TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Implantação de processos de sustentabilidade nas empresas

Por:   •  16/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

                                                                                     

FACULDADE DOCTUM DE JOÃO MONLEVADE

INSTITUTO ENSINAR BRASIL - REDE DOCTUM DE ENSINO

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

GRULES: DIREITOS HUMANOS E DIREITOS FUNDAMENTAIS

Inclusão de direitos fundamentais dos trabalhadores frente à implantação de processos de sustentabilidade coorporativa

FÁBIO ANASTÁCIO

FABÍOLA FIDELIS BRAGA

GABRIEL MARINHO DOS SANTOS

JOSÉ CUSTÓDIO FILHO

MARCO TÚLIO REGGIANI

TARLEI ANGELO SILVA

João Monlevade  2016

A implantação de processos de sustentabilidade nas empresas

O conceito de sustentabilidade vem sendo discutido ao longo do tempo e apesar de ser complexo, as empresas principalmente as grandes, buscam a todo custo estratégias e métodos para que este conceito seja de fato implantado. A introdução da sustentabilidade nas organizações, significa que as empresas devem se preocupar com as questões econômicas, sociais e ambientais, além de preservarem o relacionamento com os seus trabalhadores e clientes (ELKINGTON, 1997).

A implantação de novos processos, tarefas e até mesmo políticas de sustentabilidade, estão relacionados a Engenharia de Produção, pois na fase de planejamento é que se define todos os trabalhos envolvidos no processo. Este trabalho é de suma importância para que as organizações consigam integrar a produção a um processo sustentável obedecendo inclusive as normas ambientais e assegurando os direitos humanos e fundamentais dos trabalhadores.

As empresas que visam a implantação do processo de sustentabilidade corporativa reconhecem que as questões trabalhistas estão diretamente conectadas a essa visão. Por isso, a prática sustentável favorece melhor condição de trabalho englobando saúde, segurança, carreira, treinamentos, respeito a seus direitos e qualidade de vida.

Questões ambientais também são fundamentais quando se fala de sustentabilidade, pois é extremamente importante que se reduza ou elimine os impactos ambientais causados pela produção. Com isso, os benefícios alcançados, são amplos e vai da preservação do meio ambiente, passa pela produção mais limpa, gerando lucros para a empresa chegando até o bem estar da sociedade.

O processo que envolve a sustentabilidade corporativa, é de fato um desafio a ser enfrentado pelas organizações, pois várias ações afetam diretamente os trabalhadores destas empresas. Por este motivo, deve haver um equilíbrio das práticas destas ações para que não se absorva os direitos reservados aos colaboradores. Por tanto, a implantação do desenvolvimento sustentável, desde que seja igual para ambos os lados e não visando somente o crescimento da empresa, é fundamental para manter um bem estar comum.      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com