TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lei Maria da Penha

Por:   •  6/2/2023  •  Monografia  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 3
  1. INTRODUÇÃO.

Uma farmacêutica brasileira chamada Maria da Penha Maia Fernandes, em 1983, acabou sofrendo agressões graves do seu próprio companheiro, Marco Antonio Heredia Viveros, um professor colombiano. A primeira tentativa de homicídio a sua mulher foi com um tiro de espingarda, que acabou deixando-a paraplégica. Após um tempo no hospital realizando várias cirurgias, Maria então voltou para casa, neste mesmo dia seu companheiro tentou mata-la novamente, tentou eletrocuta-la enquanto tomava banho.

Sobretudo após um tempo Maria conseguiu sair de casa com uma ordem judicial, logo depois que saiu de casa começou uma grande batalha com o objetivo de que o seu ex companheiro e agressor fosse condenado. Mas isto só poderia acontecer em 1991, porém a defesa alegou algumas irregularidades no processo do júri. Contudo ela não desistiu do seu objetivo, e o caso foi julgado novamente no ano de 1996, outra vez a defesa apresentou irregularidades e o processo continuou em julgamento, enquanto o agressor continuou em liberdade.

Rogério Sanches Cunha e Ronaldo Batista Pinto (2007, p24) apontam a violência contra a mulher como:

“Qualquer ato, omissão ou conduta que serve para infligir sofrimentos físicos, sexuais e mentais, direta ou indiretamente por meios de enganos, ameaças, coações, ou qualquer outro meio, a qualquer mulher e tendo por objetivo e como efeito intimida-la, puni-la ou humilha-la, ou mantê-la nos papeis  estereotipados ligados ao seu sexo, ou recusar-lhe a dignidade humana, autonomia sexual, a integridade física, moral, ou abalar a sua segurança pessoal, o seu amor próprio ou a sua personalidade, ou diminuir as suas capacidades físicas ou intelectuais.

Enquanto o agressor continuava em liberdade, Maria lançou seu próprio livro, em 1994, relatando as agressões que sofreu junto com suas filhas. Depois de alguns anos, Maria conseguiu comunicação com duas organizações – (CEJIL) e (CLADEM) que conseguiram levar o caso para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), no ano de1998.

A lei Maria da Penha n. 11.340 foi decretada pelo Congresso Nacional e então sancionada pelo atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 7 de agosto de 2006, desde o seu decreto a lei foi considerada pela (ONU) foi considerada umas das melhores legislações do mundo para enfrentar e acabar com a violência domestica, a lei também contribuiu na diminuição de 10% dos homicídios contra as mulheres.

A lei maria da penha definiu que a violência domestica e qualquer outro tipo de violência contra a mulher é considerado crime, e demonstra como evitar e punir o agressor, e também apontou o dever e a responsabilidade de cada órgão publico que deve ter para ajudar cada mulher que esta sofrendo algum tipo de violência, a lei maria da penha teve diversas mudanças, como por exemplo: A proibição de contato entre a vitima, seus familiares e testemunhas ou qualquer tipo de pessoa relacionada no caso. A mulher que sofreu este tipo de agressão tem o direito e o dever do afastamento do agressor do lar, a proibição de contato e um programa oficial de proteção. A famosa frase “Em briga de marido e mulher não se mete a colher” faz parte da cultura e da desigualdade, contudo isso causa cada vez mais medo nas mulheres para fazerem a denuncia e se livrar destas agressões para terem uma vida digna, com paz e sem medos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com