TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A PREVENÇÃO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Por:   •  4/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  3.343 Palavras (14 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A PREVENÇÃO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

DENIZE APARECIDA GOULART SOUZA

IGUATAMA

2022

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PSICOMOTORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A PREVENÇÃO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Denize Aparecida Goulart Souza

[pic 1]

IGUATAMA

2022

RESUMO

O trabalho atual visa traduzir questões de psicomotricidade em recursos de aprendizagem e desenvolvimento para crianças na educação infantil. A psicomotora é definida como a ciência de estudar as pessoas através do movimento, integrando movimento e função mental na relação entre os mundos externa e interno. Esta pesquisa definirá atividades psicomotoras, demonstrará sua importância no desenvolvimento infantil no ensino fundamental e identificará atividades que estimulem o desenvolvimento integral dos alunos. A referida pesquisa se justifica pela necessidade de capacitação docente que atende a educação infantil na atualidade, trabalhando as dificuldades de aprendizagem, proporcionado o atendimento de crianças que necessitam de atividades psicomotoras para o seu desenvolvimento cognitivo, físico e neurológico. A pisicomotricidade promove um ambiente inclusivo no ambiente escolar e desenvolve o conhecimento de forma construtiva, alcançando o desenvolvimento integral das crianças no processo de aprendizagem.

Palavras-chave: Aprendizagem. Desenvolvimento. Infantil. Psicopedagogia. Psicomotricidade.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        04

1.1        Objetivo Geral        04

1.2        Objetivos Específicos        05

2        DESENVOLVIMENTO        06

2.1        Psicomotricidade        06

2.2        A educação psicomotora na educação infantil        07

2.3        Desenvolvimento psicomotor, afetivo,cognitivo de crianças de 0 a 5      09

3        RESULTADOS E DISCUSSÕES        11

3.1        Resultados        11

3.2  Discussões                                                                                                               11                          

4        CONCLUSÃO        13

5        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15

  1. INTRODUÇÃO

A psicomotricidade é a neurociência de transformar pensamentos em comportamento motor harmônico. A educação psicomotora é o "ponto de partida" do processo de aprendizagem de uma criança. Muitas vezes, se uma criança tem dificuldades de aprendizagem, é resultado de um desenvolvimento psicomotor insuficiente.

O trabalho na educação psicomotora de crianças deve proporcionar a formação necessária para o seu desenvolvimento motor, emocional e psicológico, dando-lhes a oportunidade de aprender sobre seus corpos por meio do brincar e da recreação. Por meio dessas atividades divertidas, a criança desenvolve suas habilidades perceptivas como forma de ajustar o comportamento psicomotor.

Neste aspecto, as ações preventivas dos professores são extremamente importantes para reduzir o número de crianças com dificuldades de aprendizagem, minimizando o impacto negativo dos distúrbios psicomotores e beneficiando o desenvolvimento global.

  1. Objetivo Geral

O objetivo geral da pesquisa é analisar a importância do movimento mental na aprendizagem precoce. Especificamente, a pesquisa visa investigar as principais características da educação psicomotora, bem como visa abordar a importância da psicomotricidade como ferramenta para reduzir e prevenir as dificuldades educacionais dos alunos; configurar os campos, estágios e áreas relacionadas ao esporte e ao desenvolvimento psicológico.

Nos primeiros anos, o ser humano organiza conceitos e se desenvolve encontrando novas experiências. A criança descobre o mundo através de seu corpo, explora as mais diversas situações, e através delas vivencia situações e percebe o ambiente. À medida que seu filho cresce, quanto mais ele for exposto a situações, mais ele será capaz de controlar seu corpo e aprimorar seus sentidos.

  1. Objetivos Específicos

Observar a profundidade e ampliação dos objetivos estabelecidos no período de zero a cinco anos para que as crianças sejam capazes de ampliação das possibilidades de expressão do próprio movimento para utilizações em diversas situações.

Evidenciar o conhecimento das potencialidades e limites do próprio corpo; Controlar e aperfeiçoar gradativamente o próprio movimento.

Explicitar a utilização dos movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para a ampliação de suas possibilidades em diferentes situações.

Fomentar a busca pelo conhecimento, interesse e cuidado da imagem do seu próprio corpo.

  1. DESENVOLVIMENTO

          2.1 PSICOMOTRICIDADE

A psicomotricidade é um campo voltado para o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional é importante para o trabalho com crianças na educação infantil, pois é por meio das atividades psicomotoras que as crianças encontram as possibilidades para seu desenvolvimento pleno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (132.5 Kb)   docx (227.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com