TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS

Por:   •  13/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.554 Palavras (19 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 19

COLÉGIO LAPA

JOSÉ EDVAN DOS SANTOS

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS

SÃO PAULO

2022

COLÉGIO LAPA

JOSÉ EDVAN DOS SANTOS

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS

Trabalho apresentado como parte dos requisitos para conclusão do Curso de Especialização em Avaliação de Imóveis.

SÃO PAULO

2022

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS        5

2.1 O conceito de avaliação        5

2.2 O conceito de avaliador        6

2.3 Dos processos de avaliação        7

2.4 Análise de diferentes tipos de imóvel        9

DA DEFINIÇÃO DE VALOR        13

AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS        14

4.1 Metodologias        14

CONCLUSÃO        16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        17

  1. INTRODUÇÃO

A avaliação de imóveis constitui importante parte do processo de análise de propriedades imobiliárias, uma vez que através desta não somente se é possível estimar as condições físicas do bem e suas possíveis necessidades de reparos, como também seu entorno e como isso influi em seu valor mercadológico, diante de outros bens disponíveis no mercado.

Inserido em um atual contexto social em constante e rápida transformação, especialmente nos setores de comunicação e tecnologia, e diante de um mercado altamente competitivo, o avaliador de imóveis deve se mostrar a par de tais circunstâncias para atender ambas as demandas, cliente e mercado, da forma mais eficiente possível.

A avaliação de imóveis insere-se em um processo complexo e multifatorial que, na ânsia de alcançar resultados satisfatórios, deve ser realizado por um profissional credenciado e em boa conformidade com as expectativas do setor e do mercado. Para tal, inúmeros fatores devem ser considerados e reconhecidos pelo avaliador, em vias de realizar uma análise proveitosa e eficiente no imóvel a ser vendido ou locado. Por proveitosa e eficiente subentende-se que ambas as expectativas, tanto do proprietário quanto do mercado imobiliário, serão satisfeitas, de forma a inserir-se o imóvel de forma justa e adequada, contribuindo para negociações harmoniosas e bem sucedidas.

O intuito deste trabalho é abordar, de forma breve e sucinta, a importância da avaliação de imóveis e da atuação do avaliador imobiliário, quais os fatores imprescindíveis neste processo de análise e de quais formas ela deve ser realizada, alinhando as expectativas de mercado e clientes.

Foram levantados artigos, simpósios e trabalhos acadêmicos com tempo máximo de dez anos, em vias de não utilizar-se informações obsoletas e que não estejam em conformidade com as atuais exigências de mercado e sociais no setor imobiliário. Para pesquisa dos mesmos, foram utilizados como mecanismos de busca as plataformas Scielo, Research Gate e Capes. Para pesquisa, foram utilizadas as seguintes palavras chave: avaliação imobiliária, importância do avaliador de imóveis, avaliador de imóveis e relevância da análise imobiliária. 

A seguinte pesquisa constitui levantamento bibliográfico, isto é, trabalho cuja desenvoltura partirá da análise bibliográfica de outros autores já presentes em literatura, articulando informações disponíveis na mesma para suscitar determinada informação ou discussão.

  1. A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS

      2.1 O conceito de avaliação  

O processo de avaliação de imóveis não constitui uma ciência exata, mas busca estimar, a partir de uma série de parâmetros, o preço de propriedades imobiliárias. Tais parâmetros são fundamentados em uma série de conceitos e métodos em contínuo aperfeiçoamento, exigindo do profissional avaliador de imóveis conhecimentos técnicos, legais, econômicos, sociais, científicos e normativos, tratando-se, portanto, de uma área multifatorial e multidisciplinar do conhecimento.

Segundo Diniz (2011), “pode-se definir avaliação de imóveis como o conjunto de operações que nos possibilitam formar um juízo sobre o preço de uma propriedade ou de um direito inerente a ela”.

Isto é, de maneira simplificada, a avaliação de imóveis consiste na vistoria de determinado bem imobiliário a fim de análise de suas condições físicas, necessidade de reparos e, especialmente, seu entorno e características, de forma a precificar o imóvel de forma justa e apropriada.

Berrini (1957), sobre a avaliação de imóveis e atuação do avaliador no processo, aponta que

"Nenhum método de avaliação é exato, sendo alguns mais trabalhosos do que outros, e alguns mais bem fundamentados do que outros, e disso resulta que o máximo que um avaliador, sincero e leal, pode aspirar, é encontrar um valor provável que muito se aproxime do valor de mercado, sendo este valor de mercado o efeito de fatores vários e variáveis, a maior parte dos quais de origem psicológica e, portanto, não suscetíveis de serem medidos e comparados" (BERRINI, 1957, p. 15).

Entende-se, portanto, que apesar de não compreender processo exato, existe por trás da avaliação de imóveis uma importante metodologia, que necessita de forma intrínseca da atuação do avaliador para sua aplicação de maneira bem sucedida e eficiente.

A NBR 14.653-1 (ABNT, 2001, p. 3) define o processo de avaliação como “análise técnica, [...], para identificar o valor de um bem, de seus custos, frutos e direitos, assim como determinar indicadores da viabilidade de sua utilização econômica, para uma determinada finalidade, situação e data.”

Caires (1978 apud DEMÉTRIO, 1995) argumenta que

De modo muito simples, mesmo pecando quanto ao rigor, poderemos dizer que: ‘Avaliar é medir o valor’. O valor é uma grandeza e, como tal, suscetível de ser medida. Por sua vez, ‘Medir é comparar’. Daí inferimos que a avaliação é a determinação do valor de uma coisa obtida por comparação com outras semelhantes (apud DEMÉTRIO, 1995, p. 94).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (192.6 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com