TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DE LEITORES ATIVOS

Por:   •  5/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.891 Palavras (20 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER

CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA-EAD

ANTÔNIO FERNANDO SANTOS DA  SILVA RU: 739566

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DE LEITORES ATIVOS

CAMAÇARI-BA

2014

[pic 3][pic 4]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER

CURSO DE PEDAGOGIA

ANTÔNIO FERNANDO SANTOS DA  SILVA RU: 739566

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DE LEITORES ATIVOS

Artigo apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia à distância do Centro Universitário UNINTER como requisito para a obtenção do grau de licenciado em Pedagogia.

                                                                                  Orientador:kelen Conrado de S. Santos.

CAMAÇARI – BA

2014

RESUMO[pic 5]

Este trabalho tem como tema “A importância do professor na formação de leitores ativos”.O objetivo desse é trazer reflexões pertinentes de como cada professor pode fazer para melhorar a qualidade da leitura em sala de aula. A metodologia empregada foi um questionário realizado com alunos do Ensino fundamental II da Escola Luís Rogério de Camaçari e com professores de ensino fundamental I da Escola CAIC de Camaçari. O resultado nos mostra que os alunos reconhecem a importância da leitura mas a vê como algo enfadonho. Já os professores tem buscado melhorar a qualidade da leitura com seus alunos mesmo sabendo que ainda há um longo caminho para se trilhar. Isso, porque possivelmente novos questionamento serão levantados e há ainda muito o que ser pesquisado a fim de melhorar a relação professor, texto e aluno.

PALAVRAS CHAVES:Professor, leitor ativo e leitura.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..........................................................................................5
  2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA................................................................7
  1. Analisando as concepções de leitura.......................................................7

2.1.1 Botton – up  Modelos ascendentes.......................................................7

2.1.2 Top – Down Modelos descendentes.....................................................8

2.1.3 Modelos interativos...............................................................................8

3. ENTENDENDO O PAPEL DO PROFESSOR..........................................11

4. O QUE É UM LEITOR ATIVO..................................................................13

5. DISCUSSÃO DE DADOS........................................................................15

6.CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................18

REFERÊNCIAS..........................................................................................19

APÊNDICES................................................................................................21

1 INTRODUÇÃO      

           O comentário realizado entre os professores é de que o aluno não gosta de ler, porém segundo pesquisa realizada por FECCHIO (2001; 2003) essa atividade é bem aceita pelos alunos e que eles a veem como fonte de informação importante. Então a que fato se dá a esse desencontro de informações? Que fatores podem se analisados e alterados para que o aluno sinta-se motivado e se torne um leitor ativo? Qual o papel do professor nessa  formação?

    “A função do educador não seria precisamente a de ensinar a ler, mas a de criar condições para o educando realizar a sua própria aprendizagem, conforme seus próprios interesses, necessidades, fantasias, segundo as dúvidas e exigências que a realidade lhe apresenta”.MARTINS (1990, p.34):

E mais, BAMBERGER(1991,p.24) diz que a leitura em sala de aula deve ser empregada como “instrumento de aprendizado, crítica e também de relaxamento e diversão”. O educador preparado poderá ajudar na formação de leitores que leem por prazer: seja uma revista, um jornal ou um romance. Que veem os livros como “alimento” como diz Mario Quintana: “Um verdadeiro livro não é um prato de comida, para matar a fome”. Trata-se de outro pão, mas que nunca sacia... E ainda bem! (A vaca e o hipogrifo, 1977. ed. Garatuja)

           Sabendo que a leitura é vista, na maioria das vezes, como algo “obrigatório” e “ruim”, como o educador pode fazer para ajudar a mudar essa realidade? O objetivo desse trabalho não é ditar regras ou fórmulas mágicas que mudem a postura do professor como incentivador da leitura, mas trazer reflexões pertinentes de como cada um pode melhorar a qualidade da leitura em sala, e quem sabe ajudar na formação de leitores proficientes. Mesmo diante de tantos desafios (má formação de professores, falta de boa estrutura da escola e bibliotecas e falta de incentivo dos gestores) é relevante a busca de soluções eficientes.

           Nesse trabalho serão realizadas entrevistas com cinco professores de séries iniciais a fim de saber como tem sido feito o trabalho de estimular os alunos à leitura e se não tem sido feito o porquê de não fazê-la: falta de recursos (livros, biblioteca, bibliotecários)? Falta de apoio dos gestores? Despreparo? Quais as possíveis hipóteses que levam a esse desinteresse pela leitura. Também fiz a entrevista com dez alunos do 5º ano para saber se foram ou ainda são incentivados a lerem não só os livros didáticos, mas também os paradidáticos. Como esses alunos veem a leitura em sala de aula e como eles gostariam de vê-la. Tudo isso com o objetivo de entender e refletir como se dá essa relação professor-livro-aluno no intuito de analisar a postura do professor como motivador da busca do prazer de ler.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)   pdf (256.3 Kb)   docx (38.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com