TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matriz de Atividade Individual

Por:   •  26/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Direito Ambiental

Módulo: Atividade Final

Aluno: Yolanda Sad Abuzaid Barreto

Turma: 12-20

Tarefa: Atividade Final

        

Peça de defesa

Desenvolva até três argumentos que possam ser utilizados na defesa do shopping.

O primeiro argumento que deve ser utilizado na defesa do shopping é em relação ao procedimento. De acordo com o caso em cotejo, a Sema-B sustentou que o shopping estaria emitindo ruídos acima dos limites definidos na licença ambiental de operação, não obstante ainda estar dentro do limite legal.

Ocorre que a constatação da suposta infração (poluição sonora) não foi feita por instrumento técnico hábil para fazer a medição dos decibéis acima do limite imposto. A constatação foi feita de forma completamente subjetiva, por meio da simples audição dos 2 (dois) agentes fiscais.

Além disso, como não houve constatação por intermédio de meio de equipamento próprio e específico para tanto, por consequência também não foi emitido laudo de constatação indicando o eventual excesso de ruídos acima do limite estabelecido em termos técnicos.

Diante deste cenário, a inexistência de laudo técnico fere os princípios mais basilares da Constituição Federal, que é a legalidade, a ampla defesa e o contraditório, pois o shopp'ing sequer encontra respaldo para se defender, já que não possui documentos legais e hígidos, decorrendo o Auto de Infração de uma avaliação subjetiva dos agentes.

O segundo argumento é em relação em relação à desproporcionalidade da multa aplica.

De acordo com o texto, a multa para o caso em questão foi de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais).

Ocorre que ao se aplicar uma multa, o agente deve ser observar os parâmetros constantes no art. 12 da Instrução Normativa IBAMA Nº 10 DE 07/12/2012, dentre eles:

I - identificação da capacidade econômica do infrator considerando, no caso de pessoa jurídica, o porte da empresa; e

II - a gravidade da infração, considerando os motivos da infração e suas consequências para o meio ambiente e para a saúde pública, verificando o nível de gravidade da infração, conforme Quadro I do Anexo I da presente Instrução Normativa.

Ou seja, para a fixação do valor da multa deve ser considerada a gravidade da infração e suas consequências para o meio ambiente e saúde pública.

No caso em comento não houve qualquer consequência para o meio ambiente, muito menos para a saúde pública da população.

Ainda, o parágrafo primeiro do art. 12 aduz que o valor da multa será fixado sempre pelo seu valor mínimo, quando não constarem do auto de infração ou dos autos do processo os motivos que determinem a sua elevação acima do piso.

Ora, de longe pecebe-se que o valor fixado a título de multa está muito além do mínimo estabelecido na legislação vigente, de modo que o valor é evidentemente excessivo.

Por fim, o terceiro argumento, é em relação à legitimidade para responder pela suposta infração.

Isso porque, o shopping não é o fabricante do gerador e sim, um terceiro. Deste modo, o shopping não é o responsável direto pelo suposto dano (poluição sonora) causado pelo gerador, pois sua responsabilidade não é objetiva.

A responsabilidade administrativa ambiental é de natureza subjetiva, ou seja, depende da demonstração de que teria agido com dolo ou culpa.  

Nesta sistemática adota-se a Teoria da Culpabilidade, onde deve ser comprovado o elemento subjetivo do causador do dano, além da demonstração do nexo causal entre a conduta e o dano.

O art. 14, caput, da Lei nº 6.938/81, que trata sobre a responsabilidade administrativa, não dispensa a existência de culpa, senão vejamos:

Art. 14. Sem prejuízo das penalidades definidas pela legislação federal, estadual e municipal, o não cumprimento das medidas necessárias à preservação ou correção dos inconvenientes e danos causados pela degradação da qualidade ambiental sujeitará os transgressores: (...)

​​​A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por seu turno, no julgamento dos Embargos de Divergência em Recurso Especial, também consolidou o entendimento de que a responsabilidade administrativa ambiental é subjetiva.

Ou seja, a condenação administrativa pelo dano ambiental causado exige a demonstração de que a conduta tenha sido cometida pelo transgressor, além da comprovação do nexo causal entre a conduta e o dano.

Desta forma, o shopping não poderia responder pelos danos causados pelo gerador fabricado por terceira pessoa.

Subsome-se, ainda, ao presente cado que o shopping já havia registrado a solicitação para a fabricante do gerador fazer a substituição necessária a fim de que fossem cessados os ruídos. Portanto, os ruídos estavam completamente fora da gerência do shopping.

Desta forma, tem-se claramente que o shopping não agiu com culpa, pois, além de não produzir os ruídos, não se omitiu a respeito do defeito, tendo solicitado a troca do produto.

Ainda nesta esteira, deve ser ressaltado que de acordo com o enunciado, os ruídos decorreriam de defeito de fábrica do gerador.

Isso corrobora com o fato de que o shopping não possui qualquer gerenciamento sobre o produto, pois seu defeito não decorre de mau uso ou omissão nos cuidados e manutenção. Assim, o shopping jamais poderia ser responsável na seara ambiental pelos ruídos emitidos pelo gerador.

Isto posto, diante de tudo o que foi abordado acima, não há dúvidas de que o Auto de Infração lavrado é evidentemente nulo, devendo a sua nulidade ser reconhecida pelos Órgãos administrativos ou judiciais.

Referências bibliográficas

STJ. 1ª Seção. EREsp 1318051/RJ, Rel. Min. Mauro Campbell Marques, julgado em 08/05/2019 (Info 650)

Lei nº 6.938/81.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (212.4 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com