TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LEI MARIA DA PENHA

Por:   •  8/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.920 Palavras (12 Páginas)  •  3.439 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

CURSO DE DIREITO

ANGÉLIKA BARBOSA BORGES

LEI MARIA DA PENHA -

MEDIDA PROTETIVA E SUA INEFICÁCIA

Goiânia

2017


ANGÉLIKA BARBOSA BORGES

                                                                                                          

 

 

LEI MARIA DA PENHA -

MEDIDA PROTETIVA E SUA INEFICÁCIA

Projeto de pesquisa apresentado à Disciplina Orientação Metodológica para Trabalho de Conclusão de Curso, visando à elaboração de artigo científico, requisito imprescindível à obtenção do grau de Bacharel em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira.

Orientador:

Professor José Pereira Chaves

Goiânia

2017

SUMÁRIO

                                           

1 APRESENTAÇÃO        

1.1 Tema e delimitação        

1.2 Problema        

1.3 Justificativa        

2 OBJETIVOS        

2.1 Objetivo geral        

2.2 Objetivos específicos        

3 HIPÓTESES        

4 REFERENCIAL TEÓRICO        

5 METODOLOGIA        

6 CRONOGRAMA        

7 REFERÊNCIAS        

1 APRESENTAÇÃO

1.1 Tema e delimitação

        O presente projeto irá tratar de um tema relativamente novo, porém não menos importante. Será abordado através de uma vasta referência bibliográfica o estudo da medida protetiva, o que possibilitará melhor compreensão.

 A inaplicabilidade da medida protetiva vistos pela ótica constitucional e penal, a ausência de coerção do sistema penal para garantir o funcionamento, a prevenção bem como a aplicabilidade efetiva das medidas em comento para assim caracterizar a eficácia do referido preceito legal.

1.2 Problema

                Com a escolha do tema, que traz grande resguardo na Lei 11.340/2006, possibilita a problematização de questões referentes sobre a violência Doméstica contra a mulher que é vivenciadas pela sociedade num todo.

                Uma lei por melhor ou mais bem intencionada que seja, por si só, não muda ações dos seres humanos, percebe-se que a referente questão vai tomando contornos diferentes na medida em que as situações de violência são cometidas e mesmo tendo o devido amparo legal, não tem a funcionalidade dos órgãos executores, o que deixa uma sensação de impunidade devido essa grande falha, olhando por estes aspectos trago três grandes questionamentos a respeito da referido Lei e de sua aplicabilidade, vejamos:

  1. Qual o objetivo principal da Lei 11.340/2006?
  2. Quais são as medidas protetivas que trazem a Lei Maria da Penha, e como se dá a sua aplicação?
  3. Quais os principais problemas encontrados para a efetivação e aplicabilidade das medidas protetivas?

1.3 Justificativa

 

          O presente projeto acadêmico se justifica pelo fato de apesar da criação da Lei Maria da Penha, existem várias mulheres que passam por situações de violência Doméstica e se sentem inseguras devido à falta de eficácia da execução da Lei e por isso se veem obrigadas a viverem a mercê de seus violentos companheiros.

      No âmbito jurídico esse fenômeno não pode passar impune, uma vez que o maior bem é a vida e esta, deve ser absolutamente protegida e tutelada pelo Estado.

      Este projeto busca demonstrar e observar por um ponto de vista crítico e quais as questões precisam ser mudadas.

2 OBJETIVOS:

2.1 Objetivo geral

Será realizado um estudo sobre a implementação da Lei Maria da Penha e os principais problemas para sua efetivação.

2.2 Objetivos específicos

        

     O presente projeto objetiva mostrar que a violência doméstica é uma realidade da nossa sociedade, trata sobre a Lei 11.340/2006, conhecida por Lei Maria da Penha e abordará a respeito da ineficácia das Medidas protetivas. Tendo como um amplo objetivo, demonstrar que as medidas protetivas trazidas por esta lei é um problema que precisa ser revisto tanto do ponto de vista executivo, quanto do social.

        Inicialmente com um apanhados geral relacionando a Lei e sua aplicabilidade na realidade. Depois desta análise, abordará as medidas protetivas de urgência e sua disposição ao passo que se faz possível a análise de sua ineficácia através de pesquisa de campo.

        

3 HIPÓTESES

 a)   A preocupação da prevenção à violência contra a mulher já encontrava amparo no art. 226 da Constituição Federal em seu §8º, na Convenção sobre a Eliminação de todas as formas de violência contra mulher e em outros tratados internacionais ratificados pela República Federativa do Brasil.

    A Lei Maria da Penha em seu primeiro artigo já define o seu objetivo: coibir e prevenir a violência doméstica e familiar ou de qualquer relação intima afetiva contra a mulher, já em seu art. 5º define o objeto “para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero”.

   É de extrema relevância ressaltar que a violência de gênero é uma espécie de violência contra a mulher, tanto a Lei Maria da Penha quanto a qualificadora do feminicídio associam a violência contra a mulher à violência doméstica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (207.3 Kb)   docx (619.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com