TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO MEIO ACADÊMICO

Por:   •  8/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 2

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO MEIO ACADÊMICO

É de fundamental importância o debate acerca do exercício da leitura de modo geral, sobretudo na universidade, onde o estudante está sendo preparado para entrar no mercado de trabalho. Tal ação reflete diretamente sobre a formação, qualificação profissional e é o pilar de atividades pedagógicas. Atualmente são atribuídas diversas soluções para que todos vejam a importância da leitura e passem a praticá-la de maneira fiel.

Em consequência disso, nota-se que é de grande relevância que o leitor deva ter capacidade para assimilar o conteúdo, desenvolver opiniões críticas e que tenha, acima de tudo, liberdade mental. Para uma leitura proveitosa é recomendada a seleção do que está sendo lido para que não haja sobrecarga de informações desnecessárias, atrapalhando, assim, na absorção do que é realmente essencial.

Em face aos dados apresentados, outras soluções encontradas na atualidade diz respeito à divisão da leitura em três etapas para um estudo mais aprofundado. A primeira fase é conhecer o autor, a qual deverá ser feita uma breve pesquisa para melhor compreensão de suas ideias, em seguida, a primeira apreciação da obra, de forma que não seja tão aprofundada, onde será realizada a identificação de palavras e termos até então não conhecidos, buscando seus devidos significados, por fim, a última etapa é a releitura, que será feita, desta vez, de forma acessível, aprofundada.

O hábito de leitura faz com que o graduando tenha uma visão mais apurada sobre diversas questões do dia a dia, as quais são essenciais para a construção da personalidade do indivíduo, do caráter, direcionando-os a praticar atos como cidadãos de maneira ativa. Ao ler o indivíduo terá a possibilidade de alcançar informações, em função disso, haverá expansão da sua mente, da sua visão sobre inúmeras coisas, acontecimentos, enfim, o resultado deste simples ato é o avanço, a ampliação de conhecimento dos mais variados tipos.

Tendo em vista os aspectos observados, reflete-se sobre um dos maiores problemas do meio acadêmico, buscando-se incessantemente a solução desta problemática, sobre a dificuldade dos alunos ao ler obras, compreendê-las, produzi-las ou simplesmente o hábito de ler. Pesquisas a cerca de técnicas de leitura, meios que transmitam prazer ao leitor são comumente feitas por professores, algo que deve partir do próprio aluno também. Aqueles que praticam a leitura, possuem uma maior facilidade quanto à gramática e a coerência diante do modo de falar, escrever, se expressar.

José Alberto Nogueira de Holanda – 1622305

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com