TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA O PROFISSIONAL DO DIREITO

Por:   •  19/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  1.008 Visualizações

Página 1 de 3

É perceptível a importância do Português nas graduações, principalmente, no curso de Direito, tendo em vista que a linguagem e a comunicação são ferramentas fundamentais ao acadêmico, bem como ao futuro jurista. Antes de iniciar o curso não tínhamos a visão do quão importante a Língua Portuguesa é para a comunicação, e como as palavras tem o poder de transformar as realidades.

A disciplina de Português I foi de grande relevância, pois elucidou o estudo e o entendimento da norma culta da língua portuguesa para o Curso de Direito, no qual a comunicação oral e escrita é de suma importância. Além disso, a disciplina foi apresentada de forma surpreendente, já que rompeu com os paradigmas construídos desde os ensinos anteriores em que fomos padronizados a conceber o português de forma técnica, aprendendo, basicamente, as regras gramaticais. Porém, logo no primeiro período da graduação fomos desafiados e convocados a retirar os antolhos que nos limitavam, já que o português agora tem uma visão ampla, em que se deve contextualizar a disciplina com a nossa realidade. Além das regras, devemos saber interpretar e expressar de forma clara e coerente, conforme o contexto inserido. Percebe-se, além disso, que com o Português Aplicado descobrimos muito além das regras que já nos eram impostas, pois nas aulas práticas, aprendemos a ser proativos frente a uma situação problema e também olhar as pistas que a linguagem verbal e não verbal nos mostra além de aprendemos a ser imparciais diante dos conflitos e de nos prepararmos emocionalmente para enfrentar situações conflituosas, tendo em vista que só assim vamos conseguir desarmar os nossos adversários. Ademais, as técnicas de apresentações nos mostraram como se comportar diante do público. Técnicas essas, que serão aperfeiçoadas ao longo do curso e da caminhada profissional, objetivando o aperfeiçoamento da linguagem e da comunicação através de mecanismo e estratégias que a língua portuguesa possibilita.

De acordo com Evanildo Bechara em que diz que “devemos ser poliglotas em nossa própria língua”, podemos perceber que a comunicação é essencial para alcançarmos nossos objetivos, mas não basta apenas a emissão das mensagens se estas não pertencerem a um rigoroso processo comunicativo em que sejam necessários todos os seus componentes: emissor, receptor, mensagem, contexto e código. Diante disso, a partir das aulas ministradas pela Professora Noêmia Coutinho, da disciplina de Português I, podemos perceber que o seu objetivo como intermediadora do saber foi alcançado, uma vez que a partir das considerações feitas a respeito do processo de comunicação, nos transmitiu de forma didática, objetiva e clara, todos os requisitos necessários para uma boa linguagem e comunicação, o que é fundamental para o futuro operador do Direito. Outros aspectos importantes também foram abordados como postura, ética, respeito às diferenças e a indispensável capacidade de interpretação.

No entanto, podemos ressaltar que ainda há deficiências a serem vencidas, como por exemplo, em compreensão e interpretação de textos, tendo em vista que, muitas vezes não se consegue traduzir (falar ou escrever) o entendimento de textos estudados de forma objetiva e clara. Contudo, aprendemos que, falar e escrever bem e de forma correta é requisito indispensável para o sucesso profissional, não só na área jurídica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com