das ações criminosas, sendo 33,54% no Rio de Janeiro e 48,47% em São Paulo.

Os crimes nos demais estados estão na proporção de: Nordeste 6,56%, Sul 4,87%, Centro-Oeste 2,11% e Norte 1,15%. Todas essas ocorrências geram um prejuízo de mais de seis bilhões ao mercado.Esse estudo revelou também um crescimento das investidas dos bandidos nos últimos anos. Em 2011, os casos eram 50% menores.

Um levantamento da FreightWatch International indica que 37% dos assaltos ocorrem pela manhã e 20% durante a madrugada. A maioria das ocorrências acontecem em vias urbanas com 75% e os 25% restante em rodovias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (253.7 Kb)   docx (547.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com