TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução crítica ao direito

Por:   •  9/5/2018  •  Abstract  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO CRÍTICA AO DIREITO 1

Wanessa Castilho Aires 2

RESUMO

O texto discorre sobre uma visão crítica do que vem a ser o direito e sobre o significado do ato de criticar. Menciona que apesar do sentido geral da palavra, não é, no entanto, sinônimo de por em causa. Isso é garantido pelo liberalismo universitário, onde as críticas são possíveis, assim como, a liberdade de pensamento.  Deixa claro que uma análise crítica não é uma visão com críticas no sentido de buscar falhas na teoria. Mas sim, uma ferramenta para explicar algo dialético, pode-se dizer então, que se trata de uma teoria lógica de uma teoria científica. É um estudo/classificação do conhecimento do funcionamento das diversas noções jurídicas e dos mecanismos do direito. Dessa forma, permiti-nos descobrir os diferentes aspectos ocultos de uma sociedade dialética. Por o direito ser uma ciência, pode-se afirmar que é um conjunto de técnicas para reduzir os antagonismos sociais, para permitir uma vida agradável perante homens. Então, com os conceitos apresentados no texto, é possível analisar de maneira crítica as diferentes teorias que se apresentam como tantas outras explicações do direito, bem como, contribuir para a fundação de uma verdadeira ciência do direito quando não de uma ciência pura.  

Palavras-chave: visão crítica, crítica ao direito, ciência do direito.

__________________

1 Resumo apresentado como requisito para obtenção de avaliação parcial da disciplina Introdução à Ciência do Direito, ministrada pelo Prof. Dr. Luiz Otavio Pereira referente ao texto, MIAILLE, Michel. In. Introdução crítica ao direito. 2. Ed. Trad. Ana Prata. Lisboa: Estampa, 1989, p. 15-30.

2 Discente do curso de Bacharelado em Direito pela Faculdade de Direito do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará, sob matrícula 201706140064.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com