TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INVENTARIANTE

Por:   •  23/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.779 Palavras (12 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 12

1- INVENTARIANTE

Requerido o inventário, o juiz, nomeará o inventariante, a quem caberá a administração e a representação ativa e passiva da herança, qualificada como espólio até a homologação da partilha art. 1991 do Código Civil. A sua nomeação só pode ser impugnada dentro do prazo de 15 dias após a citação das partes.

No Código de Processo Civil encontram-se referências à situação do inventariante como representante legal do espólio (art.75, VII), a ordem de nomeação do inventariante (art. 617), suas funções como administradores da herança dentro e fora do processo (arts. 991 e 992), a obrigação de prestar declarações (art. 620), sob pena de sonegação (art.621), e as situações em que pode ser removido do cargo (arts. 622 a 625).

Apesar de inscrever a matéria sob o vasto capítulo “ Do inventário”, o Código Civil restringe-se a dispor em um só artigo sobre a figura do inventariante, estabelecendo os limites de sua atuação, desde a assinatura do compromisso até a homologação da partilha e ao seu objeto, que é o de administrar a herança, (art. 1991 CC).

O inventariante deverá administrar todos os bens da herança da massa partível, arrolá-los e descrevê-los; separar coisas alheias em poder do inventariado; receber créditos; pagar dívidas, embora não possa quitar dívida hipotecária sem licença do juiz do inventário; promover o recolhimento de tributos que recaiam sobre os bens da herança e devidos pela sua transmissão aos herdeiros; requerer medidas conservatórias dos direitos; concordar com sublocações e cessões de locação; alugar prédio do espólio, desde que não seja a longo prazo; alienar onerosa e excepcionalmente, com autorização judicial, as coisas do acervo hereditário, para fazer frente, se necessário, aos encargos do monte, ou para evitar deterioração ou perecimento;comparecer às assembléias de acionistas; relacionar e individuar os herdeiros e legatários; convocá-los; submeter ao juiz o plano da partilha; custear o processo, representar ativa e passivamente, em juízo ou fora dele. Deverá agir no interesse da herança, movendo as ações que julgar necessárias, ou contestando as que forem propostas contra o espólio, independentemente de autorização do juiz do inventário.

O inventariante não terá direito à remuneração pelos encargos da inventariança, salvo se for dativo. Todos os seus atos estão submetidos à fiscalização dos herdeiros, sob a superintendência dos juiz. Entretanto, há atos que o inventariante não pode praticar, tais como: doar, hipotecar, empenhar, dividir bens do espólio, obrigar-se cambialmente (aceitar, avalizar ou endossar), contratar honorários advocatícios sem aprovação dos interessados ou sem autorização judicial.

Observa-se, todavia, uma variedade de normas correlatas, alocadas em outros capítulos do Código Civil, o que demonstra falta de harmonia e de sistematização da matéria. Entre outros, configuram-se os seguintes dispositivos do Código Civil em vigor, relacionados com o procedimento de transmissão dos bens do inventário:

• art. 1785, estabelecendo regra de competência para abertura da sucessão no lugar do último domicílio do falecido;

• art. 1797, mencionando as pessoas a quem cabe a adiministração da herança até que se compromisse o inventariante;

• art. 1977, estipulando que o testador pode conceder ao testamenteiro a posse e a administração da herança, “não havendo conjugue ou herdeiros necessários” (com inserção pleonástica do conjugue, por já ser herdeiro necessário, nos termos do art. 1845);

• art. 1978, dando ao testamenteiro, quando na posse e administração da herança, a incumbência de requerer inventário e cumprir o testamento;

• art. 1990, especificando que o testamenteiro terá as funções do inventariante no caso de toda a herança ser distribuída em legados.

1.1- ANTES DO INVENTARIANTE, O ADIMINISTRADOR PROVISÓRIO

Antes de aberto o inventário e, mesmo depois, enquanto o inventariante não prestar compromisso, os bens da herança ficam sob os cuidados do administrador provisório. Essa função é exercida usualmente pelo conjugue sobrevivente, se estiver na posse dos bens da herança. Era chamado, na linguagem pitoresca do Código Civil de 1916, de “cabeça do casal” (art. 1579).

O Código Civil estabelece uma ordem de preferência para a administração provisória da herança, conforme disposto em seu art. 1797 do Código Civil e art. 616 do CPC, contemplando, primeiramente, o conjugue ou o companheiro que estivesse convivendo com o falecido ao tempo da abertura da sucessão e, na sequência, o herdeiro que esteja na posse e administração dos bens, ou o herdeiro mais velho, o testamenteiro, o legatário, o cessionário do herdeiro ou do legatário, o credor destes ou do autor da herança, o administrador judicial da falência do herdeiro, do legatário, do autor da herança, ou do conjugue ou companheiro supérstite; o Ministério Público (havendo incapazes) e a Fazenda Pública (quando tiver interesse) e, por fim, na falta ou escusa das figuras indicadas, qualquer pessoa de confiança do juiz.

O art. 613 do Código de Processo Civil dispõe a respeito do administrador provisório, definindo suas atribuições no art. 614: provisória representação ativa e passiva do espólio, obrigação de trazer ao acervo os frutos que percebeu desde a abertura da sucessão, direito ao reembolso das despesas necessárias e úteis que fez e responsabilidade pelo dano a que, por dolo ou culpa, der causa.

Além da função típica de administrar o acervo hereditário, cumpre ao administrador provisório requerer a abertura do inventário no prazo legal de 2 meses (art. 611 do CPC), embora outros interessados também tenham legitimidade concorrente para a prática desse ato (art. 616 do CPC).

Em suma, administrador provisório é o que se acha legitimamente na posse da herança no momento da abertura da sucessão, competindo-lhe prosseguir no encargo de gerir os bens deixado pelo de cujus até que se instaure o processo de inventário e se compromisse o inventariante.

1.2- NOMEAÇÃO DO INVENTARIANTE

A nomeação do inventariante compete ao juiz, logo que requerida a abertura do processo de inventário judicial. O inventariante, intimado da nomeação, prestará, dentro de 5 dias, o compromisso de bem e fielmente desempenhar a função, (art. 617, § único CPC).

Uma vez nomeado, o inventariante prestará compromisso e, dentro de 20 dias contados da data em que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com