TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitor ativo

Por:   •  28/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 5

LEITOR ATIVO

Aluno(s): Marcelo Pacheco dos Santos - RA - 1623911

Paula Sandra Alves Silva - RA- 1616079

Tarcísio Pereira dos Santos - RA -1616119

TEIXEIRA DE FREITAS – BA

2016

RESUMO

Lemos o tempo todo, o ato de ler é parte da formação de um olhar crítico do leitor em relação ao mundo. Está muito além da mera decodificação de símbolos gráficos, não depende apenas da palavra é um processo ativo.

⦁ INTRODUÇÃO:

Este trabalho tem como objetivo indicar uma ação leitora que demonstra o papel ativo e não passivo do leitor, Ministrada pela professora Ana Lúcia Machado da Silva .

Um leitor para ser considerado eficiente , precisa ser capaz de decodificar e traduzir signos em linguagem . A comunicação é mediada por uma infinidade de signos. Entretanto , da leitura também fazem parte textos que não usam a língua . Lemos até mesmo o silêncio . A leitura perpassa nossa vida , é uma atividade que solicita intensa participação do leitor e exige muito mais que o simples conhecimento linguístico compartilhado pelos interlocutores (autor e leitor) .

Portanto, a partir do momento em que há compreensão de um texto , existe uma interação real do leitor com esse texto , podendo - se afirmar que a leitura eficiente cria um leitor ativo. Dessa forma a leitura não poderá ser entendida como um ato passivo e sim um processo ativo que não depende apenas da palavra.

É preciso que exista uma interação AUTOR-TEXTO-LEITOR , para através das estratégias de leitura , construirmos um sentido para o texto (Duffy & Cols, 1987; Brown, 1994; Pellegrini, 1996; Kopke, 2001). A leitura eficiente é capaz de ir além de compreensão do texto. E um leitor para ser considerado eficiente precisa ser capaz de decodificar e traduzir signos em linguagem .

Utilizamos todas as estratégias de leitura , mais ou menos ao mesmo tempo , sem ter consciência disso .

A mente recebe as informações e seleciona aquelas que são consideradas relevantes.

O que se fixa em nossa mente é o significado geral do texto e deste ponto percebemos se a leitura foi construtiva.

A leitura é eficaz no seu poder transformador e capacitador de novos conhecimentos ; e portanto ela é eficiente porque propicia o movimento cognitivo e o metacognitivo.

Os processos de pensar que levam à compreensão do escrito que tornam os leitores ativos e proficientes . Ao ler o papel do leitor é ser um construtor de sentido , utilizando - se para tanto de estratégias , tais como cognitivas : economia, canonicidade, coerência, relevância e metacognitivas : de previsão - antecipação, inferência, visualização , seleção , de pensamento em voz alta, questionamento , conexão e verificação . Sem as quais não é possível proficiência.

É imprescindível que tenhamos um papel ativo e não passivo sobre o que estamos lendo, ou seja, precisamos analisar processar e consequentemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (569.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com