TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFICULDADE NA MATEMÁTICA-EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  18/9/2016  •  Artigo  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 2

DIFICULDADE NA MATEMÁTICA-EDUCAÇÃO INFANTIL

Diversas causas que a nosso ver dificultam a aprendizagem no ensino da Matemática.

Não se deve apontar a Matemática como uma disciplina fechada, homogênea, abstrata ou desligada da realidade.

No entanto, mesmo com tal importância, a disciplina da Matemática tem às vezes um sentido limitativo que influencia os alunos, alterando mesmo o seu trajeto escolar. Eles sentem dificuldades na aprendizagem da Matemática e muitas vezes são reprovados nesta disciplina, ou então, mesmo que aprovados, sentem dificuldades em usar o conhecimento “adquirido”, em resumo, não conseguem realmente terem acesso a esse saber de primordial importância. A dificuldade na aprendizagem da Matemática causa fortes sentimentos de aprovação ou de desprezo nos alunos. Alguns alunos, devido a um passado de dificuldade em Matemática, acreditam que não são capazes, o que os levou a construírem baixa auto-estima.

Na prática pedagógica deparamos com alunos que apresentam dúvidas e barreiras em desenvolver alguns princípios matemáticos e uma grande oposição em aprendê-la.

Na verdade aprender matemática não é trabalho fácil, mas é preciso variar o ensino, mostrando cada vez mais a necessidade dessa área no conhecimento do dia-a-dia. Dessa maneira, o aluno tende a ser um sujeito crítico e participativo para que o processo de ensino e aprendizagem possa avançar naturalmente.

Hoje o ensino de Matemática se limita em regras mecânicas oferecida pela escola, que ninguém sabe onde usar. Falta formação aos docentes para estudar os aspectos mais importantes, aqueles que possibilitam considerar os saberes prévios dos alunos, as situações e os novos saberes a construir.

Dessa forma é essencial que o professor, antes de elaborar sua aula, investigue qual é o conhecimento que cada criança tem sobre o tema que vai explorar, em que situações algumas concepções são ainda instáveis, quais as possibilidades e as dificuldades e cada criança para enfrentar este, ou aquele desafio.

Para entender melhor  a Matemática, os alunos precisam do apoio de recursos como materiais de contagem (fichas, palitos, reprodução de cédulas e moedas), objetos de medidas,calendários,embalagens,figuras,tridimensionais e bidimensionais,etc.

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Monografia_Santos.pdf

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf- 

Parâmetros Curriculares Nacionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com