TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Imputabilidade Na Psicopatia E A Aplicação Da Sanção Penal Adequada Ao Psicopata Transgressor

Por:   •  13/11/2023  •  Dissertação  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE VITÓRIA

FACULDADE DE DIREITO

João Batista Pereira Filho

A IMPUTABILIDADE NA PSICOPATIA E A APLICAÇÃO DA SANÇÃO

PENAL ADEQUADA AO PSICOPATA TRANSGRESSOR

Vitória

2023

João Batista Pereira Filho

A IMPUTABILIDADE NA PSICOPATIA E A APLICAÇÃO DA SANÇÃO

PENAL ADEQUADA AO PSICOPATA TRANSGRESSOR

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica e Jurídica II na Faculdade de Direito do Centro de Ensino Superior de Vitória.

Felipe Cazelli

Vitória

2023

  1. TEMA

A Psicopatia no âmbito jurídico e na legislação penal brasileira

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Enfatizar o foco do assunto escolhido para a pesquisa. Deve-se restringir o objeto de pesquisa ao máximo e o apresentar em forma de título.

A psicopatia hoje pode ser vista como um tema desafiador tanto na esfera médica quanto no âmbito jurídico. Uma das primeiras divergências encontra-se na definição da psicopatia como um transtorno de personalidade ou doença mental. O presente trabalho irá apresentar as principais características da personalidade psicopática que estão presentes na Psychopath Checklist (Avaliação de Psicopatia), elaborada pelo psicólogo Robert D. Hare. A partir da identificação do sujeito psicopata, o objetivo consiste em analisar a culpabilidade desses indivíduos, levando, assim, a partir de um juízo de responsabilidade, a sanção penal pertinente aos psicopatas que praticam alguma infração penal e ao modo como ela dever ser aplicada.

  1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Diante do crescente interesse na interseção entre a psicopatia e o sistema jurídico, e considerando as implicações que a psicopatia pode ter no tratamento e punição de crimes, surge a seguinte questão: Como a psicopatia é atualmente abordada no âmbito jurídico e na legislação penal brasileira, e em que medida as políticas e práticas existentes abordam de maneira eficaz os desafios apresentados por indivíduos psicopatas, levando em consideração os princípios da justiça, da reabilitação e da segurança pública. Além disso, como a psicopatia impacta a responsabilidade penal de indivíduos que cometem crimes, levando em consideração as leis e precedentes judiciais vigentes no brasil?

  1. JUSTIFICATIVA

A psicopatia é um transtorno de personalidade complexo que tem intrigado psicólogos, psiquiatras e profissionais do direito ao longo dos anos. No contexto do sistema jurídico e da legislação penal brasileira, a presença de indivíduos psicopatas em casos criminais apresenta desafios significativos. A justificativa para a realização deste estudo reside na importância de compreender como a psicopatia é identificada e avaliada no âmbito jurídico, bem como em seu impacto na responsabilidade penal dos indivíduos que cometem crimes no Brasil.

Esta pesquisa é relevante por várias razões. Em primeiro lugar, a psicopatia é um transtorno de personalidade que pode influenciar o comportamento criminoso, levando a atos violentos e delitos graves. No entanto, as definições e critérios de avaliação da psicopatia podem variar, o que tem implicações significativas para o tratamento e a punição desses indivíduos no sistema penal brasileiro.

Além disso, a responsabilidade penal de pessoas com psicopatia é uma questão ética e legal complexa. A sociedade deve equilibrar a proteção de seus membros com a busca pela justiça e a compreensão das características psicopáticas que podem influenciar o comportamento criminoso.

Este estudo é relevante não apenas para a comunidade acadêmica, mas também para profissionais do direito, psicólogos, psiquiatras e outros especialistas que trabalham com casos criminais. Ele contribuirá para o aprimoramento do entendimento da psicopatia no contexto jurídico brasileiro e poderá fornecer insights para uma abordagem mais eficaz e justa em relação a indivíduos psicopatas no sistema legal.

Portanto, esta pesquisa busca preencher uma lacuna no conhecimento, fornecendo uma análise aprofundada da psicopatia no sistema jurídico e na legislação penal brasileira, visando contribuir para a tomada de decisões mais informadas e éticas em casos que envolvem indivíduos com psicopatia.

  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL

O objetivo geral deve expressar a finalidade intelectual da pesquisa. Responde a questão: para quê pesquisar? Deve ter coerência direta com o problema de pesquisa e ser apresentado em uma frase que inicie com um verbo no infinitivo.

Ex.: Analisar comparativamente os argumentos atualmente utilizados pelo Poder Judiciário brasileiro para deferir ou indeferir pedidos de alvarás judiciais de aborto por anencefalia fetal.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  1. Analisar a definição e os critérios de diagnóstico de psicopatia no contexto da psicologia forense e da legislação penal brasileira.
  2. Investigar como a psicopatia é identificada e avaliada no sistema jurídico brasileiro, incluindo as ferramentas e métodos utilizados por profissionais do direito e psicólogos forenses.
  3. Examinar o impacto da psicopatia na responsabilidade penal de indivíduos que cometem crimes, considerando casos e precedentes judiciais relevantes no Brasil. Avaliar as políticas e práticas existentes de tratamento, reabilitação e punição de indivíduos psicopatas no sistema penal brasileiro.
  4. Impacto da Psicopatia na Responsabilidade Penal: Analisar como a presença de psicopatia afeta a responsabilidade penal dos indivíduos. Isso inclui examinar como os tribunais consideram a psicopatia ao julgar casos criminais e quais precedentes legais existem.
  5. Punição e Tratamento: Explorar as várias opções de punição e tratamento disponíveis para criminosos psicopatas, incluindo prisão, tratamento psiquiátrico, liberdade condicional e outras medidas. Compare o sistema legal brasileiro com sistemas em outros países.

Apresentam os detalhes e/ou desdobramento do objetivo geral. Sempre serão mais de um objetivo, todos iniciando com verbo no infinitivo que apresente tarefas parciais de pesquisa em prol da execução do objetivo geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (202.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com