TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do Direito

Por:   •  26/3/2023  •  Resenha  •  4.551 Palavras (19 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 19

        

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO METROPOLITANO DA AMAZÔNIA

CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

[pic 2]

PLANO DE ENSINO

CURSO:Bacharelado em Direito.

DISCIPLINA: ECONOMIA

CÓDIGO DA TURMA: DIR10M1

PERÍODO: 10º período.

SEMESTRE LETIVO: 2023/1

CH SEMANAL: 2h

CH TOTAL: 40h

DOCENTE:  Prof. M.Sc.Mauro Antônio Melo da Silva

EMENTA:

Fundamentos da Economia Política: Conceitos Básicos. Doutrina clássica, neoclássica, keynesiana, neokeynesiana, liberal e neoliberal. Conceitos Básicos de Economia; Estrutura de Mercado. Noções de Microeconomia e Macroeconomia. Noções de Comércio Internacional - A Economia na atualidade.

COMPETÊNCIAS:

  • Interpretar e aplicar as normas (princípios e regras), observando a experiência estrangeira e comparada, quando couber, articulando o conhecimento teórico com a resolução de problemas;
  • Aceitar a diversidade e o pluralismo cultural;
  • Demonstrar competência na leitura, compreensão e elaboração de textos.

HABILIDADES:

  • Possuir visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem;
  • Ter capacidade de análise, argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos sociais;
  • Ter postura reflexiva indispensável ao desenvolvimento da cidadania.

INTERDISCIPLINARIDADE:

A interdisciplinaridade constitui condição eficaz para a melhoria da qualidade do ensino do Direito, uma vez que orienta à interligação dos saberes para a formação globalizada dos operadores da área. Por este motivo, esta disciplina propõe relacionamento direto com outras disciplinas, como a disciplina de CIÊNCIA POLÍTICA relacionando o conteúdo: Natureza e Objeto da Ciência Política e Definições da Política, com o conteúdo Fundamentos da Economia Política: Conceitos Básicos das Doutrinas clássica e Neoclássicas, de ECONOMIA.

OBJETOS DE CONHECIMENTOS (CONTEÚDOS)

UNIDADE

CH EM SALA

CH

A.S.O[1]

CONTEÚDOS

Unidade I

Fundamentos da Economia Política

12h 30m

2h 30m

  • Conceitos Básicos de economia
  • Os Problemas Econômicos
  • Os Sistemas Econômicos
  • Doutrina clássica, neoclássica.
  • Teoria keynesiana e neokeynesiana.
  • Teoria Liberal e Neoliberal.

Unidade

II

Estrutura de Mercado e Noções de Microeconomia e Macroeconomia.

12h 30m

2h 30m

  • Concorrência perfeita, Monopólio e Oligopólio.
  • Concorrência Monopolista, Monopsônio, Oligopsônio e Monopólio Bilateral.
  • Ação Governamental e os Abusos de poder econômico nos mercados.
  • Economia e direito (Teoria dos mercados e políticas Macroeconômicas).
  • Microeconomia (Oferta e Demanda)
  • Macroeconomia (Política Fiscal, Monetária, Cambial e Comercial)

Unidade III

Noções de Comércio Internacional.

A Economia na atualidade (Os grandes Desafios Econômicos)

8h 20m

1h 40m

  • A Economia mundial e o Comércio internacional.
  • A economia da desigualdade
  • Economia Solidária

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS / RECURSOS DIDÁTICOS / CENÁRIOS

Visando o pleno aprendizado e levando-se em consideração a necessidade e a realidade da turma, serão desenvolvidas na presente unidade curricular as seguintes estratégias de ensino:

(Escolha quais os procedimentos metodológicos que você usará nas suas aulas)

Apresentação plano de ensino: no primeiro dia de aula será apresentado o plano de ensino, informando a importância da unidade curricular na formação do discente em Bacharelado em Direito e seu planejamento. Após 20 a 30 dias, o plano será reapresentado para socialização com os demais discentes ausentes no primeiro dia de aula. Serão entregues os roteiros teóricos das aulas. Ressalta-se que o Plano de Ensino pode ser alterado pelo docente ao decorrer do semestre, avisando-se previamente a turma e sob a aprovação e consentimento da coordenação do curso.

Aulas expositivas e dialogadas: são aulas em que o docente utilizará recursos audiovisuais e/ou quadro magnético, piloto e objetos auxiliares para expor o conteúdo. Todas as aulas serão contextualizadas inicialmente com a apresentação da base teórica relacionada com os aspectos práticos da aplicação do Direito.

Feedback: o feedback é uma ferramenta de aprendizagem e aprimoramento do trabalho desenvolvido nos bimestres, sendo realizado após cada avaliação regimental e/ou ao longo da realização das atividades solicitadas. Em momento oportuno, os discentes serão orientados quanto ao desenvolvimento de competências (conhecimento, habilidades e atitudes), de forma a consolidarem acertos e corrigirem erros no processo de formação.

Metodologia da Problematização: são aulas com a apresentação de casos/problemas contextualizados dentro do universo jurídico para serem analisados individualmente ou em grupos seguindo os passos da observação da realidade, ponto-chaves, teorização; hipóteses de solução e aplicação à realidade (prática) e normativa legal.

Aplicação de Exercícios de Fixação: são aulas com a resolução de exercícios para consolidar o conteúdo proposto

Resolução de Situações Problema elaborados pela docente da disciplina, contendo um caso hipotético que trate sobre a temática dos recursos processuais, cujo conteúdo, habilidades e competências serão originários de acordo com as unidades curriculares. O aluno deverá analisar a situação e buscar soluções possíveis ou ainda discutir de forma doutrinária e/ou jurisprudencial as diferentes posições para deslinde da situação.

Mapa mental: Consiste na construção gráfica de informações ramificadas, em forma de árvores, com raízes e galhos ou mesmo em forma visual de neurônios, elaborado a partir de uma ideia central, a qual se articulam palavras ou frases curtas, a fim de levar ao desenvolvimento de uma linha de raciocínio. O mapa mental é mais amplo e possui maior flexibilidade de ideias, isto permite maiores discussões e debates em torno da construção dos elementos do mapa mental. VÍDEO: “Como Fazer um Mapa Mental”. Link de acesso:

 https://www.youtube.com/watch?v=8Fgexqy5c9E

Estudo de caso: Uma estratégia de pesquisa que responde às perguntas “como” e “por que” e que foca em contextos da vida real de casos atuais que utiliza, geralmente, dados qualitativos, com o objetivo de explicar, explorar ou descrever fenômenos atuais inseridos em seu próprio contexto.

Estudo de texto: são aulas em que acorrem a exploração de ideias de um autor a partir do estudo crítico de um texto e/ou a busca de informações e exploração de ideias dos autores estudados.

Discussão e debate: são aulas que sugerem aos educandos a reflexão acerca de conhecimentos obtidos após uma leitura ou exposição, dando oportunidade aos alunos para formular princípios com suas próprias palavras, sugerindo a aplicação desses princípios.

Atividade de pesquisa: são aulas pautadas no desenvolvimento de pesquisas com a obtenção de dados para a aplicação em resolução de situações concretas ou hipotéticas.

Atividade Suplementar Orientada (A.S.O.): Leitura e interpretação de textos e/ou outros materiais acadêmico-científicos através de pesquisas na internet e levantamento bibliográficos solicitados ao término de unidade.

        

RECURSOS DIDÁTICOS:

Datashow; computador; textos; vídeos, biblioteca (Física e virtual) e internet e/ou outros materiais acadêmico-científicos, (livros, periódicos / revistas científicas), quadro branco, pincel para quadro branco, caixa de som, resma de papel branco tamanho A4, impressora, caneta esferográfica e caderno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)   pdf (253.8 Kb)   docx (395.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com